sábado, novembro 28, 2009

Transporte público é alvo de queixas

O transporte coletivo do município continua sendo alvo de reclamações. Ontem, depois da Viação Esperança, foi a vez da Petrópolis ser o alvo das críticas. Moradores da Comunidade Águas Lindas, em Nogueira, afirmam que os problemas são constantes e até veículos com problemas nos freios e sem bancos são incumbidos de fazer a linha, colocando em risco, inclusive, os próprios funcionários. Os veículos já são conhecidos como “sucatão”.
Um dos que reclama é Márcio Raeder, de 38 anos. Ele lembra, por exemplo, que na última quarta-feira o ônibus teria saído da comunidade com problemas nos freios. “Isso aconteceu logo na primeira viagem, às 5h da manhã. Percebendo que o ônibus estava com problema, uma das passageiras acabou se alterando com o motorista. Com frequência temos que sair de casa a pé porque o coletivo simplesmente não aparece”, conta o morador, salientando que o número de ordem do veículo é o 6072. “Já tentaram colocá-lo no Bairro da Glória, mas os moradores de lá se revoltaram, por isso o trouxeram para cá”, complementa.
Além do estado de conservação dos coletivos, os moradores reclamam ainda dos constantes atrasos. A dona de casa Celeste Mendes, de 32 anos, também está indignada com a situação e salienta que ontem o ônibus que deveria sair da comunidade às 11h30 não apareceu. “Ele só chegou às 11h50. Não podemos contar com o transporte, pois sempre passamos por algum tipo de problema. Já vi até ônibus faltando bancos. Isso é um absurdo”, reclama a usuária.
Já a aposentada Ana Faiol, de 78 anos, conta que a filha é outra prejudicada. “Normalmente ela sai de casa às 5h e fica a pé várias vezes por semana. Sua única alternativa é descer a pé, fazendo uma longa caminhada, ou é obrigada a pagar um táxi. Os ônibus estão em péssimo estado, por isso os atrasos são frequentes”, reclama a moradora.
Mas, as reclamações relativas ao transporte público do município não param por aí. Mais uma vez, coletivos da Viação Esperança voltaram a apresentar defeito. A Rua Jorge Justem, no Bingen, ficou pouco mais de meia hora fechada depois que o coletivo que atende a comunidade quebrou dentro de uma pequena curva.
O trânsito ficou impedido e nem mesmo os veículos de pequeno porte tinham espaço para passar. Segundo moradores, a empresa teria tomado as providências rapidamente.
Correção – O ônibus que ilustrou, na primeira página da edição de ontem, matéria sobre a precariedade dos ônibus da Viação Esperança, não estava com problemas mecânicos. O veículo foi paralisado, na verdade, por manifestação de moradores descontentes com o itinerário cumprido pela linha.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: