sexta-feira, novembro 20, 2009

Uso de cinto é fiscalizado

O presidente do Detran, Fernando Avelino, acaba de orientar os agentes do departamento para que examinem se os passageiros do banco de trás dos veículos parados nas blitze estão usando o cinto de segurança e multem o condutor se a irregularidade for constatada. A medida se baseia em dados de pesquisas realizadas no Brasil e no Japão, que indicam que 80% das mortes dos passageiros do banco da frente poderiam ser evitadas se os ocupantes do banco de trás estivessem usando o cinto. A situação ganha tons de dramaticidade porque, no Brasil, apenas entre 3% e 7% dos passageiros do banco de trás usam o equipamento, contra os mais de 85% que ignoram o uso do dispositivo de segurança.
O rigor da fiscalização já foi posto em prática desde ontem, durante a megaoperação contra os inadimplentes do IPVA e falta de licenciamento anual que o Detran realiza desde segunda-feira (16/11) em 24 municípios do estado. Com os 75 veículos apreendidos ontem em Itaguaí, Macaé e Itaperuna, o total de carros rebocados desde segunda-feira é de 206. Ontem, os agentes agiram nos postos do Batalhão de Policiamento Rodoviário da PM (BPRv) de Santa Cruz e no de Maricá, e também nos municípios de Barra Mansa e Itaperuna.
No feriado de hoje, as operações serão em Magé, Teresópolis, Angra dos Reis, Itaperuna, Búzios e no posto do BPRv de Paracambi. Amanhã, em Japeri, Mangaratiba, Itacuruçá (distrito de Mangaratiba), Nova Friburgo e Rio das Ostras. No domingo, em Muriqui (distrito de Mangaratiba) e no posto do BPRv da Via Lagos, em Rio Bonito, e na segunda-feira (23/11) em São Gonçalo, São João de Meriti e Duque de Caxias.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: