quarta-feira, agosto 26, 2009

Radares e Lei Seca fazem diminuir acidentes de trânsito em Petrópolis


Os radares eletrônicos, instalados pelo governo passado em 2007, são os responsáveis pela queda no número de acidentes de trânsito na cidade. Segundo o coronel do Corpo de Bombeiros, Souza Vianna, houve uma redução de 60% nas ocorrências. 'Os motoqueiros são as principais vítimas, atendemos cerca de 15 chamadas por dia e, destas, 70% são de acidentes de trânsito, a maioria envolvendo motocicletas', comentou.

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) destacou que, atualmente, existem 16 pardais em funcionamento em Petrópolis, oito deles localizados na Estrada União e Indústria, local onde acontecem muitos acidentes. 'A União e Indústria sempre foi um grande problema, mas temos percebido grande diminuição nos números das ocorrências de trânsito', comentou o coronel.

O perigo da via é confirmado pelos registros da Polícia Militar, que revelam uma redução de 76% no volume de casos após a instalação do dispositivo de fiscalização eletrônica. A estrada, antes conhecida pelo alto índice de acidentes, principalmente, nos fins de semana, chegaram a registrar 296 acidentes em 2007, contra 55 nos primeiros meses de 2008. A média mensal de acidentes caiu de 25 para 11 apenas nos cinco primeiros meses de 2008, mostrando umaa redução de 56%.

Foram instalados também um radar na Avenida Ipiranga, dois na Rua Washington Luiz, um na Monsenhor Bacelar e quatro na Avenida Barão do Rio Branco. 'Diminuíram bastante os acidentes aqui na Avenida Barão do Rio Branco, os motoristas estão se conscientizando e os radares ajudam na redução dos acidentes', disse o coronel Souza Viana.

De acordo com dados da PM, a Avenida Barão de Rio Branco, outra via onde os acidentes são mais frequentes, 108 ocorrências foram registradas em 2007, enquanto que nos primeiros cinco meses de 2008 houve apenas 11 registros, uma média de 2,2 acidentes por mês.

Na época da instalação dos pardais, houve muito protesto dos motoristas, mas com o passar do tempo a conscientização da população fez com que até as multas diminuíssem. A CPTrans informou que foram emitidas, entre os meses de janeiro e julho de 2009, 15.254 multas, uma grande diferença comparada ao mesmo período do do ano passado, com 36.207 multas aplicadas.


Lei Seca também contribuiu para a redução de acidentes



A criação da Lei Seca em 2008, que determina a proibição do consumo de bebida alcoólica superior a 0,1mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro (ou 2dg de álcool por litro de sangue) por quem vai dirigir, também contribuiu para a redução de acidentes de trânsito. Quem for flagrado sob o efeito de álcool, conduzindo veículo, pode ser multado em 1.500 reais e ter a Carteira de Habilitação suspensa por até um ano. Em caso de morte da vítima, o motorista será preso.

Apesar de não ser permitida nenhuma concentração de álcool, existe valores fixos, prevendo casos excepcionais, tais como medicamentos à base de álcool e erro do aparelho que faz o teste.

Segundo o coronel Antônio Henrique, da Polícia Militar, as pessoas estão passando por uma conscientização e por isso o número de acidentes envolvendo motoristas alcoolizados vem diminuindo em Petrópolis. 'Há cerca de um mês, foi realizada a Operação Lei Seca, organizada pelo governo estadual. Houve um grande apoio da população, e estamos em negociação pra fazer outra campanha ainda neste ano', comentou.

Dados da equipe da Operação Lei Seca confirmaram que,54 motoristas foram multados e 26 veículos rebocados. 11 pessoas se recusaram a fazer o teste do etilômetro, também conhecido como bafômetro. De acordo com a Secretaria de Governo, responsável pela ação, 158 carros foram abordados, mas somente 147 motoristas realizaram o teste de embriaguez.

As blitz ocorrem nas vias com maior número de acidentes e perto de locais de grande concentração de pessoas, principalmente à noite. Os motoristas são abordados e passam pelo teste do etilômetro para medir o teor alcoólico no sangue. Em paralelo, cadeirantes, vítimas de acidentes de carro, estudantes de Medicina e fiscais da Secretaria de Estado de Governo distribuem panfletos em bares, boates e restaurantes, sobre o perigo de misturar direção e álcool. 'É importante a realização destas campanhas para conscientizar os motoristas dos riscos de aliar álcool e direção. Os índices mostram redução nos acidentes e esperamos que diminua ainda mais', concluiu o coronel Antônio Henrique.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: