domingo, dezembro 06, 2009

Mais de 100 ocorrências registradas pela Defesa Civil

s fortes chuvas que castigam a cidade desde sexta-feira causaram estragos em vários bairos. De acordo com a Defesa Civil foram registrados mais de 100 chamados no período entre 7h da manhã de sexta-feira (4) e 8h da manhã de sábado (5). O caso mais grave ocorreu no bairro Taquara (Rua Antônio da Silva Ligeiro), onde um deslizamento atingiu uma residência, soterrando três pessoas: Adenilson Gomes Cardoso, 30 anos, portador de necessidades especiais; Wiliam Gomes, 5 anos; e Diego Gomes, 8; As duas crianças são filhos de Janelma Gomes, também moradora da residência, que não ficou soterrada.

A Defesa Civil, junto com o Corpo de Bombeiros da cidade, conseguiu retirar as vítimas de debaixo da terra ainda na madrugada de sábado. Todos foram levados para o Hospital Santa Teresa. Há ainda a suspeita de que uma quinta pessoa ainda esteja soterrada e integrantes da Defesa Civil e dos Bombeiros continuam no local realizando as buscas. Adenilson, irmão de Janelma, está em estado grave e já foi operado no Hospital Santa Teresa; as crianças sofreram algumas escoriações, mas estão fora de perigo.

Na sexta-feira (4), o índice pluviométrico registrado em Petrópolis foi de 121mm, considerado alto pela Defesa Civil. No sábado, o índice pluviométrico registrado até as 10h da manhã estava em 7mm. A previsão é de que ocorram pancadas de chuva durante todo o dia.

Equipes da Comdep atuaram em várias ruas e bairros da cidade até as cinco horas da manhã de sábado (5) no trabalho de limpeza das ruas e remoção de barreiras. Todo o Centro Histórico e principais vias da cidade já estão limpas e desobstruídas. Como a Defesa Civil registrou mais de 40 pequenas quedas de barreiras em ruas e bairros de toda a cidade, o trabalho de equipes de plantão da companhia continuam por todo o município.

Equipes da Secretaria da CPTrans também estão em várias ruas orientando o trânsito e fiscalizando o transporte coletivo que, em algumas ruas, teve que sofrer alterações por problemas de quedas de barreira.

Em alguns trechos da BR-040 ocorreram pequenos deslizamentos. A Concer, concessionária que administra a rodovia, pede aos motoristas cautela e atenção pois pista está escorregadia. Em alguns pontos o tráfego está em meia pista.

Falta de energia e ruas interditadas

Devido as fortes chuvas que castigam a cidade desde sexta-feira muitos bairros estão sem luz. A falta de energia atingiu o Carangola, parte do distrito de Pedro do Rio e ruas do bairro Quitandinha, deixando milhares de pessoas sem luz desde do início da tarde de sexta-feira. De acordo com os moradores, sempre que ocorrem fortes chuvas a situação é a mesma.
"Tentamos contactar a Ampla desde sexta-feira e até agora nada", informou Sérgio Chaiaini, morador do bairro Carangola. Segundo os populares a ligação não está sendo completada desde o início da chuva. "Colocam a gente pra escutar música. Fiquei mais de 15 minutos no telefone e não consegui falar com ninguém", protestou Maria Regina do Nascimento, moradora do bairro Paiolinho, em Pedro do Rio.

Várias ruas da cidade estão parcialmente interditadas devido as fortes chuvas. As viações de ônibus que operam nos distritos voltaram ao normal após ás 22 horas de sexta-feira. Os coletivos da Autobus, Petrópolis, Cascatinha e Cidade das Hortências estão funcionando normalmente.
Já a Viação Esperança, linhas 122 e 137, tiveram o itinerário alterado devido a deslizamentos de terra no bairro Fazenda Inglesa. O tráfego neste local foi transferido para a BR-040, próximo ao Posto Brazão. No bairro Dias de Oliveira onde também houve quedas de barreira, o coletivo comum foi substituído por um micro ônibus.
Os ônibus que circulam no bairro Ceará, Taquara, Independência e Bairro Mauá não estão circulando normalmente. As vias estão interditadas devido a quedas de barreira e de acordo com a Defesa Civil ainda há riscos de mais deslizamentos nestes locais. Os coletivos não estão indo até o ponto final das linhas. De acordo com a assessoria de comunicação da Setranspetro, os ônibus só voltarão a circular normalmente após liberação da Defesa Civil.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: