sábado, janeiro 31, 2009

Usuários de Araras e Vale das Videiras reclamam de mau estado dos ônibus

Moradores de Araras e Vale das Videiras estão indignados com o mau estado dos ônibus que atendem a comunidade. Apenas na quinta-feira, três veículos pararam, um deles por falta de freios. O medo de possíveis acidentes, principalmente a partir de segunda-feira, com o retorno das aulas, é o que mais revolta a comunidade.
De acordo com a balconista Raquel dos Santos Ferreira Miguez, de 27 anos, motoristas e cobradores não falam sobre o problema, mas sempre que os ônibus estão em movimento o olhar de preocupação dos dois funcionários da viação é o que mais apavora os passageiros. Ela conta que, ontem de manhã, o motorista do coletivo que faz a linha Vale das Videiras teve que parar no ponto final da linha Araras para ligar para a empresa e pedir a substituição do veículo.
“Até aí tudo bem, mas quando ele se levantou do assento e já estava prestes a sair o ônibus começou a andar sozinho. Ficamos apavorados. Ele não disse uma palavra, mas percebemos que também estava com medo”, contou. Revoltada, assim que conseguiu chegar no trabalho, Raquel entrou em contato com a viação, sendo atendida por um fiscal. “Ele disse apenas que passaria a reclamação para os diretores da empresa e nem tentou falar alguma coisa para me tranquilizar”.
A balconista conta ainda que, na última quinta-feira, entre os três coletivos que quebraram estava o que faz a linha Vale das Videiras, saindo do terminal às 16h20. Segundo ela, este quebrou alguns quilômetros depois de entrar em Araras. Na sua opinião, entretanto, o absurdo maior foi o fato da empresa não ter enviado nenhum outro ônibus para concluir a viagem.
O Setranspetro assegura que a Viação Petrópolis presa pela segurança e pela vida de todos os seus usuários e esclarece que, por uma questão de responsabilidade e comprometimento, jamais colocaria um veículo com problemas graves de manutenção para transportar vidas. Portanto, ônibus com problemas nos freios não são liberados para realizar a operação. Diante da reclamação do motorista e dos usuários a Viação Petrópolis imediatamente substituiu o veículo e identificou um pequeno problema mecânico na embreagem do veículo. Por fim, a população da localidade pode ficar despreocupada porque o ônibus já foi substituído e levado para a manutenção. A Viação Petrópolis conta com uma equipe preparada na área de manutenção e conservação de seus veículos, que trabalha 24h por dia, em regime de plantão, para realizar todo tipo de manutenção, conservação e limpeza da frota.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

sexta-feira, janeiro 30, 2009

Trezentas famílias ocupam margens da BR-040


As primeiras ocupações irregulares ao longo da BR-040 começaram há aproximadamente 20 anos, e com o passar dos anos a população foi crescendo. Atualmente, cerca de 300 famílias moram nos trechos da rodovia que abrangem Petrópolis, de acordo com o levantamento realizado pela Concer, concessionária que administra a rodovia. O Ministério Público Federal ainda está investigando, realizando o acompanhamento do caso, mas nenhuma decisão ainda foi tomada. De acordo com o vereador Roberto Naval, que chegou a realizar vistorias nos Km 87 e 88, juntamente com a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, ainda não houve avanço sobre essa discussão no Legislativo.
As ocupações irregulares continuam, e até uma construção que estava inacabada no mês de setembro do ano passado já está finalizada, com chapisco, telhado e instalação de porta e janelas no Km 63, sentido Itaipava, na Estrada do Contorno, em Bonsucesso. Durante as eleições, houve até candidato às eleições 2008 que instalou placa de propaganda, sendo entendido como uma demonstração de apoio a esse tipo de ocupação pelo presidente do Instituto Civis, Mauro Corrêa. “É uma forma de estímulo”, disse, na época.
Nas eleições, os moradores da região foram procurados por candidatos que apoiaram a comunidade, mas esperam que, passado esse período, caso haja um início de desocupação, tenham esse apoio reafirmado. Por enquanto, não houve nenhuma tentativa de desocupação pela Concer, que é responsável pela rodovia. As construções vêm sendo terminadas e até mesmo alugadas, ainda que o problema de cheia do Rio Santo Antonio, como aconteceu no ano passado, mas sem registro em 2009, não tenha sido resolvido. “O rio passa por baixo da minha casa. Já encheu três vezes e perdi móveis. Dessa vez, chegou perto, mas não entrou”, disse o morador Jaime Barbosa. “Se pudesse mudar de local seria bom. O que não pode é retirar daqui sem ter para onde ir”, disse Afonso Gregório, que mora de aluguel na região.
Naval explicou que está previsto para a próxima semana tentar uma reunião com o secretário de Meio Ambiente, Luís Eduardo Peixoto, juntamente com os demais vereadores, para, entre outros assuntos, voltar à questão da ocupação irregular ao longo da BR-040. “A Comissão de Meio Ambiente desse ano não está formada. Gostaria de fazer parte. Por enquanto, não houve avanço sobre as ocupações, mas vamos retomar esse assunto”, explicou.
Até o fechamento dessa edição, a Concer não se manifestou sobre o caso e nem informou se foi realizado novo levantamento sobre ocupações irregulares ao longo da rodovia, nos trechos que compreendem o município.
Fonte:Tribuna de Petrópolis

quinta-feira, janeiro 29, 2009

Portão principal do Museu foi reaberto


Depois de seis anos fechado, dificultando uma das mais belas vistas de Petrópolis, o portão principal do Museu Imperial foi reaberto hoje (28). Uma solenidade marcou a reabertura do portão principal, simbolizando a entrega dos jardins e do Palácio de volta aos petropolitanos. De acordo com o diretor do Museu Imperial, Mauricio Vicente Ferreira Júnior, essa é uma ação que garante a aproximação do visitante com o Museu Imperial.



"O objetivo é facilitar o acesso dos petropolitanos ao belo jardim projetado pelo paisagista parisiense Jean-Baptiste Binot, em meados do século XIX. Nossa intenção é que o visitante perceba que esse é um espaço aberto, para ser usufruído. O Museu Imperial quer continuar sendo parte da história de vida dos petropolitanos", comentou Maurício Ferreira. Durante o evento, o diretor convidou o trineto do segundo imperador do Brasil, d. Pedro Carlos de Orleans e Bragança, a ministrar um curso de educação ambiental nos jardins do Museu Imperial.



Segundo o presidente da Fundação e Cultura e Turismo de Petrópolis, Charles Rossi, que esteve presente na solenidade, o Museu Imperial é referência para a cultura e o turismo de Petrópolis. "Petrópolis tem uma história fincada aqui. Uma identidade marcada pelo nosso maior ícone, o Museu. Por isso, já estamos fazendo diversas parcerias com o Museu a fim de utilizar o conhecimento da diretoria e toda a sua equipe para outros pontos turísticos importantes da cidade", garantiu.



De acordo com a coordenadora técnica do Departamento de Museus, Rose Miranda, a abertura do portão não é apenas um ato administrativo. "Essa medida traduz a sensibilidade da nova diretoria e de sua equipe em restituir aos moradores e visitantes a visão de um monumento emblemático e representativo de Petrópolis e do nosso país. Portas abertas significam novos caminhos, novas possibilidades. No caso do Museu Imperial acredito significar uma dimensão social que valorize a comunidade e a nação", afirmou.



Inspirada pelo gesto poético da abertura do portão, Rose recitou um texto do poeta e museólogo Mário Chagas. "Os museus são janelas, portas e portais. Elos poéticos entre a memória e o esquecimento. Entre o elo de dentro e o de fora. Entre o aberto e o fechado. Entre o olhar e o olhado. Elos políticos entre o sim e o não. Entre o talvez e o não sei. Poesias, utopias, sonhos, conflitos, pesadelos, gotas de sangue, suor e lágrima: tudo o que é humano tem espaço no museu", disse.



A solenidade marcou também a instalação da Estátua do Imperador, que retrata d. Pedro II em uniforme de gala. Com 2,85m, a escultura foi restaurada pela equipe do Museu, sob coordenação da técnica do Laboratório de Conservação e Restauração, Eliane Marchesini Zanatta, e assessoria técnica do engenheiro Luiz Roberto Martins de Miranda, que é professor da Coppe/ UFRJ e especialista em corrosão de objetos históricos.





A estátua, feita a partir do original de Francisco Manoel Chaves Pinheiro a pedido da prefeitura de Petrópolis, foi entregue ao Museu na abertura dos jardins ao público, em 16 de março de 1941.



Participaram da solenidade autoridades religiosas, militares, políticas, membros da equipe do Museu Imperial, representantes de instituições de ensino e de órgãos de turismo da cidade.







Passeio pela história



Museu Imperial devolve os jardins para o público com reabertura do portão principal







Passear pelos jardins do Museu Imperial é reviver a época do Império e conhecer um pouco mais sobre os gostos de d. Pedro II. Foi sob orientação pessoal do imperador que os jardins que circundam o Palácio foram construídos pelo paisagista parisiense Jean Baptiste Binot em 1854. Nesta quarta-feira - dia da semana em que os petropolitanos passaram a usufruir da entrada gratuita ao Museu -, o portão principal (fechado desde novembro de 2002) foi reaberto e a beleza dos jardins devolvida aos visitantes.



Com cerca de 100 espécies de árvores e flores, vindas de mais de 15 regiões do mundo (México, Japão, Argentina, Índia, Equador, China, Austrália, Madagascar, entre outras) e grama francesa, os jardins conservam até hoje as linhas paisagísticas, tanto em relação aos canteiros como a disposição das espécies vegetais.



O cinturão verde que envolve o Palácio possui desde árvores exóticas, como as bananeiras de Madagascar e árvores de incenso, a flores como camélias, jasmins, manacás e flores do imperador. Como complemento, pedestais de granito onde foram colocados bustos de figuras mitológicas, ganharam também três chafarizes e quatro fontes. Entre elas, a Fonte do Sapo, de onde os moradores retiravam água, na época do império, por acreditarem que era de melhor qualidade.
Fonte:Diário de Petrópolis

quarta-feira, janeiro 28, 2009

105ª DP investiga assaltos na rodovia Rio-Petrópolis

Inspetores da 105ªDP estão investigando os últimos assaltos ocorridos ao longo da Rodovia Rio x Petrópolis. Apesar de se tratar de um número baixo, a expectativa é de que os casos sejam solucionados com a prisão dos dois jovens envolvidos no tiroteio na rodovia no último domingo. Para isso, no entanto, os policiais dependem do comparecimento de outras vítimas na 105ªDP, para fazer o reconhecimento, e adiantaram que Alessom Ricardo Alfredo dos Santos, 20, e Breno Adolfo Domingues, de 19, até o último domingo não possuíam ficha criminal e, além dos dois proprietários das motos roubadas naquele mesmo dia, e do policial baleado na serra, outras possíveis vítimas, como o dono do carro Jetta, roubado em 20 de janeiro na capital, não foram à delegacia. Enquanto isso, o agente da PRF, ferido no braço com um tiro de pistola 9mm, permanece internado num hospital do Rio de Janeiro, em observação.
O tiroteio aconteceu por volta das 7h50 de domingo, quando os agentes da PRF haviam recebido informações de motoristas sobre assaltos em andamento. Os roubos teriam acontecido na altura do Km-87, onde duas motocicletas foram levadas pelos marginais, que haviam desembarcado de um carro modelo Jetta, para onde os proprietários das motos foram levados e mantidos reféns.
Breno foi o primeiro a ser preso, num sítio às margens da rodovia, enquanto Alesson foi localizado num ponto de ônibus, sujo de lama e ferido.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

terça-feira, janeiro 27, 2009

Fiscais do Detro apreendem cinco ônibus em Petrópolis


O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) realizou em todo o Estado do Rio a operação Legal Tem que Ser Legal para verificar a qualidade dos serviços prestados pelas empresas de ônibus intermunicipais. Em Petrópolis, os fiscais do Detro multaram e apreenderam cinco ônibus, sendo que um é da Viação Progresso, segundo informou a assessoria do órgão. Os veículos somente voltam a circular após o pagamento da multa e fiscalização para saber se os problemas foram sanados.
Um total de 116 ônibus infracionados e 75 apreendidos. Este é o resultado da operação Legal Tem que Ser Legal realizada ontem pelo Detro entre 6h e 18h em 19 terminais rodoviários do estado. As principais irregularidades encontradas foram má conservação dos veículos, falta do selo de vistoria e documentação irregular. As multas variam de R$ 428,76 a R$ 1.937,20. Além dos fiscais coibindo as irregularidades no transporte intermunicipal de passageiros por ônibus, policiais militares fiscalizaram o cumprimento da Lei Seca com etilômetros. Esta é a primeira operação realizada com os aparelhos doados pelo Detro na semana passada. Ninguém foi autuado por dirigir embriagado.
– Os números refletem o desrespeito de maus empresários aos passageiros de ônibus. Sabemos que na Capital esse problema é ainda maior. Recebemos inúmeras reclamações de linhas municipais e explicamos que o convênio que hoje temos com a Prefeitura não nos permite fiscalizar a frota regular do município, somente os piratas. Por isso, nos colocaremos à disposição do prefeito Eduardo Paes para fazer um aditivo no convênio que nos permita atuar também nos ônibus municipais – afirma Rogério Onofre, presidente do Detro.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

segunda-feira, janeiro 26, 2009

Faltam calçadas e a sinalização para motoristas é precária


Além de gerar perigo, a falta de calçadas em diversos bairros do município leva desconforto e insegurança para muitos petropolitanos. A situação é vivida em diferentes pontos da cidade, entre eles, quase toda a extensão da Rua Manoel Francisco de Paula, no Siméria, assim como em alguns trechos da Rua Hermogênio Silva e Estrada União e Indústria. Outro problema enfrentado por motoristas, principalmente turistas, é a sinalização precária e que, em muitos pontos da cidade, dependem daquela conhecida frase: “quem tem boca vai a Roma”
No percurso entre a Barão do Rio Branco e Corrêas, por exemplo, a primeira placa de sinalização, indicando os distritos, está logo no início da avenida, seguida por outra informando o limite máximo de velocidade, que é de 50km/h. No mesmo trajeto, avisos sobre pista escorregadia também são encontrados, entretanto, ao entrar no bairro Retiro, o motorista depende da boa vontade dos pedestres.
No local, além de placas indicando o trajeto para Corrêas e Itaipava, além do Orquidário Binot, nenhuma outra é encontrada. As comunidades do Alemão, Neylor, Vale dos Esquilos e Fernandes Vieira, por exemplo, são ignoradas. Mesmo seguindo em frente e entrando na Rua Hermogênio Silva, os motoristas continuam perdidos e a única opção é parar para pedir informação no comércio ou posto de gasolina. Muitas vezes já passaram de seu destino e são obrigados a retornar.
No mesmo local, a única novidade é a sinalização indicando o caminho para o Hospital Alcides Carneiro, enquanto que Corrêas e Itaipava continuam sendo os únicos a aparecerem. Dali em diante, as próximas orientações só serão encontradas em frente à Churrascaria Palhoça. Ali, os motoristas ainda contam com mais informações e, com facilidade, podem seguir para o Carangola, Cascatinha e Estrada da Saudade, entretanto, é neste mesmo ponto que as calçadas começam a ficar estreitas.
O pior trecho fica em frente à Escola Municipal Almirante Tamamdaré, que não conta com qualquer proteção. Até as imediações da Ponte Branca, são vários os trechos com este tipo de problema, onde os motoristas também são prejudicados pela falta de informação. As placas indicam apenas Cascatinha, Corrêas e Itaipava, enquanto o Samambaia e Estrada Mineira, por exemplo, dois pontos importantes daquela região, são esquecidos.
Poucos metros depois, Araras, bairro do terceiro distrito, também ganha espaço nas placas, as quais só serão encontradas, novamente, na entrada da Praça de Corrêas. Esta informa ainda a direção para o Parque da Serra dos Órgãos.
Já em sentido contrário, saindo da ponte da Praça de Corrêas, a primeira sinalização é encontrada apenas próxima a Ponte Branca. Ainda de forma ineficiente, a placa indica apenas o bairro Bingen e Centro Histórico. Até o Roseiral, por exemplo, não existe qualquer orientação aos motoristas informando a proximidade do bairro. Apenas na entrada da comunidade existe uma indicação, enquanto a próxima orientação aos motoristas, estas sobre a Rua Teresa, Centro e, mais uma o Orquidário Binot, são encontradas, pouco depois do Carangola.
Já ao longo da Avenida Barão do Rio Branco estão instaladas outras três, estas indicam Bingen, Quitandinha, Centro e acrescentam os pontos turísticos, como Catedral São Pedro de Alcântara, Museu Imperial e Palácio de Cristal.


Pedestres em risco

Se por um lado motoristas ficam confusos, por outro pedestres estão em risco em diferentes pontos da cidade. Como acontece em diferentes pontos da Estrada União e Indústria, vários bairros da cidade são prejudicados pela falta de calçadas, consideradas uma das garantias de segurança de transeuntes.
No bairro Siméria, por exemplo, desde o fim da Rua Presidente Sodré, até as imediações da rampa de voo-livre, localizada na Rua Manoel Francisco de Paula, os moradores não contam com o espaço e, muitas vezes, dividem espaço com carros e ônibus. Recentemente, um morador teve que se jogar de um pequeno barranco para não ser atingido por um ônibus. Devido ao forte nevoeiro, ele não havia sido visto pelo motorista.
Em alguns pontos da Estrada do Independência, no Independência, a situação é a mesma. Lá, moradores dizem que há anos aguardam soluções, mas garantem que ainda não perderam a esperança.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

domingo, janeiro 25, 2009

PMP prorroga prazo para dia 27, e não cobra juros de IPTU

A Prefeitura de Petrópolis decidiu prorrogar até o dia 27 de fevereiro, o prazo para os inadimplentes com a Dívida Ativa pagarem seus débitos com redução de 100% nos juros e 15% no valor principal da dívida, em caso de pagamento à vista.



O benefício é referente aos débitos com IPTU e ISS, entre 1988 e dezembro de 2007, com possibilidade de pagamento em até três vezes sem juros. " Com esta decisão, o município tem mecanismos financeiros para aumentar os investimentos, principalmente na área de Saúde. No caso do IPTU, o pagamento dos débitos evita a penhora dos imóveis", explicou o secretário de Fazenda, Hélio Volgari.



Os impostos podem ser pagos diretamente na Secretária de Fazenda, na Rua Dezesseis de Março. O horário de funcionamento é das 10h30 às 18h10.
Fonte:Diário de Petrópolis

sábado, janeiro 24, 2009

Histórias de Madame Machado

Bairro de Itaipava inspira nome de banda carioca. Associação de moradores reivindica melhorias


Bema Gonzalez e Antonio Alves de Lima Filho não se conhecem, mas têm parte da história de Madame Machado, bairro de Itaipava, em comum.
O primeiro é vocalista e guitarrista de uma banda carioca homônima; o segundo, presidente da associação de moradores do bairro. Enquanto a Madame Machado se apresenta neste sábado no palco do Oi Noites Cariocas, no Rio, seu Antonio do Fusquinha Amarelo, como é mais conhecido, luta para registrar a associação e firmar um convênio com a nova prefeitura de Petrópolis.
— A associação ficaria responsável pela manutenção do prédio da sede, pela limpeza das ruas do bairro e pela ponte entre a comunidade e a prefeitura. Em contrapartida, a prefeitura nos forneceria dois garis e uma atendente — explica seu Antonio.
— Estamos esperando as águas baixarem para agendarmos um encontro com o novo prefeito.
As reivindicações parecem poucas para o lugar que mais sofreu com as chuvas do último carnaval, deixando seis mortos no bairro e dezenas de desabrigados. Mas o que Bema tem a ver com isso? Alheio à situação atual da região, o músico explica por que deu o nome de Madame Machado à sua banda.
— Tinha uma casa em Itaipava quando era criança, e sempre via o ônibus da linha Madame Machado passar.
Este nome ficou na minha cabeça — lembra Bema, líder da banda de skacore surf’n roll, formada ainda por Marakinho (voz e guitarra), Butt (bateria) e Lage (baixo), que lançou, em 2008, seu primeiro CD “Sem pedir pra entrar”.
Coincidência ou não, foi a própria linha que deu nome ao bairro décadas antes, como conta seu Antonio, memóriaviva de 83 anos, 48 deles em Madame Machado.
— Com o progresso, o povo exigiu o ônibus. O então prefeito Jamil Sabrá batizou a linha em homenagem à Madame Machado, esposa do médico português José da Gama Machado, dono da Fazenda Nova Constância, de 70 alqueires, que posteriormente foi loteada, dando origem ao bairro — conta seu Antonio, que, até então, não sabia da existência da banda carioca.
Agora, Bema já sabe de onde veio aquele ônibus que via quando criança, e seu Antonio, que a banda carioca continua a levar o nome de Madame Machado por uma estrada de sucesso. Em 2008, o grupo tocou em São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Na terça, faz show no Humaitá Pra Peixe, no Rio. Só falta mesmo tocar em Itaipava.
Madame Machado está de portas abertas. Não precisa nem pedir para entrar.
Fonte: O Globo Serra

sexta-feira, janeiro 23, 2009

CORPO DE BOMBEIROS DE ITAIPAVA ESTÁ SEM AMBULÂNCIA

Após a queda de um veículo dentro do Rio São Francisco, na altura do km 32 da BR-495, por volta das 07h da manhã de segunda-feira (19/01), Hugo Montenegro ligou para o destacamento do Corpo de Bombeiros de Itaipava para comunicar o acidente ocorrido e teve uma surpresa. No lugar de uma ambulância, o atendimento da guarnição foi feito por uma kombi, que segundo ele, não tinha condições de carregar os equipamentos necessários e prestar o socorro devido a vítima.



O fato chamou a atenção do motorista, que enviou a denúncia para a redação do Diário de Petrópolis relatando o fato. Ele também questionou a aplicação dos recursos da taxa de incêndio que são pagas pela população. Ainda ressaltou que, mesmo sem recursos, o atendimento feito pelos homens do batalhão de Itaipava foi feito com sucesso.

A produção do Diário de Petrópolis entrou em contato com o 15o GBM de Petrópolis para averiguar a denúncia. De acordo com informações da corporação, a ambulância do município de Três Rios está em manutenção e a unidade que atendia em Itaipava foi transferida por tempo determinado para a cidade vizinha. As emergências relativas aos bairros que compõe os distritos de Petrópolis estão sendo atendidas pela ambulância da guarnição central do Corpo de Bombeiros, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, no 1.957.



O Corpo de Bombeiros de Petrópolis foi criado em 1910. Anteriormente os serviços de extinção de incêndios eram feitos por funcionários da Prefeitura, que ficaram alojados no prédio onde hoje funciona a unidade do Cefet e era a sede do antigo Fórum até 1960. Após essa data, a sede dos Bombeiros foi transferida para a Rua Washington Luiz, e a partir de agosto de 1994 passaram a ocupar o atual endereço.
Fonte: Diário de Petrópolis

quinta-feira, janeiro 22, 2009

Série de 14 acidentes na BR-040 deixa saldo de 21 feridos


A chuva que cai na cidade desde o último domingo já causou uma série de acidentes ao longo da Rodovia BR-040. Apenas ontem, o Centro de Operações da Concer contabilizou 14 acidentes que deixaram o saldo de 21 feridos. Todos sem gravidade. Entre as 9h30 e 11h, foram três colisões. A mais grave envolveu três carros e um caminhão, não houve feridos, entretanto, um dos veículos ficou completamente destruído. O trânsito ficou em meia pista em diferentes trechos.
A série de acidentes começou com a Fiat Fiorino, placa KNS 9977, cujo motorista, Cláudio Teixeira, de 32 anos, estava voltando do trabalho e seguia em direção ao Rio de Janeiro. Na altura da Feirinha de Itaipava, depois de derrapar na pista molhada, ele perdeu o controle do carro que rodou e acabou batendo no meio fio.
Minutos depois, já na altura do km-65, um Fiat Palio passou pela mesma situação. O motorista não foi identificado mas, segundo testemunhas, assim como outros passageiros do veículo, ele saiu ileso e o carro não chegou a ser danificado. Entretanto, nas proximidades da comunidade de Vila Rica, um Ford Fusion, preto, placa LUV-9817, não teve a mesma sorte.
O engavetamento, que aconteceu por volta das 11h30, teria sido provocado por um caminhão, placa KMT-9559, que seguia em direção a Petrópolis para fazer algumas entregas. Ele bateu na traseira do Ford Fusion que foi empurrado contra o Xsara Picasso, prata, placa HGB-5835 que, por sua vez, atingiu a traseira de um Vectra, placa GTR-0002.
De acordo com Rogério Silva, motorista do caminhão, ele também perdeu o controle do veículo depois de derrapar na pista molhada. A situação se agravou quando os freios do veículo não funcionaram e o caminhão acabou batendo no Ford Fusion. Este era dirigido por Nelson Sabino, que viajava com a mulher e quatro crianças. Eles estavam voltando para o Rio de Janeiro depois de passar o fim de semana prolongado em Pedro do Rio.

O Xsara Picasso foi atingido no engavetamento das 11h30 e, por sua vez, atingiu a traseira de um Vectra.

O motorista do caminhão explicou que derrapou na pista molhada.

No Xsara Picasso, além do motorista Sebastião Carlos Ferreira de Castro, de 67 anos, estavam outras quatro pessoas. Eles também não se feriram e haviam saído de Juiz de Fora, naquela manhã, para passar alguns dias em Cabo Frio. O mesmo destino tinha o Vectra, que, além de Carlos Quintino de Matos Veiga, 57, que estava ao volante, era ocupado por outras três pessoas. Eles haviam saído de São João de Nepomuceno.
Ao todo, segundo a assessoria de imprensa da Concer, concessionária que administra a rodovia, até às 16h de ontem, 14 acidentes foram registrados, onde 21 pessoas se feriram levemente, mas não chegaram a ser removidas para hospitais do município.
Entretanto, a empresa recomenda atenção nos trechos em obras e que os usuários dirijam com atenção redobrada no período de chuvas e mantenham distância segura do veículo à frente, para evitar acidentes. Ela sugere ainda que, antes de sair para viajar, o motorista busque saber das condições do tráfego ligando para o telefone 0800-2820040. O atendimento é feito 24 horas.

quarta-feira, janeiro 21, 2009

terça-feira, janeiro 20, 2009

segunda-feira, janeiro 19, 2009

Comandante da PM faz recomendações contra furtos

Casos como o da estudante de 24 anos que teve cerca de R$ 9 mil reais furtados por duas golpistas na porta da Caixa Econômica Federal, na Rua do Imperador, assustam os moradores de Petrópolis. A fim de evitar novas ocorrências como essa, o tenente-coronel Luiz Cláudio Calixto Barbosa, comandante do 26o Batalhão da Polícia Militar, recomendou algumas medidas de segurança. Ele revelou ainda que as mulheres são acusadas de outros furtos na cidade.

De acordo com o tenente-coronel, as pessoas precisam aprender a andar com pouco dinheiro na bolsa e dar preferência aos cartões de crédito, que acredita ser mais seguro. E alertou ainda para que ninguém saia contando dinheiro do banco e ande com a bolsa sempre colada ao corpo, para evitar a ação rápida de "trombadinhas".

"Hoje existe o sistema de informatização para que as pessoas andem com cartão e cada vez menos dinheiro. É preciso andar também com a bolsa sempre bem colada ao corpo, e não fazer como alguns comerciantes que costumam colocar o dinheiro todo numa mesma pasta. Sair do banco contanto dinheiro é uma coisa que as pessoas também não podem fazer", enumerou.

Calixto Barbosa alertou ainda para o crescimento do número de golpes na cidade. Conforme relatou, eles costumam ser aplicados preferencialmente em idosos e no período de pagamento. Em alguns casos o golpista oferece uma grande vantagem para a pessoa em troca de algo muito simples.

"No caso da estudante uma mulher deixou cair um objeto, ela foi ser cortês, se abaixou para ajudar e uma trombadinha levou a bolsa dela. Antes de tentar ajudar uma pessoa é preciso olhar quem está a sua volta para não ajudar a pessoa errada. São muitos golpes que estão sendo aplicados na rua. Tem que tomar cuidado com as pessoas oferecendo dinheiro ou vantagens. Elas costumam andar em dupla, como essas mulheres", explicou.

O furto à estudante aconteceu na manhã desta quinta-feira (15), depois que ela sacou o Fundo de Garantia (FGTS) no caixa do banco. Ela estava acompanhada do filho de um ano e não precisou agendar o atendimento. Segundo relatou, uma das mulheres esbarrou nela e deixou cair uma bolsa com documentos. Ao abaixar para ajudar a recolher os papéis uma outra mulher puxou a bolsa da jovem e correu em direção ao Terminal de Transbordo Imperatriz Leopoldina.

Conforme descreveu, a mulher que estava com a bolsa de documentos era loira e aparentava ter aproximadamente 50anos. Já a segunda era morena, com cabelos lisos e traços orientais. A fita de segurança do banco está sendo analisada e a polícia procura as suspeitas por toda a cidade.
Fonte: Diário de Petrópolis

domingo, janeiro 18, 2009

sábado, janeiro 17, 2009

Secretaria de Meio Ambiente paralisa ação de desmatamento no Vale das Videiras


Através de uma denuncia feita por telefone, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal, realizou uma operação, na manhã de ontem, para impedir o desmatamento em um terreno localizado às margens da Estrada Almirante Paulo Meira, próximo ao número 3.300. Segundo o GM Marcelo Martins Gomes, chefe da equipe do Grupamento, o infrator deixou o local ao perceber a chegada da fiscalização e abandonou uma moto-serra, um tifor e um galão de combustível.



O proprietário do terreno, ainda não identificado, será notificado e multado pelo corte feito sem autorização da SMADS. Segundo o GM Marcelo, oito árvores já haviam sido derrubadas e, além da ação ser ilegal, o equipamento utilizado também não era licenciado, conforme determina a lei. As árvores cortadas e as ferramentas foram apreendidas. Moradores do local não quiseram dar informações sobre a identidade do infrator, nem mesmo sobre os possíveis motivos para o desmatamento.



O Secretário de Meio Ambiente, Luís Eduardo Peixoto, ressaltou que a secretaria irá agir com rigor contra as derrubadas e agressões ambientais. "Além da fiscalização, faremos um trabalho de educação ambiental junto às comunidades localizadas em áreas mais problemáticas, com o objetivo de proteger nossas encostas", afirmou Peixoto. O secretário ainda frisou que o objetivo do governo não é impedir o progresso da cidade, mas controlar a ocupação desordenada. "Manteremos diálogo com a população. Essa é uma atitude importante para evitarmos catástrofes", concluiu ele.



Quem souber de algum caso de corte ilegal de árvores pode denunciar através dos telefones 2246-8962 e 2246-8963.
Fonte: Diário de Petrópolis

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Carreta de cerveja tomba na subida da BR

O tombamento de uma carreta carregada de cerveja deixou a pista sentido Petrópolis da BR-040 fechada por cerca de 20 minutos ontem à tarde.
O acidente aconteceu na altura do Km 105-JF, na região de Santa Cruz, na Baixada Fluminense. O fechamento da pista causou retenções no trânsito e um engarrafamento de cerca de três quilômetros. De acordo com informações da Concer, parte da carga foi saqueada e um tumulto se formou. A situação foi controlada com a chegada da Polícia Rodoviária Federal, que conseguiu evitar que toda carga fosse levada.
O acidente aconteceu por volta de 14h45m. Segundo informações da Concer, o motorista da carreta Volvo 400, placa DPF-6681, foi atendido no local e liberado. Por volta de 15h10m, o trânsito foi liberado em meia-pista e o trânsito passou a fluir de forma lenta. O transbordo do restante da carga foi feito à tarde e às 18h10m a carreta foi destombada. Até às 19h, o veículo permanecia no local e ainda não havia previsão para a liberação total da pista
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quinta-feira, janeiro 15, 2009

COMO RECORRER DAS MULTAS ILEGAIS DOS PARDAIS

O deputado estadual Átila Nunes, que desde a implantação dos pardais na gestão Bomtempo vem denunciando que o sistema implantado é ilegal, afirmou que toda multa deve respeitar o artigo 281 do Código Nacional de Transito (CNT) que estabelece que a notificação deve ser entregue dentro do prazo, no máximo 30 dias após a infração. "A entrega postal é monopólio do Correio, mas em Petrópolis, as notificações sempre foram entregues por motoboys de uma empresa privada, o que é totalmente irregular, tornando as multas nulas"



Para o deputado Átila Nunes, apesar da entrega da notificação ser feita de forma ilegal, ainda assim os recursos devem ser feitos por causa dos prazos legais, chamando atenção para as irregularidades, dentre elas a entrega via motoboys, e não pelos Correios . Segundo ele, o recurso de multa faz parte de um processo administrativo e não causa efeito legal quando uma das partes descumpre a lei (neste caso, a Prefeitura / CPTrans). "Qualquer cidadão que sentir-se lesado pode, além do recurso de forma administrativa, levar seu processo para esfera judicial, onde caberá a decisão de um juiz. O mais importante é checar o enquadramento legal, pois a notificação deve ser considerada irregular para facilitar o julgamento judicial" afirma.



"Os radares instalados em Petrópolis não respeitam a lei vigente. As resoluções 146 e 214 definem a necessidade da instalação de pardais, necessidade esta que não foi provada pela CPTrans da gestão Bomtempo" – diz Átila Nunes. E acrescenta: "pior ainda foi ter criado uma junta irregular chamada Junta de Análise de Defesa de Autuação (JADA), que indefere todos os processos na área administrativa. Ora, a JADA pertence à CPtrans. Como pode um órgão julgar uma notificação emitida pelo seu superior? A JADA em Petrópolis é um escândalo, pois não dá qualquer chance ao petropolitano, que se vê obrigado à recursos judiciais. A JADA é uma covardia" – acusa Átila Nunes.



O Código de Trânsito Brasileiro conferiu aos municípios a competência para atribuições executivas relativas ao trânsito, no âmbito de sua circunscrição, sendo esta delegada, no município de Petrópolis, à CPTrans, através da Lei no 5.398/98. Para o exercício de tais atribuições e a integração junto ao Sistema Nacional de Trânsito, a CPTrans deve, obrigatoriamente, dispor de mecanismos que assegurem aos motoristas autuados ou penalizados o direito de contestar as autuações ou penalidades impostas.



A defesa prévia deve ser apresentada à autoridade de trânsito no prazo de 15 (quinze) dias, contados da data do recebimento da notificação de autuação, podendo ser elaborada em formulário próprio, disponível na página da internet http//:cptrans.petropolis.rj.gov.br, petição na qual constem os dados mínimos para identificação do auto de infração a ser analisado, bem como os do recorrente ou ainda na própria notificação de autuação recebida. As defesas são analisadas pela Junta de Análise de Defesa de Autuação (JADA), composta por 03 (três) membros. Aplicada a penalidade, é cabível recurso à Junta Administrativa de Recursos de Infrações, Jari.





A Jari é um órgão colegiado, integrante do Sistema Nacional de Trânsito, responsável pela análise e julgamento dos recursos interpostos contra penalidades decorrentes de infrações de trânsito impostas pela CPTrans, dentro de sua área de atuação, sendo sua composição estabelecida de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Contran - Conselho Nacional de Trânsito, consoante Resoluções no 147, de 19/09/03, e 175, de 07/07/05.



OS PONTOS



O deputado Átila Nunes lembra que ninguém pode somar mais de 20 pontos ao longo do ano vigente para não ter sua carteira apreendida. Exemplo: se um motorista foi notificado com infrações que resultaram em 25 pontos, terá seu direito de dirigir suspenso por um ano. O DETRAN é o único órgão responsável pelo recolhimento da CNH e só vai efetivar a perda da carteira após decorridos todos os prazos para recursos, isto é, quando efetivamente a penalidade for validada. Para o especialista em recursos de multas, Marcelo Duarte (recursodemulta.duarte@gmail.com), isso quer dizer que este efeito só vai ser sentido pelo proprietário do veiculo aproximadamente três anos após a infração. O DETRAN notificará o responsável pela penalidade, notificando-o que este deve entregar ao órgão a sua CNH. Somente após a entrega serão contados os dias da penalidade. Enquanto isso, a CNH não terá validade" – avisa Marcelo Duarte



O técnico em recursos de multas, Marcelo Duarte tem alcançado algumas significativas vitórias junto com o deputado Átila Nunes, que também é advogado. Uma delas foi a defesa de um taxista de Petrópolis. Os motoristas de taxi e ônibus sempre utilizaram à faixa seletiva da Av. Brasil. Após a instalação de câmeras de monitoramento, o uso da seletiva passou a ser um privilégio dos veículos cadastrados e emplacados na cidade do Rio de Janeiro.



No questionamento ao Detran, venceu o Principio da Isonomia, isto é, os iguais devem ser tratados de forma igual. "Os motoristas que trafegavam na pista seletiva eram multadas no mesmo dia, com diferença de segundos, pela mesma infração, já que eram flagrados repetidas vezes pelas câmeras. Houve casos em que o mesmo motorista foi multado dez vezes no mesmo dia, praticamente na mesma hora. Por isso conseguimos a anulação de 47.000 multas no valor de R$ 6 milhões de reais" – lembra Marcelo Duarte. Outra conquista se deu com relação ao uso do radar móvel, ao ser provado que seu uso é proibido e inviável em vias urbanas, o que não é aceito pela legislação. "A CPTrans da gestão Bomtempo usou um subterfúgio classificando o radar móvel como "estático". Mudar o nome do equipamento não adianta: é fraude" – diz Átila Nunes..



Para o deputado, uma das maiores conquistas da luta contra as irregularidades da CPTrans, é a vitória de todos os recursos referentes às multas na Estrada União Indústria. "O Município não foi capaz de comprovar sua circunscrição sobre a via, já que de fato e de direito, ela pertence ao DER e somente a Policia Rodoviária Federal pode multar nessa via. Isso acabará por anular todas as multas emitidas por radares instalados pelo município, guardas municipais e agentes da CPTrans" – concorda Marcelo Duarte.
Fonte: Diário de Petrópolis

quarta-feira, janeiro 14, 2009

O caminhão da empresa que presta serviços para a Comdep levava lixo do Alto da Serra para Pedro do Rio.


O motorista Carlos Alberto de Azevedo, de 50 anos, morreu ontem após o caminhão que dirigia tombar na altura do Km 64 da BR-040, sentido Itaipava, em frente à concessionária da Chevrolet. O acidente aconteceu cerca de 2h30. O corpo foi jogado para fora da cabine do caminhão, que estava apenas com o vidro quebrado, mas inteira. Por conta disso, há suspeita de que ele teria dormido ao volante e não estaria utilizando cinto de segurança.
O Instituto Médico Legal esteve na rodovia para fazer a liberação do corpo. Ele foi retirado às 5h30 da pista, que estava com marcas de sangue e de freadas de pneu. O caminhão atravessou o guard-rail, capotou e foi parar na outra pista da rodovia. A caçamba do veículo se soltou e ficou no meio da pista. O veículo pertence à Limpatech, empresa que presta serviços para a Comdep, e era guiado da Rua Teresa com destino ao aterro em Pedro do Rio, onde depositaria o lixo recolhido.
O trânsito ficou em meia pista até o início da tarde de ontem, quando o caminhão foi retirado do local. De acordo com informações de encarregados da empresa, Carlos trabalhava na Limpatech há apenas quatro meses, mas era motorista experiente.
O corpo de Carlos foi sepultado ontem, às 16h30, no Cemitério Municipal do Centro. Ele era morador do bairro Quitandinha.
Fonte:Tribuna de Petrópolis

terça-feira, janeiro 13, 2009

AGÊNCIA DE VIAGEM DÁ CALOTE EM MAIS DE 60 CLIENTES

Mais de 22 clientes estiveram ontem na 105o DP para prestar queixa contra a agência de viagens Maktub Alla, por venda de passagens e pacotes de uma viagem para Disneylandia, nos Estados Unidos. A médica Glaucia Maria Ribeiro Zanetti Leal era uma das que comprou o pacote e demonstrava toda sua revolta e decepção ao preencher um boletim de ocorrência e contar sua desventura aos policiais de plantão. Os clientes enganados estão dispostos a lutar para punir a agência e conseguirem seu dinheiro de volta.



Somando o valor de todos os 60 clientes que participavam do pacote, o desfalque chega a quase R$ 400 mil. O início da viagem estava marcado para as 16h35, do dia 10, com a saída programada do Sesc Quitandinha. Um ônibus, que também foi pago, iria buscá-los e os levariam para o aeroporto Tom Jobim. De lá, fariam escala em Buenos Aires e partiriam para os Estados Unidos. A volta estava agendada para o dia 26.



Mas para a surpresa de todos, nenhum ônibus apareceu. Depois de muito tempo esperando com malas e bagagens, um dos clientes chegou com um e-mail enviado pela empresa que informava o cancelamento da viagem.



Glaucia pagou a vista pelo pacote de 15 dias de viagem pela Disneylandia cerca de R$ 16 mil. A viagem era o presente de 15 anos de sua filha. Ela e o marido programaram o passeio por cerca de dois anos. A médica estava inconformada com a situação.



"As pessoas esquecem que não se trata apenas do dinheiro, mas do sonho de uma vida. Estamos a dois anos sonhando com este momento. Ainda tentamos ir ao aeroporto tentar acesso a alguma informação, mas ninguém sabia de nada. Além da perda material, a tristeza e as lágrimas da milha filha ao ver suas amigas, que fizeram o passeio por outras agências, conseguindo embarcar foi como uma facada no coração. Nosso projeto de vida foi jogado no lixo por pessoas que agiram de maneira errada. Vou lutar até o fim para reaver o dinheiro e saber o que aconteceu", disse.



Até o momento nenhum responsável pela empresa se manifestou. A agência está fechada e correntes trancam o portão. Apenas um cartaz feito em papel ofício e escrito com caneta azul informa: "Aos clientes informamos que estamos fechados temporariamente. Favor entrar em contato com o e-mail atendimento@maktubealla.com.br". Comerciantes que trabalham próximo ao local informaram que até a última sexta-feira a empresa funcionava. No sábado, dia da viagem, amanheceu fechada.
Fonte: Diário de Petrópolis

segunda-feira, janeiro 12, 2009

Pais devem ficar atentos ao uso do flúor em crianças

Na preocupação de evitar cáries e desenvolver dentes fortes e saudáveis, muitos pais, sem orientação, acabam exagerando na aplicação do flúor em crianças. O problema é que com esse excesso, muitas acabam desenvolvendo a fluorose dentária. O problema causa manchas irreversíveis, brancas ou acastanhadas no esmalte dos dentes. De acordo com a cirurgiã dentista e clínica geral, Dra Keli Fernanda Macedo dos Santos, para evitar a fluorose o ideal é a prevenção. "Os pais devem ficar atentos quanto ao uso do flúor porque a fluorose se desenvolve na infância. Na escovação a criança acaba engolindo resíduos de pasta, porque as infantis têm o gosto bom. Daí essa substância atinge a corrente sanguínea e assim que os dentes de leite caem os permanentes já nascem manchados. O perigo da fluorose é que ela ocorre silenciosamente e as manchas são irreversíveis.", explicou.



O Flúor está presente no dia-a-dia das pessoas, por isso é preciso ficar atentos quanto à aplicação caseira. "Algumas cidades, como Petrópolis, já tem a água fluoretada combinada com o uso da pasta de dente, o flúor concentrado aplicado em escolas e algumas bebidas como os chás gelados contribuem para o surgimento da fluorose. Agora os bochechos, vendidos em farmácia, são estritamente proibidos para crianças.", alertou.



O flúor pode causar intoxicação quando engolido, além disso, a criança pode ter febre, vômitos e até desmaios. "O flúor não pode ser encarado como um vilão, mas um aliado, se usado com bom senso. Já que ele passa a participar na formação do dente tornando-o mais resistente à cárie e na estrutura. A prevenção da cárie não está só no uso do flúor mas na atenção à escovação, uso do fio dental, consumo restrito do açúcar e na alimentação saudável.", disse Keli Fernanda.



Prevenção e tratamento



A fluorose provoca uma pigmentação excessiva que nos casos mais leves, menos graves, aparecem como manchas ou linhas esbranquiçadas. Já nos casos mais graves manchas acastanhadas ou marrons. "Infelizmente não há tratamento para fluorose, o que pode ser feito é apenas o tratamento estético, que é sempre evasivo. O recurso estético usado para tratar as manchas causadas pela fluorose é a faceta estética, uma cobertura dos dentes envolvidos com material protético. Mas o ideal é sempre a prevenção.", explicou a cirurgiã dentista e clínica geral, Dra Keli Fernanda Macedo dos Santos.



Como prevenção a cirurgã revelou que já há no mercado pastas de dentes infantis sem a adição de flúor. "O uso do flúor deve ser assistido, através do acompanhamento do profissional. Já existem no mercado pasta de dente infantil sem flúor para evitar esse problema. Com a aplicação no consultório, água floreta e o que já existe na pasta de dente já o suficiente para prevenção de cáries. Mas depois dos seis anos a criança já pode usar o flúor tranqüilamente, porque os dentes já estão formados.", finaliza.
Fonte:Diário de Petrópolis

domingo, janeiro 11, 2009

sábado, janeiro 10, 2009

O PERIGO INVÍSIVEL DOS AGROTÓXICOS

Ministério da Agricultura revela que 61 hortaliças, legumes e frutas produzidas no país contém agrotóxicos irregulares



Leandro Rabelais



Muitas vezes a dieta alimentar se concentra em uma alimentação rica em verduras, legumes e frutas. Mas por debaixo da "condição saudável" destes alimentos, um perigo pode estar escondido. O uso indiscriminado de agrotóxicos irregulares foi detectado pelo Ministério da Agricultura em pelo menos 61 tipos de alimentos.



O levantamento foi feito em conjunto com o Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ibama. A ação faz parte de uma instrução normativa que pretende regulamentar o mercado destes produtos direcionados as culturas conhecidas como "minor crops". Esses alimentos tem pouca ou nenhuma proteção fitossanitária contra pragas registradas junto aos órgãos de controle.



Os produtos em questão são o abacaxi, o maracujá, a melancia, a batata doce, o agrião, o almeirão, a couve-flor, a rúcula e a mandioca, juntamente com o alface, tomate e a berinjela, consumidos diariamente por milhares de pessoas.



Os agrotóxicos foram projetados na Primeira Guerra Mundial e utilizados de forma mais contundente na Segunda Guerra Mundial como arma química. Com o fim da guerra, o produto desenvolvido passou a ser utilizado como "defensivo agrícola".

Os agrotóxicos chegaram ao Brasil em meados da década de 60. Foi introduzido através da imposição das indústrias de venenos e do governo brasileiro. O financiamento bancário para a compra das sementes só era feito mediante a compra do adubo e do agrotóxico por parte do agricultor.

A política impositiva do governo levou a uma grande contaminação ambiental, sem que o problema da fome fosse contido. Hoje, no mundo, 1/5 das crianças não ingerem a quantidade suficiente de calorias e proteínas que precisam. Cerca de 2 bilhões de pessoas no planeta sofrem de anemia. A cada ano, 30 milhões de pesssoas morrem de fome e 800 milhões sofrem de subalimentação crônica.



INTOXICAÇÃO POR AGROTÓXICOS



O Brasil está posicionado entre um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, tanto aqueles de uso agrícola como os domésticos. A falta de fiscalização no uso destas substancias químicas tóxicas e o desconhecimento da população em geral sobre os riscos e perigos à saúde, demonstram altas taxas de intoxicações no país. De acordo com a Organização Nacional de Saúde, para cada caso notificado de intoxicação, 50 deixariam de ser informados.

O perigo começa no campo, com os agricultores que pulverizam os agrotóxicos nas lavouras. A falta de uso de ferramentas e de proteção devida por parte dos produtores pode ocasionar invalidez e até morte. Logo após o perigo chega à mesa do consumidor dos grandes e médios centros urbanos. Os vegetais e frutas disponíveis no mercado, de aspecto agradável podem esconder resíduos de agrotóxicos utilizados na lavoura.
Fonte:Diário de Petrópolis

sexta-feira, janeiro 09, 2009

quinta-feira, janeiro 08, 2009

quarta-feira, janeiro 07, 2009

O remédio é a cidadania

Entendo que tomates custem mais caro num supermercado do que no outro. Há tomates mais suculentos e mais saborosos que outros. Mas remédios iguais não deveriam custar rigorosamente o mesmo? Na semana passada, fiz uma lista de 30 medicamentos para enfermidades diversas e fui a três farmácias localizadas no mesmo quarteirão para pesquisar os preços. Os totais foram R$ 1.381, R$ 1.550 e R$ 1.724. Um escândalo essa diferença.
São os mesmos remédios, com a mesma dosagem, o mesmo número de comprimidos ou cápsulas e do mesmo laboratório. Algumas das maiores disparidades constatadas: Lipitor de 40 mg, para baixar o colesterol, custava R$ 148 numa farmácia, R$ 166 na outra e R$ 205 na terceira. Ebix, para tratamento de Alzheimer: R$ 138 numa, R$ 148 na outra e R$ 198 na terceira. Viagra de 50 mg, com 4 comprimidos: R$ 85, R$ 91 e R$ 122. Arava, para artrite: R$ 248, R$ 298 e R$ 331. Norvasc, contra hipertensão: R$ 97, R$ 101 e R$ 139. Amoxil 500 mg, antibiótico de amplo espectro: R$ 33, R$ 47 e R$ 58. As farmácias pesquisadas, num trecho de menos de 100 metros, foram a Descontão, a Drogaria Pacheco e a Droga Raia.
O curioso é que a farmácia mais cara acabou sendo a Descontão, com fachada bem popular e caixas registradoras visíveis da rua. A Pacheco ficou no meio-termo. E a Raia, com portas de vidro de correr, ar-condicionado e jeito de perfumaria, no ponto mais nobre da rua, foi a mais barata. Claro que essa não é uma pesquisa científica, válida para todas as prateleiras. A lista dos 30 remédios selecionados, com seus respectivos preços, está na tabela ao final do texto.
É natural que uma família compare preços em supermercados. Mas é inexplicável que se submeta um doente a uma pesquisa de campo. Em tempos de crise, quando os preços aumentam indiscriminadamente e o consumidor se sente perdido, é imperioso pesquisar. Mesmo assim, com remédios, deveria ser diferente. Cobrar mais ou menos por produtos de beleza e higiene é aceitável, mas um comprimido é um comprimido. Cumpre a função de aliviar a dor, restabelecer a saúde, curar.
Quantos consumidores são lesados por ingenuidade ou inércia?
Cidadãos devem lutar por seus direitos
Em outros países, a venda de medicamentos é mais controlada. Nos Estados Unidos, não se compra sem receita um anti-inflamatório comum ou um gel para dor na coluna. E o consumidor só leva o total estipulado pelo médico. Reduz-se o risco de medicamentos fora de validade rolando nos armários de casa. Acaba o desperdício. Na França, todo assalariado tem cartão de saúde e direito a reembolso parcial ou total do remédio – e o preço é sempre o mesmo. No Brasil, é uma bagunça. Existe uma tabela com valor máximo, mas cada empresário negocia com o fornecedor, e os preços variam absurdamente. Uma excelente iniciativa é a Farmácia Popular. Com uma receita de hospital público, doentes pobres compram remédios por centavos. Mas faltam medicamentos importantes.
Quando penso em quantos consumidores são regularmente lesados por ingenuidade ou inércia, chego a uma conclusão típica de fim de ano: precisamos nos mobilizar. Cidadãos conscientes lutam por seus direitos. E conseguem coisas incríveis.
Uma mensagem que chega com a eleição de Barack Obama nos Estados Unidos é que a mudança não se faz somente com chefes de Estado, de cima para baixo. A socióloga Julita Lemgruber, professora-visitante da Harvard Law School, afirma que Obama foi eleito apoiado em um gigantesco movimento de “democracia participativa”, com uso maciço da internet. Em dezembro, houve centenas de encontros com milhares de pessoas nos Estados Unidos. Julita esteve em dois deles. “O entusiasmo e a crença de que ‘juntos podemos mudar’ dominaram as reuniões. Debateu-se de tudo. Os problemas mais imediatos dos bairros e as possíveis soluções. Como cobrar do futuro presidente a implementação de suas promessas, principalmente na assistência à saúde, à educação e ao desenvolvimento de energias alternativas”, escreveu Julita no jornal O Globo. Ela percebeu a vontade de construir uma nova participação cidadã.
Parece utopia. Mas o Ano-Novo está aí. Nós, brasileiros, precisamos lutar por nós mesmos.
Fonte: Época ( Ruth de Aquino)

terça-feira, janeiro 06, 2009

Acúmulo de contas assusta petropolitanos

Depois das comemorações nas festas de fim de ano os petropolitanos começam a voltar à corria normal do dia-a-dia. E entre os inúmeros compromissos que surgem nesse início de ano estão os tradicionais pagamentos de impostos e contas. Além das parcelas das compras de Natal, as pessoas também se preocupam com o vencimento do IPVA do veículo, do IPTU, o pagamento da matrícula, da mensalidade, e a compra do material escolar dos filhos. De acordo com o técnico de contabilidade, Marcos Paulo Galvão da Silva, a inadimplência chega a 30% nesse período.



Contudo, não é por falta de aviso que as pessoas se enrolam com os pagamentos. O problema se repete todo o ano, e desde o fim de 2008 os analistas econômicos alertavam para o acúmulo de vencimentos em janeiro e fevereiro. Eles ainda recomendaram que parte do 13° salário fosse reservado para essas dívidas, mas muitas pessoas se empolgaram com as compras de Natal.



"Com no que passa por mim no meu ramo de negócios, a média de inadimplência por ano está em torno de 30%. Acredito que essa seja uma média nacional e se repita em 2009, principalmente em relação aos impostos. Ao escolher pagar um ou outro as pessoas devem da preferência ao IPVA, mesmo que o IPTU tenha parcelas menores, porque ele sofre fiscalização da Polícia Militar e o veículo pode ser apreendido se não estiver em dia", alertou.



Já para as dívidas que não podem ser adiadas, como mensalidade e matrícula escolar, além da compra do material didático, não existe muita solução. De acordo com Marcos Paulo, é preciso pesquisar os menores preços e estudar a possibilidade de pagar a vista, caso haja algum desconto. Se não existir esse benefício, o parcelamento sem juros é a melhor opção.



"Essas são despesas inevitáveis e as pessoas só precisam ficar atentas para não cair no ciclo da inadimplência, quando financiam as compras no cartão ou no cheque e depois não cobrem o gasto. Por isso as viagens de férias devem ser bem planejadas, para que ninguém fique no sufoco depois na hora de pagar as contas", lembrou.



Para o próximo ano o técnico contábil recomendou que seja feita uma reserva mensal de dinheiro durante todo o ano. Dessa forma, as pessoas não devem sentir grande diferença no orçamento familiar, e o valor economizado deverá ser destinado exclusivamente para o pagamento dessas dívidas a vista, aproveitando os descontos. Só no IPTU a Prefeitura de Petrópolis concede desconto de 15% na quitação em parcela única.
Fonte: Diário de Petrópolis

segunda-feira, janeiro 05, 2009

domingo, janeiro 04, 2009

sábado, janeiro 03, 2009

Um teste para o Rio Santo Antônio

Verão será a prova de fogo para as obras realizadas pela Serla depois da maior cheia dos últimos 50 anos
Este verão será uma prova de fogo para as primeiras intervenções realizadas pela Serla depois da maior cheia do Rio Santo Antônio nos últimos 50 anos que, em fevereiro do ano passado, deixou um rastro de destruição em Itaipava. A estação das chuvas será de muita apreensão para os moradores do distrito. Após a enchente, a Serla realizou intervenções emergenciais, entre elas, correções no traçado do leito do rio na foz, construção de muro de gabião e desassoreamento num trecho de 3,5 quilômetros. Foram investidos cerca de R$ 2 milhões — recursos provenientes do governo federal e do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).

Ainda assim, a dona de casa Marilena da Silva diz que vai ficar de olho no céu. — O que me preocupa é o aumento das construções irregulares às margens do rio. Falta fiscalização — diz. Presidente da Associação de Moradores e Amigos de Santa Mônica, a NovAmosanta, Marcelle Mazzoli diz que o mais importante é oferecer segurança para quem vive às margens do Santo Antônio.
— Achamos que a orla do Rio Piabanha, o mais importante da região, também deve ser contemplado. Ele é cartão de visitas de quem chega ao distrito e está abandonado — afirma.

Em dezembro, a Theopratique, empresa contratada pela Serla, apresentou aos moradores o projeto básico do Parque Fluvial do Piabanha e do Santo Antônio. A idéia é valorizar o rio como parte da paisagem, com reflorestamento das margens e instalação de equipamentos urbanos, criando áreas de lazer para a comunidade.

— Durante as obras emergenciais, percebemos a existência de áreas de várzeas ainda não ocupadas, para as quais precisávamos garantir um uso adequado, que pudesse amortecer as cheias, em caso de necessidade — explica o presidente da Serla, Luiz Firmino Martins Pereira.
Fonte: O Globo Serra

sexta-feira, janeiro 02, 2009

quinta-feira, janeiro 01, 2009