quinta-feira, novembro 19, 2009

Vinte horas sem luz em Bonsucesso

As falhas no fornecimento de energia elétrica na região de Itaipava, comuns durante o período de verão naquele distrito, neste ano começaram mais cedo. Na terça-feira, moradores do loteamento Vale de Bonsucesso ficaram às escuras por cerca de 20 horas, por causa de uma árvore que caiu sobre a rede. Segundo moradores, a interrupção do fornecimento de energia aconteceu por volta de 2h da madrugada e, apesar das inúmeras reclamações junto à concessionária Ampla, somente às 22h30 a energia foi restabelecida. A demora do serviço tão essencial revoltou os moradores. Para o presidente da associação de moradores do local (Amavale), Carlos Eduardo da Cunha Pereira, a demora do restabelecimento da rede é um desrespeito da concessionária com os usuários.
“O loteamento Vale de Bonsucesso é antigo, tem mais de 100 propriedades, e ano após ano sofremos com esse problema. O atendimento da Ampla tem sido o pior possível. Os moradores ficaram mais de 20h sem luz, apesar de todas as reclamações. Na terça-feira de manhã, tinha um caminhãozinho da Ampla aqui. Eu falei com o funcionário e ele me disse que estava indo à Secretário e que teríamos que esperar. As pessoas perderam todos os alimentos que ficaram sem refrigeração, pois foram mais de 20 horas às escuras. Pagamos uma tarifa altíssima pela energia e quando precisamos de assistência eles demoram esse tempo todo. É uma falta de respeito”, reclama.
A assessoria de Imprensa da Ampla disse ontem que o problema aconteceu devido a uma árvore que caiu sobre a rede. Ainda segundo a assessoria, uma equipe foi enviada imediatamente ao local, mas como a árvore precisava ser cortada e retirada, outras equipes precisaram ser mobilizadas para auxiliar no restabelecimento da rede.
O presidente da Amavale lembra que o problema de queda de energia por causa de galhos e até mesmo árvores que atingem a fiação é comum naquela região, situação que poderia ser evitada se a poda de árvores fosse realizada com a frequência necessária. “Nós sempre pedimos que a poda seja feita, pois essa região aqui é muito arborizada. Com a chuva e o vento, os galhos sempre atingem a fiação. No período de verão, toda vez que acontece uma interrupção os moradores ficam apreensivos. E esse problema não acontece somente aqui em Bonsucesso, não. Tenho uma casa no Vale das Araucárias e no princípio da semana passada uma árvore atingiu a fiação. Ela não chegou a ser danificada, mas os moradores acionaram a Ampla para pedir que retirassem antes que os fios arrebentassem. Apesar disso ter acontecido no início da semana, até domingo ela continuava lá sobre os fios. Pagamos uma tarifa muito alta, por um serviço que não tem qualidade”, afirma Carlos Pereira.
Segundo ele, a Associação de Moradores do Vale de Bonsucesso denunciou a demora de mais de 20 horas no restabelecimento de energia à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Entramos com a reclamação em nome da associação de moradores e orientamos todos eles que façam suas reclamações à agência. Além disso, comunicamos o que aconteceu aos vereadores e ao secretário municipal de Meio Ambiente”, disse, frisando que os moradores daquela região se sentem desprotegidos. “A Ampla deveria ter feito a poda das árvores, mas não fez, então, o mínimo que eles poderiam fazer é ter mais equipes de manutenção para que o atendimento seja ágil e não demore tanto tempo para a energia ser restabelecida”, finaliza.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

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