sábado, fevereiro 06, 2010

Águas do Imperador flagra gatos em Madame Machado

Uma operação conjunta entre Águas do Imperador e Polícia Civil flagrou, ontem de manhã, casos de furto de água em Madame Machado, em Itaipava. Os gatos foram encontrados em residências da comunidade, uma das recordistas em reclamações de falta de abastecimento e seca. Diferentes tipos de ligações clandestinas foram encontradas, inclusive, utilizando bicos de antigos hidrômetros de casas onde o fornecimento havia sido cortado por falta de pagamento.
De acordo com a concessionária, na operação constaram que os vilões da escassez da água no local eram os “gatos”, em conjunto com os constantes picos de energia, porque o lugar é abastecido por três poços e é necessário ligar a bomba para que ela chegue nas caixas. Ou seja, sem a luz, não existe possibilidade de encher as caixas. Pela manhã, apenas uma situação foi encontrada e examinada no início da tarde por um perito do Posto Regional de Polícia Técnica. Entretanto, a empresa não tinha a intenção de prender ninguém. Além do perito criminal, policiais da 106ªDP (Itaipava) também acompanharam a ação, que estava prevista para durar o dia inteiro.
Outro problema é o lugar de armazenamento. Numa das residências, por exemplo, a caixa é de apenas 250 litros. “O problema é que nessa residência moram nove pessoas. Já foram feitos estudos e está comprovado que uma única pessoa gasta essa quantidade de água por dia”, explica Deca D’Ângelo, da assessoria de comunicação da Águas do Imperador. “Basta essa pessoa seguir a sua rotina que a média de gasto é essa. No caso desta senhora, se ela não conseguir uma caixa maior ou procurar outra forma de armazenamento sempre terá este problema”, complementa.
Ontem, o objetivo da concessionária era o de melhorar o sistema, orientar a população e inibir a prática dos crimes, o que seria muito difícil, já que, apenas naquele bairro, a empresa conta 750 ligações oficiais de água, o que, considerando uma média de quatro pessoas para cada residência, dá um total de 3,2 mil pessoas.
Na Rua B, por exemplo, várias casas estariam sendo abastecidas por um “bico”, na rede que passa por baixo da terra. Apenas em frente a uma residência havia duas saídas de água, improvisadas pelos próprios moradores. Funcionários da concessionária revelaram, no entanto, que o trabalho no local teve início na quinta-feira, com uma vistoria.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: