terça-feira, agosto 18, 2009

Petrópolis vai receber Tamiflu líquido para as crianças

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro recebeu ontem o primeiro lote com 400 doses do Tamiflu, medicamento que combate a gripe suína, em versão líquida. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria estadual, a distribuição para os pólos de atendimento, inclusive Petrópolis, será feita a partir de hoje. O objetivo desta adaptação é atender as crianças, que em geral têm dificuldades em ingerir comprimidos. Além disso, a dosagem original é recomendada para adultos e tem provocado efeitos colaterais, como vômito e desidratação, nos menores de 12 anos de idade.



Para o pediatra, Dr. Roberto Audyr Barbosa da Silva, esta nova versão facilita o uso do remédio. "A única diferença é que o medicamento em comprimido tem que ser amassado, até que vire pó, e diluído em 10ml de água. Esta versão xarope vai reduzir este trabalho, mas o efeito será o mesmo", informou o médico. Segundo ele, a dosagem a ser administrada deve ser definida pelo pediatra com base no peso da criança.



De acordo com a ABR (Agência Brasil), o Instituto Vital Brasil, que manipula o medicamento, pretende produzir uma média de 400 frascos por dia. Mas, como a validade é de apenas 21 dias, a reposição será feita de acordo com determinação da Secretaria de Saúde, de acordo com a distribuição feita nos pólos.



A Assessoria de Comunicação da prefeitura de Petrópolis informou que ainda não houve nenhum contato do Estado com a Secretaria Municipal de Saúde para regular a distribuição do Tamiflu líquido na cidade. Portanto, não há previsão de quando o remédio vai estar disponível para a população.
Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: