segunda-feira, junho 15, 2009

Projeto Orla Piabanha


De acordo com o secretário de Planejamento e responsável pelo paisagismo e urbanismo da orla, Agnaldo Goivinho, são 33 quilômetros de orla. “São 27 quilômetros do primeiro distrito até Arranha Céu. Mais seis quilômetros de um braço no Rio Santo Antonio, em Santa Mônica”, disse.
Ainda de acordo com ele, o projeto tem caráter interdistrital. “Vamos poder ligar um distrito ao outro através de ciclovias. As pessoas vão poder ir de um distrito ao outro com suas bicicletas. Vamos adotar a ciclovia até o Arranha Céu”, contou.
O secretário explica como será o projeto. “Acontecerá uma intervenção urbano paisagística e recuperação de mata ciliar, quando possível, inserção de equipamentos esportivos nas comunidades que existem ao longo do trajeto. Também vamos colocar outras formas de lazer para a população, como decks e quadras esportivas”, contou.
O projeto de parque linear já foi realizado em São Paulo e em Colorado, Estados Unidos. “O Parque Linear de Colorado serviu de inspiração, com certeza. A ocupação irregular é uma característica diferente que temos, pois em Colorado não há essas irregularidades’, disse Goivinho.
O projeto ainda prevê nas estações de transbordo espaços para as bicicletas. “Será estratégico para a mobilidade urbana”, disse.
A secretária do Meio Ambiente, Marilene Ramos, virá em Itaipava para apresentar o projeto para comerciantes e moradores da região. “Em breve acontecerá uma audiência pública, onde a secretária irá apresentar o mesmo projeto que já apresentou ao prefeito Paulo Mustrangi e aos moradores de Madame Machado”, contou.
A ciclovia vai cruzar a Cascata Bulhões, que fica no início do Retiro. Outro ponto que poderá ser prestigiado serão os jardins da fábrica de Cascatinha, que poderão ser reabilitados.
Agnaldo Goivinho diz que o projeto trará benefícios para a cidade. “O turismo em primeiro lugar. Depois favorecerá o comércio local, pois não criaremos comércio dentro do parque. Para a comunidade será um milhão e quinhentos mil metros quadrados aproximadamente de parque”.
Outra atração do parque será o aquário público. “Ao longo do parque haverá áreas de intervenção. Uma delas vai ter o Espaço Piabanha, onde terá visitação pública e o peixe piabanha será criado neste local”, contou.
O secretário diz ainda que em Itaipava serão construídas linhas transversais que ligarão o parque à reta de Itaipava. “Além disso, dois pavilhões também vão ser construídos para multiuso, como para feiras de livros, produtos orgânicos e feiras culturais”.
Ainda segundo o secretário, o projeto será implantado por etapas. “A intenção é começar pelas ciclovias, para marcar o território. Vamos dar todo o suporte para o Estado, que é a quem o projeto pertence”, disse.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: