sábado, agosto 29, 2009

Mustrangi reage contra reajuste de pedágio

O prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, criticou ontem o reajuste de 4,17% na tarifa de pedágio da BR-040, que começou a vigorar a partir da zero hora desta sexta-feira. A tarifa cobrada pela Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio (Concer), que administra a via, passou de R$ 7,20 a R$ 7,50.
“Este reajuste prejudica a população de uma forma geral e não só os passageiros de ônibus das linhas intermunicipais ou moradores da cidade que sobem e descem diariamente a Serra para trabalhar no Rio de Janeiro ou cidades da Baixada. O preço de pedágio influi no desenvolvimento do município porque uma grande cadeia fica prejudicada. Muitas empresas deixam de se instalar aqui ou deixam de realizar eventos em nossa cidade por causa do preço do pedágio, que acaba também afugentando os turistas, principalmente os de final de semana. O comércio perde, os restaurantes perdem, todo mundo sai perdendo com o alto preço desta tarifa”, declarou o prefeito.
Mustrangi ressaltou que, junto com o presidente da Câmara de Vereadores, Bernardo Rossi, está desde o início do ano trabalhando contra o fato do valor do pedágio na BR-040 ser maior que em outras estradas do país. “Executivo e Legislativo estão unidos, desde o início deste ano, na luta por uma tarifa diferenciada para os moradores de Petrópolis e, também, para a viabilização da ligação Bingen/Quitandinha. Não podemos mais ficar esperando a ANTT estudar projetos ou as obras de duplicação da BR-040 para a efetivação desta ligação. Os moradores de Petrópolis não aguentam mais estas promessas de que a ligação será feita e ela nunca não sai. Já fizemos a proposta de utilização em mão dupla do túnel do Quitandinha, mesmo que esta seja uma alternativa temporária até a duplicação da pista, mas a ANTT ficou de estudar a questão da segurança aos motoristas”, explicou.
Paulo Mustrangi lembrou ainda que desde o início do ano tem tentado negociar com a Concer um repasse de verbas ao município para o atendimento de vítimas de acidentes da BR-040, hoje encaminhadas aos hospitais públicos ou conveniados de Petrópolis. “Com todas as dificuldades que enfrentamos na área de Saúde, não é justo que o município pague sozinho pelo atendimento às vítimas de acidentes que, geralmente, são levadas para o Hospital Santa Teresa, conveniado do município para os atendimentos de emergência e urgência, ou para os hospitais públicos do município.
O prefeito ressaltou que, segundo dados de Pedro Jonsson, diretor da Concer, só nos primeiros seis meses do ano foram registrados 160 acidentes na BR-040. Cerca de 100 desses acidentados foram levados para o Hospital Santa Teresa ou hospitais públicos da cidade. “Nós estamos pagando esta conta sozinhos e acho que deveria haver uma contrapartida por parte da concessionária. Há casos de acidentados graves, que necessitam de cirurgias e UTI’s por longo tempo. Se a Concer arrecada tanto com o pedágio, principalmente com os moradores de Petrópolis que sobem e descem a Serra diariamente, por que não colaborar com repasses de recursos”, questionou o prefeito.
Paulo Mustrangi lembrou também que, durante reunião realizada com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Mário Rodrigues, no último dia 24 de julho, o problema do reajuste do pedágio na BR-040 foi colocado em discussão, mas este já havia sido previsto no contrato da concessionária. “Por isso, cobramos da ANTT o estudo de uma tarifa diferenciada para os moradores de nossa cidade que precisam utilizar a estrada diariamente”, disse.
Nesta mesma reunião, ficou acertado que a ANTT fará a entrega dos estudos sobre a ligação Bingen/Quitandinha no próximo dia 26 de outubro.
O prefeito Paulo Mustrangi explicou ao diretor da ANTT, as dificuldades provocadas pela municipalização da União e Indústria, ocorrida há cinco meses, sem qualquer repasse de verbas para a manutenção da estrada; os problemas enfrentados pelos moradores dos distritos em relação à grande quantidade de caminhões que fogem da BR-040 para não pagar pedágio; e também o grande gasto de recursos da Saúde para o atendimento dos acidentados na BR-040.
Fonte:Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: