quarta-feira, dezembro 09, 2009

Câmara aprova aumento de 5% no Imposto Predial e Territorial Urbano

Com os vereadores Marcelo Motorista (PDT) e Luiz Eduardo (Dudu-PSDC) votando contra, a Câmara Municipal aprovou o aumento de 5% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Antes da votação, os vereadores se reuniram com o secretário de Fazenda, Hélio Volgari, que explicou o porquê do aumento, frisando que o percentual foi a média tirada do índice inflacionário, que, segundo ele, está entre 4% a 6%.
Tanto Marcelo Motorista quanto Dudu afirmaram que não votaram no aumento do IPTU por acreditar que vai pesar no bolso do trabalhador em 2010. “Poderia até votar a favor se o índice fosse menor, mas não posso aceitar um reajuste de cinco por cento, sabendo que qualquer aumento de imposto é um peso no orçamento da população assalariada”, explicou o vereador do PDT, frisando que a Prefeitura deveria buscar outra forma de reajustar o imposto, mas que levasse em consideração a situação sócio-econômica dos petropolitanos.
Alguns vereadores que votaram a favor do aumento do IPTU criticaram Marcelo Motorista e Dudu, afirmando que eles estão apenas atuando, pois não aprovar o reajuste do imposto predial pode comprometer o orçamento do município em 2010. O vereador Osvaldo do Vale (Vadinho-PSB) criticou seus colegas, afirmando que estão jogando para “platéia”, assim como fez o vereador Jorginho do Banerj (PSB).
Vadinho, no entanto, ao justificar seu voto favorável, espera que em 2010 o governo Paulo Mustrangi dê o reajuste salarial dos servidores municipais. “Voto a favor do aumento, esperando que este dinheiro seja usado para aumentar também o salário dos servidores, que neste ano nada tiveram”.
O líder do Governo, vereador Wagner Silva (PPS), lembrou que a correção do percentual anual do IPTU é uma prática comum em todas as prefeituras e lembrou que durante o governo passado houve diversos reajustes. Mesmo com estas explicações, os dois vereadores (Marcelo e Dudu) mantiveram o voto contra o aumento. O secretário de Fazenda, Hélio Volgari, disse que o reajuste do IPTU é importante para o Município e explicou que neste ano o desconto para pagamento da cota única do IPTU será de 10% em janeiro, 7% em fevereiro e 5% em março. Ele disse que está em estudo uma mudança no parcelamento das dívidas, que deve passar de 240 meses para 60 meses.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: