quarta-feira, junho 10, 2009

Detro multa 81 ônibus de empresas que não instalaram GPS

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) realizou, ontem (9), operação nas garagens das empresas que atuam no transporte intermunicipal de passageiros, a fim de checar o cumprimento da portaria que torna obrigatória a instalação do Global Position System (GPS) nos ônibus.



O resultado foi a emissão de 81 multas, sendo cada uma delas no valor de R$ 1.715,02. O Detro instalou um Centro de Controle Operacional em sua sede, composto por computadores e telões. O objetivo é a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas empresas de ônibus. Com os equipamentos, o órgão pode fiscalizar online infrações como descumprimento do quadro de horários e dos itinerários, a não-parada nos pontos previstos, entre outros.



Muitas empresas também se mostraram satisfeitas com o uso do dispositivo e consideraram o custo de instalação pequeno se comparado aos benefícios gerados. Além de maior controle da frota, o GPS pode reduzir custos, através da parametrização da linha. Ou seja, o empresário pode obter informações sobre a forma como o motorista dirige, se o mesmo ultrapassa a rotação recomendada para o motor, se faz curvas perigosas, se fica mais de um minuto com o motor ligado no ponto terminal. Assim, é possível corrigir falhas, minimizando problemas nos veículos e garantindo a segurança dos passageiros.



- O Estado do Rio de Janeiro está sendo pioneiro na implantação desse sistema na sua frota. Todos ganham com as informações disponibilizadas pelo GPS. O Detro aumenta seu poder de fiscalização, o passageiro ganha um transporte mais seguro e de melhor qualidade e o empresário pode administrar melhor sua frota. Esta foi uma determinação do governador Sérgio Cabral que mais uma vez mostrou sua sensibilidade e visão de futuro - afirmou o presidente do Detro, Rogério Onofre.



Ao longo do dia, os fiscais estiveram na garagem de empresas em vários municípios. No Rio, as equipes visitaram a Expresso Pégaso, a Útil, a Reitour, a Real Rio e a Viação Normandy, que estavam regulares, e a Águia Branca, que teve uma multa aplicada. Na Baixada Fluminense, a Viação Ponte Coberta recebeu 10 multas. As equipes constataram que a Nilopolitana, Expresso São Francisco, Transmil e Nossa Senhora da Penha já circulam com veículos equipados com o GPS.



Em Volta Redonda e Barra Mansa, foram visitadas a Viação Falcão, que estava regular, a Viação Pinheiral, que teve cinco veículos multados; a Viação Elite, também com cinco veículos autuados; e a Politur, que arcará com 10 multas. Em Mendes, a Normandy foi vistoriada e atendeu a determinação do Detro.



Na Região dos Lagos, em São Pedro d’Aldeia, Araruama e Cabo Frio, foram visitadas, respectivamente, as empresas São Pedro, Viação Montes Brancos e Auto Viação Salineira, cujas frotas já circulam com o GPS no percentual de veículos determinado. O mesmo aconteceu com a Transportes Única, Fácil, Petrópolis e Santo Antônio, que atuam em Petrópolis e com a com a Viação Teresópolis, visitada em Teresópolis.



Já em Friburgo, os fiscais aplicaram uma multa na empresa Pinto e Palma, mais uma na Viação Caravelle e 11 na Viação 1001. Em Macaé, 10 ônibus da Rápido Macaense foram infracionados. Em Campos dos Goytacazes, a Rogil teve dois ônibus infracionados e a Rápido São Cristóvão, a Campos Tour e a Brasil, receberam cinco multas cada uma.



A obrigatoriedade da instalação do GPS foi normatizada em 2008, em portaria publicada pelo Detro, que estabelece as regras para o monitoramento online dos 7.271 ônibus das linhas intermunicipais regulares e nos 1.637 ônibus de fretamento da frota intermunicipal, além das vans licitadas.



Desde 31 de maio, têm que estar em circulação já equipados 50% dos veículos da frota em operadoras com até 10 ônibus, 40% entre 11 e 100 veículos, 30% de 101 a 300 veículos e 20% acima de 300 veículos. Até agosto, todos os ônibus intermunicipais deverão ter o sistema.



Já nos veículos do fretamento, os percentuais exigidos são os seguintes: 50% para a operadora com até 10 veículos; 40% para as que têm entre 11 e 30 veículos; 30%, entre 31 e 50 veículos; e 20% para aquelas que circulam com mais de 50 veículos. O prazo máximo para adaptação total também é agosto.



Os ônibus que circulam nas linhas que ligam a Baixada Fluminense à Barra da Tijuca já começaram a operar equipados com GPS, por exigência do edital de licitação. A exigência também consta no edital de licitação das vans.

E A ÚNICA ?

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: