segunda-feira, março 31, 2008

domingo, março 30, 2008

sábado, março 29, 2008

sexta-feira, março 28, 2008

Segunda fase das obras na BR 495 já começaram

As obras emergenciais do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) na BR 495 (Petrópolis – Teresópolis), que tiveram início no dia três de fevereiro, em decorrência aos deslizamentos causados pelas chuvas que atingiram a cidade na época do Carnaval, passaram agora para a segunda fase. Nessa etapa o órgão federal teve que conseguir um outro terreno para depositar o material retirado nos reparos, principalmente terra e pedras.

"O primeiro local do bota-fora, cedido emergencialmente pela Prefeitura de Petrópolis, já está saturado com o material retirado nos trabalhos iniciais de limpeza para a liberação da estrada.", contou Rodrigo Costa, superintendente do DNIT do Rio de Janeiro. Conforme revelou, os próximos carregamentos serão depositados em um terreno do órgão no município de Três Rios.

Ele explicou ainda que a segunda etapa - de recuperação e reforço das encostas atingidas, estão sendo realizadas por três empreiteiras divididas entre os locais críticos. A Terrapleno trabalha entre os quilômetros (km) 11,9 e 19,6, a partir daí e até o km 24 está a Macadame, e a Delta cuida dos reparos até o km 33,3.

Em vistoria realizada no dia 25 de fevereiro, o superintendente comentou sobre os pontos de deslizamento e as ações necessárias para liberar a passagem de carros na estrada, que chegou a ser interditada duas vezes, o mais rápido possível. No mesmo mês a União liberou verba de R$ 1 milhão para a realização das obras nos 33 km de pista afetado. Uma obra que está prevista para durar até julho, de acordo com o prazo de seis meses estabelecido anteriormente.

De acordo com a Defesa Civil do Município, a região de Itaipava foi atingida com 135 milímetros de chuva em meia hora. Quedas de barreiras e uma tromba d’água ocasionaram a morte de nove pessoas, entre as quais três eram crianças, e deixou 300 famílias desabrigadas. Muitos moradores abandonaram as casas por medo de novas quedas de barreira, e quem não pôde voltar para casa passou a receber o aluguel social da prefeitura.

quinta-feira, março 27, 2008

PASSE LIVRE PARA IDOSOS SERÁ DIVULGADO EM ESTAÇÕES DE TRANSPORTE

A Assembléia Legislativa do Rio aprovou, em segunda discussão, o projeto de lei que pretende fazer com que as estações metroviárias, hidroviárias e rodoviárias do estado do Rio divulguem o décimo capítulo do Estatuto do Idoso, que trata da gratuidade nos transportes concedida aos maiores de 65 anos. De autoria do deputado André do PV, o projeto 3.386-A/06 prevê que a divulgação seja feita através da afixação de cartazes, com dimensões de 30x40 cm, em locais visíveis, próximo aos guichês de venda de passagens. "A intenção é fazer com que o direito à gratuidade, garantido aos idosos pelo estatuto, seja amplamente divulgado. Também queremos coibir a tentativa por parte das concessionárias de transportes públicos de ignorar a lei, fazendo com que os idosos sejam avisados e lembrados de seus direitos", explicou o parlamentar.

O não-cumprimento da norma sujeitará o infrator a multa de 500 Ufirs e, em caso de reincidência, ao pagamento em dobro da multa e a interdição imediata pelo órgão que o Poder Executivo indicar como fiscalizador.

quarta-feira, março 26, 2008

terça-feira, março 25, 2008

segunda-feira, março 24, 2008

domingo, março 23, 2008

Feliz Páscoa !!!

O significado da Páscoa...

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

Festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

sexta-feira, março 21, 2008

quinta-feira, março 20, 2008

quarta-feira, março 19, 2008

Acidente com caminhão de melões na BR-040 deixa dois feridos

Tribuna de Petrópolis:
Um acidente com um caminhão que transportava uma carga de melões ontem de manhã deixou duas pessoas feridas na BR-040. O acidente aconteceu por volta de 11h30m na altura do quilômetro 82 da pista de descida da Serra. De acordo com a polícia, o caminhão Mercedes Benz azul, placa JFQ 4436 de Jandira –SP, passava pelas proximidades do Duarte da Silveira, quando o motorista perdeu o controle do veículo em uma curva e bateu no paredão. O caminhão ficou com a cabine totalmente destruída. O motorista Alessandro Alves de Oliveira, de 25 anos e a esposa dele Anaeli Peixoto Albuquerque Oliveira, 30, ficaram presos às ferragens e foram retirados com a ajuda de populares. Com ferimentos leves e escoriações, os dois foram socorridos pela equipe de resgate da Concer levados para o Hospital Santa Teresa.

Enquanto as vítimas eram atendidas na ambulância da Concer, moradores da região carregavam as caixas com melões que ficaram espalhadas pela pista. Motoristas de veículos pequenos e até mesmo de caminhões de carga, que passavam pelo local também paravam para pegar um pouco da mercadoria. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal chegou rapidamente ao local, mas a maior parte da carga já havia sido levada. De acordo com os policias, a carga, de 14 toneladas de melão, não tinha seguro e estava avaliada em R$ 1.450,. O caminhão vinha de Pernambuco e a mercadoria seria entregue no Rio de Janeiro.

O trânsito no local ficou em meia pista até a retirada do caminhão, que foi concluída por volta de 13h55m.

domingo, março 16, 2008

sábado, março 15, 2008

Chuvas mantêm petropolitanos em alerta


Diário de Petrópolis:

Nos últimos dois dias, Petrópolis vem sofrendo com fortes temporais. O fato já preocupa a população, pois só na madrugada de anteontem a Defesa Civil registrou 14 ocorrências no Município. No bairro Retiro foram dois deslizamentos e em Itaipava uma barreira desceu de uma encosta de cerca de dois metros aos fundos da fábrica Cerâmica Luiz Salvador. Na região choveu 65 mm e devido a isso a Defesa Civil está em alerta vistoriando possíveis áreas de risco. Na manhã de ontem, funcionários da empresa tiveram trabalho para tirar a lama que invadiu o local.

"Graças a Deus não aconteceu nada grave. Só entrou lama e tivemos que limpar a sujeira. Mas no fim do dia já estava tudo tranqüilo. Acho que susto maior foi no primeiro deslizamento em fevereiro.", revelou Sinésia Dias, funcionária da empresa.

A Defesa Civil registrou ainda a queda de um muro de contenção na Estrada da Saudade. Em todos os casos, mas não houve vítimas. Além disso, a equipe da Defesa Civil foi acionada em nove pontos diferente da cidade para vistoriar casas em áreas de risco.

sexta-feira, março 14, 2008

Namorado confessa ter estrangulado adolescente em Nogueira

Diário de Petrópolis:
Pouco mais de 24h após a morte da adolescente Milena Macedo Abud, de 17 anos – assassinada na noite de terça-feira em uma rua deserta de Nogueira – o namorado da estudante, Leonardo de Lima Alves de Souza, de 19 anos se apresentou na delegacia de Itaipava (106aDP) e confessou a autoria do crime. De acordo com a polícia Leonardo chegou a delegacia sozinho à delegacia, por volta de 23h de quarta-feira e disse aos policiais da 106a DP que o crime não teria sido premeditado. Em depoimento Leornado contou que o casal foi até a Rua Maranhão para conversar sobre o fim do namoro. Os dois teriam se desentendido e durante a discussão o acusado esganou Milena. "Ele disse que perdeu a consciência, que perdeu o controle e quando viu já tinha matado a namorada (...) um crime passional", avalia o delegado Antônio Carlos Rocha lembrando que ao se apresentar Leonardo tinha um comportamento aparentemente normal e que o acusado teria dormido durante toda a noite que passou na delegacia.

Na tarde de ontem a justiça acatou o pedido do delegado Rocha e decretou a prisão temporária (por 30 dias) do acusado. O delegado informou que aguarda apenas os exames do IML para concluir o inquérito. O titular da 106a DP explicou que apesar de Leonardo ser réu primário e de à princípio o crime parecer passional, a hipótese do acusado responder homicídio qualificado - que tem pena prevista entre 12 e 30 anos de reclusão - não está descartada.

Inconformados com o assassinato de Milena, parentes da adolescentes foram até a delegacia na tarde de ontem ao saber que o acusado estava preso. A indignação dos parentes se transformou em revolta com a suspeita de que Milena poderia estaria grávida de três meses. "Soubemos ontem no IML que ela estaria grávida de três meses de um filho dele. Foi muita covardia, muita crueldade o que ele fez com a minha sobrinha. Pelo menos agora sabemos que ele está preso e que enquanto permanecer na cadeia a justiça será feita", desabafa a tia de Milena, Márcia Regina Costa Abud.

"Estamos aqui tentando manter a família tranqüila, mas a revolta é grande. Estou muito satisfeita com a prisão dele (...) o que queríamos na verdade é que a minha sobrinha estivesse aqui com a gente, mas pelo menos será um consolo para nossa família saber que ele está preso e pagando pela crueldade que fez com a minha sobrinha", completa Eliane Macedo Abud, lembrando que a irmã Jaciara Domingues Macedo Abud - que tentou de todas as formas impedir o relacionamento do casal - está inconsolável pela morte da filha.

No início da noite o advogado criminalista J.Rodrigues, que assumiu a defesa de Leonardo, disse que é lamentável que seu cliente tenha cometido um "ato impensado" que destruiu duas famílias. "Ele é réu primário, não tem índole criminosa. O que aconteceu foi o que chamamos de crime passional (cometido sob violenta emoção). A defesa só vai se preocupar em defendê-lo. Vamos trabalhar para que ele responda por crime passional, que tem pena prevista entre seis e 20 anos", declarou o advogado que pretende conseguir a pena mais branda possível para o crime. A respeito da possibilidade de gravidez da vítima, o advogado disse que somente o laudo da necropsia poderá esclarecer o fato, mas admitiu que, neste caso, a situação de seu cliente pode se complicar.

O corpo de Milena foi encontrado na noite de terça-feira por um casal que passava pela Rua Maranhão, em Nogueira. Milena tinha um leve sangramento na boca, mas não apresentava sinais de violência como ferimentos provocados por faca ou tiros. O capacete de Leonardo foi encontrado ao lado do corpo dela e o capacete usado por ela foi deixado junto a moto dele, que estava abandonada em um matagal há cerca de um quilômetro do local do crime.

O acusado trabalhava como cobrador em uma revendedora de automóveis e após o crime telefonou para o patrão contando que "fez uma besteira com a namorada" e revelando o local onde Milena foi deixada.

Milena trabalhava a pouco mais de uma semana em um fábrica de chaveiros. Os dois estavam juntos há cerca de nove meses.

quinta-feira, março 13, 2008

quarta-feira, março 12, 2008

terça-feira, março 11, 2008

segunda-feira, março 10, 2008

BR-040 Pista interditada por tempo indeterminado

Desde ontem, e por tempo indeterminado, a pista sentido Rio de Janeiro do km 54 (Pedro do Rio/ Areal) estará interditada para obras de recuperação na encosta. Há uma faixa reversível seguindo pela pista sentido Juiz de Fora.

Essa interdição é uma medida preventiva, para que os veículos não sejam atingidos pelos detritos oriundos das obras. O trecho está devidamente sinalizado.

É a Concer ratificando seu compromisso com a segurança e o conforto do usuário da BR - 040.

A concessionária sugere que, antes de sair para viajar, o motorista busque saber das condições do tráfego ligando para o telefone 0800-2820040. As ligações são gratuitas, e o atendimento é feito 24 horas.

Para maiores informações, os usuários da rodovia devem procurar os postos de Serviço de Informação ao Usuário (SIU), localizados nas praças de pedágio: km 104, km 45 e km 816 ou via internet, através do site www.concer.com.br

sábado, março 08, 2008

Dia Internacional da Mulher


Mulher
Ilsa da Luz Barbosa

Você que busca no dia a dia sua
independência, sua liberdade, sua
identidade própria;

Você que luta profissional e
emocionalmente, para ser
valorizada e compreendida;

Você que a cada momento tenta ser a
companheira, a amiga, a "rainha do lar";

Você que batalha incansavelmente por seus
próprios direitos e também por um mundo
mais justo e por uma sociedade sem
violências;

Você que resiste aos sarcasmos daqueles
que a chamam de, pejorativamente, de
feminista liberal e que já ocupa um
espaço na fábrica, na escola, na
empresa e na política;

Você, eu, nós que temos a capacidade de
gerar outro ser, temos também o dever de
gerar alternativas para que a nossa Ação
criadora, realmente ajude outras
mulheres a conquistarem
a liberdade de Ser...

sexta-feira, março 07, 2008

quinta-feira, março 06, 2008

Caminhão pega fogo na descida da serra

O motorista do caminhão Mercedes, modelo 1933, branco, cabine dupla, placa KXO 1178, da Skol, que seguia pela pista sentido Rio da BR-040 , passou por momentos de tensão ontem de manhã quando o veículo que dirigia incendiou e ficou totalmente destruído. O acidente aconteceu pouco antes das 8h na altura do quilômetro 74. "Vinha dirigindo quando vi uma fumaça escura subindo por trás da cabine. Parei e vi que havia um fogo embaixo da cabine, apanhei o extintor, mas não deu tempo de fazer muita coisa, pois as chamas chegaram à caixa de óleo e não tinha mais como apagar", lembra ainda assustado o motorista Antônio Vicente do Vale, que há mais de 20 anos dirige caminhões e há dois trabalha na empresa. Em poucos minutos a cabine do caminhão avaliado em mais de R$ 200 mil ficou totalmente destruída. "Por sorte eu vi a fumaça e parei para ver o que era. Se tivesse continuado, o caminhão poderia explodir comigo lá dentro", comenta o motorista, que com o caminhão já em chamas entrou rapidamente na cabine para pegar seus pertences. "Tive que me arriscar, se não ficaria sem nenhum documento", lembra.

De acordo com o motorista, quando a equipe do Corpo de Bombeiros chegou ao local a cabine já estava totalmente destruída pelas chamas. No momento do acidente, o veículo estava descarregado e seguia para um depósito no Duarte da Silveira - Bingen.

Devido ao incêndio a estrada precisou ser fechada por alguns minutos para que os bombeiros pudessem extinguir as chamas. De acordo com a Concer, por volta das 9h, o trânsito foi liberado em meia pista. Segundo a concessionária apesar do fechamento da descida da serra o fluxo de veículos era pequeno no horário e não houve engarrafamento. O caminhão foi retirado do local pouco depois das 11h e o trânsito foi totalmente liberado

terça-feira, março 04, 2008

Número de carros em Petrópolis aumentou considerávelmente

Petrópolis tem mais de 300 mil habitantes e cerca de 110 mil petropolitanos possuem carro próprio. Há dez anos atrás não havia nem 50 mil carros na cidade e esse número duplicou devido à facilidade de se comprar um automóvel financiado. Com isso, a tendência é de se ter a cada dia mais carros. Na última segunda-feira esse fato ficou claro, pois devido a interrupção da rua do imperador próximo ao cruzamento com a General Osório. Os petropolitanos ficaram parados em congestionamentos que durou cerca de duas horas. Para quem estava de carro só restava esperar que o trânsito fluísse, mas para os trabalhadores que voltavam para casa de ônibus a espera pela condução gerou revolta. Segundo o vereador Marcio Muniz o congestionamento foi causado por falta de planejamento da prefeitura.

"Foi um desrespeito ao petropolitano e uma falta de planejamento enorme. Essa obra deveria ter sido feita no final de semana. Não em uma segunda-feira com volta às aulas e no horário de saída do trabalho", explicou.

Para quem ficou preso no trânsito a solução era ter paciência para esperar o engarrafamento acabar. "Eu saí do ponto de táxi às 17h30 para levar um cliente ao Fórum na Barão do Rio Branco. Quando eu cheguei lá o trânsito já estava parado. Eu fiquei uma hora parado no trânsito com o carro desligado. No começo eu até buzinei mas depois vi que não ia adiantar. Eu só consegui voltar para o ponto às 20h.", revelou o taxista Manoel Olavo da Cruz.

O gesseiro João Batista viveu momento de estresse na volta para casa dentro do ônibus Duques.

"Foi o prazo de entrar no ônibus para o trânsito ficar parado. O problema não foi só o engarrafamento, mas os ônibus que estavam lotados. Eu soube por um amigo que na rodoviária do Centro as pessoas, sem saber o porquê do atraso, começaram a xingar os fiscais.", disse.

segunda-feira, março 03, 2008

Petrópolis unida contra as multas

Notificações serão queimadas em praça pública. Licitação de novos pardais é questionada
Bruno Machado
DO JB ONLINE
No dia 16, domingo Petrópolis comemora 165 anos, mas alguns petropolitanos ­ em particular os que trafegam motorizados pelas vias da cidade imperial ­ planejam festejar o aniversário da cidade com uma manifestação contra a instalação de pardais eletrônicos. Indignados, eles prometem queimar, na Praça D. Pedro II, as multas recebidas. Os radares, que começaram a ser instalados em julho de 2007, não agradaram os motoristas. De acordo com a prefeitura, ainda não foram instalados todos os 20 aparelhos licitados. Um ex-vereador da cidade e um órgão de defesa do consumidor já entraram com ações públicas nas justiças estadual e federal questionando a legalidade da licitação, feita por tomada de preços, e a escolha dos locais de instalação dos radares. ­ O fato de cada radar multar numa velocidade diferente já me parece que é para confundir o motorista. Já fui multada. Não dá para dirigir a 40 Km/h o tempo inteiro. O perigoso não é a velocidade dos carros, e sim a má conservação das ruas. Vou queimar minhas multas ­ afirma Monica Kostalas. O Instituto Nacional de Defesa do Cidadão Consumidor (INDECCON) alega que, de acordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), os estudos prévios necessários para a instalação de cada radar devem estar disponíveis para a população, o que não era praticado até janeiro deste ano.

Segundo vereador,

deveria ter sido
aberta uma
concorrência e não
tomada de preços
­ Recentemente a CPTrans co- meçou a mudar o limite de velocidade de alguns radares, isso comprova que não foram feitos estudos prévios. Na época, solicitamos os estudos para a CPTrans, mas eles não disponibilizaram. O INDECCON e o Ministério Público notificaram a CPTrans - afirma Márcio Tesch, presidente do INDECCON, que move uma ação solicitando a suspensão dos radares, das multas e a confecção de estudos prévios técnicos. Para Tesch, os radares devem ser a última opção. Segundo ele, há locais onde foram instalados radares que nunca tiveram acidentes. Eduardo Áscoli, presidente da CPTrans, rebate a crítica afirmando que os radares foram colocados com base em estudos, realizados por engenheiros de trânsito, levando em consideração a geometria das vias, o volume do trânsito e do fluxo de pedestres. Paulo Pires, ex-vereador da cidade, é responsável por uma das ações populares. Ele denuncia fraude no processo licitatório. ­ A prefeitura realizou tomada de preço, mas como o valor supera R$ 1,5 milhão, deveria ter sido realizada concorrência. No mês de outubro foram 8.114 multas, quando tínhamos apenas três pardais. Com mais de 3.289 multas já seria necessário realizar a concorrência pública. Também temos a questão dos radares instalados na Estrada União e Indústria, que é federal, caracterizando invasão de receita e operacionalidade.

domingo, março 02, 2008

Receita Federal e Prefeitura firmam parceria

Diário de Petrópolis:

A Prefeitura de Petrópolis e a Secretaria de Receita Federal do Brasil firmaram parceria que, por meio de cruzamentos de dados, vai fechar o cerco contra os sonegadores de impostos. O primeiro trabalho é identificar os contribuintes que não pagam o ITR, imposto federal sobre propriedade territorial rural. A Secretaria municipal de Fazenda estima que nos últimos dois anos, a Prefeitura deixou de arrecadar cerca de R$ 10 milhões.

"Desde 2006, quando foi instituída a Instrução Normativa 643 da Receita Federal, os municípios passaram a ter direito a 50% do valor do ITR pago pelo contribuinte. Em Petrópolis, neste período, não recebemos mais do que R$ 12 mil por ano. Isso é uma imoralidade, porque Petrópolis tem cerca de 15 mil imóveis em áreas rurais. O dinheiro que deixamos de arrecadar daria para construir seis escolas", disse o secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa.

O delegado da Receita Federal do Brasil, Claudio Rodrigues, disse que Petrópolis é hoje o município que possui a melhor organização e estrutura fiscal no estado do Rio de Janeiro. Por isso, é a primeira cidade a firmar acordos de cooperação com a SRF que prevêem o combate à inadimplência e a criação de programas em promoção de justiça e educação fiscal. Rodrigues é responsável pela Delegacia de Nova Iguaçu e tem área de atuação em 22 municípios.

"Esse é um projeto piloto que tem a meta de aumentar arrecadação. Vamos começar pelo ITR e tentar identificar, assim, os proprietários de imóveis que estão inadimplentes. O trabalho de combate à sonegação procura promover uma arrecadação mais justa. Queremos melhorar o processo de fiscalização cruzando informações com a Secretaria de Fazenda de Petrópolis. Se aumentamos o número de contribuintes que pagam impostos, isso possibilitará, em médio prazo, na redução da carga tributária", explicou Rodrigues.

O secretário de Fazenda disse que o convênio prevê ainda a troca de informações fiscais e cadastrais das atividades comerciais e industriais, incluindo os prestadores de serviço. "Vamos trocar informações sobre os contribuintes do ISS e cruzar com os dados da Receita Federal. Temos ainda a identificação dos proprietários de veículos da Operação Curitiba, não podemos aceitar o emplacamento em outros estados. Isso é evasão de receita e não podemos concordar com isso. A nossa função é promover a justiça fiscal, mas para isso o contribuinte precisa se conscientizar sobre os seus deveres", ressaltou Patuléa.

Outra ação que, em breve, deverá ser colocada em prática no Município, em parceria com a SRF, é o projeto de educação fiscal nas escolas. O assessor da Receita Federal Alney Antunes já manteve contato com a secretária de Educação, Sumara Gannam Brito, para definir as linhas básicas de atuação do trabalho.

"Acreditamos que todo esse trabalho que estamos realizando não faz sentido se não estiver acompanhado de um programa de conscientização do contribuinte. Os jovens de hoje vão ser os contribuintes do futuro, além disso, todos precisam entende, desde cedo, a importância de colaborar com o Estado. Isso se reverte em benefícios para a sociedade", explicou Antunes.

A secretária de Educação ressaltou a importância deste tipo de ação. "Hoje a escola é o grande centro de conhecimento sobre as transformações pelo qual passa a sociedade. Precisamos preparar o cidadão para a vida. A escola moderna precisa estar atenta e conectada com as necessidades dessa sociedade. Temos certeza de que este projeto terá um importante papel de conscientizar os nossos alunos e trabalhar assim questões importantes ligadas à cidadania", comentou.