terça-feira, dezembro 08, 2009

Defesa Civil em estado de atenção devido às chuvas

A Defesa Civil do município permanece em estado de atenção. Apesar da chuva ter dado uma trégua durante o fim de semana, para hoje a previsão é de céu com muitas nuvens com curtos períodos de sol e pancadas de chuva com trovoadas a qualquer hora do dia. No Independência, onde ficou concentrado o maior número de ocorrências, principalmente de deslizamentos de terra, a situação ainda é crítica.
Em todo o município, no período entre 8h de sexta-feira e 12h de ontem, a Defesa Civil registrou 264 chamados e, destes, 203 eram referentes a deslizamentos de terra. Ontem pela manhã, o secretário de Meio Ambiente e presidente do Comitê de Ações Emergenciais, Luiz Eduardo Peixoto, percorreu todo o bairro. Segundo ele, a comunidade contabilizou um total de 29 ocorrências. Entre elas, se destacam três deslizamentos de terra na Rua São Jerônimo, o mesmo número na Rua “O” e outras duas na Rua H. Já na Rua Cacilda Becker foram cinco.
Para Gerson Sales, secretário de obras da Associação de Moradores do Independência, um dos pontos mais preocupantes fica na Rua “O”, onde uma casa está dependurada e a rua escavada por baixo. No local, o trânsito de ônibus e outros veículos pesados está interrompido. Segundo ele, superficialmente, a rua está apenas como algumas rachaduras, mas apenas olhando por baixo é que se pode ter noção dos riscos. “Naquele trecho, providências tem que ser tomadas com urgência, pois se a rua desabar irá atingir outras 10 casas”, conta.
Já no número 1.106 da Rua São Jerônimo, a porta de aço de uma serralheria foi destruída por uma barreira, a qual ainda invadiu o estabelecimento. Por sorte, não havia ninguém no local. De acordo com José Eledir, de 54 anos, normalmente, chovendo ou não, ele fica na serralheria até às 22h. “Mas naquele dia havia saído para fazer um serviço fora. Quado cheguei já estava chovendo e por isso estava em casa, que fica no mesmo prédio”, ressalta, lembrando: “Só ouvi o barulho e quando corri para ver o que havia acontecido fiquei apavorado. A lama fechou a rua e não dava para passar nem mesmo a pé. A rua ficou com dois metros de altura de lama”.
Um aposentado de 67 anos assistiu o momento em que a barreira deslizou e acrescenta: “A terra começou a deslizar aos pouquinhos. Primeiro desceu uma pequena quantidade, mas de repente veio tudo a baixo. Se fosse um pouco mais cedo poderia ter provocado uma tragédia, já que o trecho é usado por muitos estudantes”, completou o idoso.


Entulho nas encostas e falta de calhas
Em conjunto com o Comitê de Ações Emergenciais, a Comdep vem trabalhando para limpeza dos locais atingidos e a CPTrans está cuidando da sinalização dos locais e adequando os itinerários de ônibus. Conforme a coordenadoria de comunicação social da PMP, durante os trabalhos nas regiões atingidas o Comitê de Ações Emergenciais mais uma vez verificou entulho jogado em encostas e também falta de calhas que provocam erosão no solo devido ao escoamento de água da chuva direto nos barrancos e encostas, provocando os deslizamentos de terra e entupimento de bueiros.
Através da nota, a coordenadoria explicou ainda que “desde o início do ano, a Prefeitura de Petrópolis vem realizando medidas de prevenção, como demolição de casas em área de risco e limpeza dos rios, instalou o Disque Entulho para evitar que a população jogo lixo verde e entulho nas encostas, programas de educação ambiental e de reciclagem nas escolas do município”.
O presidente do comitê explicou ainda que será enviado um relatório com toda a situação do município para o Governo do Estado solicitando verba emergencial, para que a recuperação dos locais atingidos comece a ser feita o quanto antes. Desde o fim da tarde de sexta-feira, Peixoto está coordenando as ações do CAE na cidade, informando e discutindo as ações a serem executadas diretamente com o prefeito Paulo Mustrangi, que determinou que todas as equipes das secretarias integrantes do comitê continuem em estado de alerta e de plantão até o fim das chuvas.
Ontem, a Concer também informou que as equipes continuavam trabalhando no Km-81 da pista de descida da Rodovia Washington Luiz - BR 040, para a retirada de barreira que interditou uma das faixas na última sexta-feira. “Os demais pontos atingidos por queda de árvores ou barreiras, como consequência do temporal do último dia 4 de dezembro, já foram limpos ou liberados. Ainda na pista de subida, equipes da concessionária trabalham na recuperação do pavimento do trecho do Km-87, deixando o trânsito em meia pista”.
Fonte: Tribuna de Petropólis

Nenhum comentário: