sexta-feira, novembro 27, 2009

Morador do Vale das Videiras reclama do mau estado do ônibus da linha 605

Moradores do Vale das Videiras reclamam das más condições do veículo que atende a linha 605 (Vale das Videiras x Itaipava), da viação Autobus. Segundo eles, o coletivo estaria com o freio ruim desde o último domingo, colocando em risco a vida dos passageiros, que são obrigados a desembarcar com o ônibus ainda em movimento. De acordo com a moradora Maria Aparecida Pereira, é constante a insatisfação com o transporte coletivo que atende ao bairro. “Quando os horários não estão atrasados porque o ônibus quebrou, somos obrigados a trafegar com medo que aconteça um acidente. Desde o o último domingo o freio do coletivo está ruim. Lá tem muita ladeira e o perigo é grande. Todos os dias eu pego o ônibus das 6h20 e comigo vão muitas crianças para a escola, então imagina o risco que todos correm. Além disso, somos obrigados a desembarcar com o veículo ainda em movimento porque o motorista não consegue parar completamente nos pontos”, contou.
Laerte Geraldo da Silva, jardineiro, indignado com a situação, ligou para o disque-reclamações fornecido pela própria empresa, mas foi tratado com desrespeito. “Liguei para o número que divulgam no ônibus para fazer a reclamação e fui atendido com total grosseria e descaso”, disse.
Questionada sobre a responsabilidade da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) na solução da questão, a instituição explica que é feita uma vistoria preventiva em todas as empresas de ônibus a cada quatro meses, e na próxima semana será realizada uma fiscalização na Viação Autobus. Além disso, existe a vistoria corretiva, que é realizada todos os dias nos terminais, onde os fiscais verificam as condições dos veículos e horários e notificam. Com relação ao problema no freio do coletivo da linha 605 (Vale das Videiras x Itaipava), se for comprovado, a viação será notificada, obrigada a retirar o carro e multada por falta de manutenção.
A CPTrans pede para que os usuários liguem para a companhia, através do telefone 2237-1703, para fazer reclamações sobre o transporte coletivo, pois só assim a companhia poderá cobrar melhorias das empresas. O órgão ressalta a importância do usuário ter em mãos o prefixo do ônibus (os quatro número pintados na lataria) na hora de fazer as reclamações, já que os veículos servem a linhas diferentes, dificultando a detecção do carro apenas pelo horário ou número da linha. Com relação à reclamação dos usuários da linha 605 - Vale das Videiras, o Setranspetro esclarece que quando a reivindicação dos passageiros chegou até a empresa, imediatamente o chefe de controle operacional da Viação Petrópolis substituiu o veículo e o encaminhou para análise do departamento de manutenção. A partir disso, foi identificado que o veículo estava com vazamento de ar em uma das mangueiras e não problemas com o freio. O carro recebeu os devidos reparos e voltou a operar normalmente, sem oferecer qualquer rico aos usuários.
Por fim, o Setranspetro esclarece que todas as vezes em que um veículo precisa receber manutenção para corrigir algum problema, os profissionais da Viação Petrópolis se empenham ao máximo para solucionar a questão de forma rápida e responsável para minimizar os prejuízos da população.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

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