quarta-feira, outubro 31, 2007

terça-feira, outubro 30, 2007

Barão ganha radares para reduzir número de acidentes

ATENÇÃO !

Um dos radares fica na altura do número 480, sentido Retiro, enquanto o outro seria instalado, no mesmo ponto na pista sentido Centro.







Próximas ruas a terem pardais eletrônicos serão a Monsenhor Bacelar e Washington Luís.


A partir de hoje, motoristas que passarem pela Avenida Barão do Rio Branco devem ficar em alerta. Dois pardais eletrônicos foram instalados ontem na via. Um deles fica na altura do número 480, sentido Retiro, enquanto o outro seria instalado, no mesmo ponto na pista sentido Centro. Segundo a CPTrans, as próximas ruas serão a Monsenhor Bacelar e Washington Luiz.
Além de educar o motorista, o radar da Avenida Barão do Rio Branco tem como objetivo ainda diminuir o número de acidentes na região. Conforme um levantamento realizado pelo Corpo de Bombeiros, a avenida foi a responsável por 51 acidentes em 2007, a maioria devido à alta velocidade dos veículos.
Entre os meses de janeiro e outubro, 15 veículos caíram no Rio Piabanha, vinte e quatro colisões ocorreram, além de sete quedas de moto, três capotagens e dois atropelamentos. A expectativa é de que com a instalação do radar, esse número caia consideravelmente nos próximos meses. Um dos graves acidentes aconteceu na noite de 14 de outubro, quando um carro ocupado por três jovens, nas mesmas imediações de onde foi instalado o radar, caiu no rio.
Na Avenida Ipiranga, onde o radar está em funcionamento desde julho, até o fim de agosto quase 15 mil multas já haviam sido aplicadas. A maioria foi registrada logo no primeiro mês de instalação. No local, as penalidades variam entre média, para os que passam 20% acima da velocidade permitida (40Km/h), que correspondem a 78% dos registros; grave, para os que estão até 40% acima da velocidade, equivalente a 40% das multas; e gravíssima, para os 50% acima do permitido, ou 1,53% dos motoristas multados.
A CPTrans destaca que o funcionamento do radar não é útil apenas para registrar multas, mas para efetuar um levantamento da velocidade média de cada área, tornando possível verificar o nível de ocupação da via, assim como os horários e dias de pico, além do tipo de veículo que trafega pela região..

segunda-feira, outubro 29, 2007

sábado, outubro 27, 2007

LCD e plasma não são sinônimos de TV digital, alertam especialistas

- O início das transmissões de sinais de TV digital aberta, marcado para o dia 2 de dezembro em São Paulo , pode provocar uma corrida de consumidores às lojas de eletroeletrônicos para a aquisição de televisores de plasma ou LCD (tela de cristal líquido), novos e de alta qualidade de imagem. Pesquisa da consultoria IT Data mostrou que os televisores LCD e de plasma superam os notebooks e os automóveis como objetos de desejo de consumidores das classes A, B e C, e que a venda destes equipamentos no primeiro semestre de 2007 ficou 271% acima dos cerca de 70 mil comercializados no mesmo período de 2006.

Em clima de promoções tentadoras, especialistas esclarecem uma das principais das dúvidas de quem ouve falar destes equipamentos: plasma e LCD não são sinônimos de TV digital. ( Clique e leia as dez questões mais comuns sobre TV digital) Estes novos aparelhos são, de fato, capazes de exibir imagens mais nítidas e som de qualidade porque, assim como as câmeras digitais, "raciocinam" em pixels. Mas para que estes benefícios sejam desfrutados, o usuário precisa confirmar se estes televisores têm um padrão mínimo de resolução (superior a 700 linhas) para reproduzir as imagens de alta definição que a TV digital será capaz de gerar (até 1080 linhas) - atualmente as emissoras de TV emitem imagens de, no máximo, 500 linhas. ( TV digital: especialistas falam das vantagens, mas não recomendam pressa )

Como se isso não bastasse, o consumidor deve considerar ainda que, quando for iniciada em São Paulo a transmissão de TV digital, qualquer televisor por mais avançado que possa parecer (de tubo, de plasma ou LCD) só poderá captar estes sinais se estiver conectado a um conversor de sinal (set top box) - equipamentos que podem chegar às lojas até dezembro, com estimativa de preços acima dos R$ 700 .

" Quem tem um televisor comum, não precisará de um conversor set top box muito avançado (...) Já quem tem televisor de plasma ou LCD vai precisar de um conversor mais avançado ou não terá bons resultados (João Zuffo, especialista da USP) "


- Quando o consumidor for comprar um televisor de plasma ou LCD terá que conferir o número de linhas que o aparelho é capaz de exibir, sua resolução nativa. É como acontece com o monitor do computador. Se o usuário escolhe uma resolução de tela, ela nunca poderá ultrapassar a resolução nativa e máxima do display. O problema é que esta informação nem sempre está tão clara assim nas lojas - explica o professor João Zuffo, coordenador do Laboratório de Sistemas Integrados da USP.

Zuffo, que é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema de TV digital que entrará em vigor, destacou ainda que alguns fabricantes têm planos de lançar televisores já habilitados com conversores de TV digital e, por isso, recomenda cautela. O especialista vai ainda mais longe e lembra que a maior ou menor capacidade de um televisor em reproduzir, com perfeição, o sinal digital que recebe é uma das questões que justifica tantas diferenças de preços entre televisores de um mesmo tamanho - o preço de uma TV LCD de 42 polegadas varia de R$ 3 mil a R$ 6 mil.

O engenheiro da Pro Teste, Guilherme Barneche, lembra que na TV aberta e nas fechadas (cabo e satélite), com exceção dos clientes de "pacotes digitais", os atuais sinais são analógicos em todo o Brasil - que geram imagem em até 500 linhas.

- O LCD, quando recebe os atuais sinais da TV analógica em até 500 linhas, tenta adivinhar e preencher as linhas que estão faltando no sistema de até 1080 linhas, digitalmente. Se o modelo for mais básico e o consumidor não adaptar a tela, poderá ver a imagem da programação atual meio achatada, porque o padrão analógico tem formato quadrado (4:3) enquanto o televisor oferece tela mais larga, retangular (widescreen ou 16:9). Por isso há a distorção - avalia o engenheiro.

Consumidor observa modelos de LCD: aparelhos geram excelente qualidade de imagem, desde que sejam observadas questões básicas, como a resolução (Reuters)O engenheiro da Pro Teste lembra que quem pode comprar modelos mais caros e já prontos para alta definição, o chamado "HD ready", enfrentará menos dificuldades quando resolver aderiri à TV digital - mas são poucos os que podem investir alto nestes aparelhos. Por estas e outras razões, Barneche explica que, até o total estabelecimento da TV digital, comprar um televisor de plasma ou de LCD pode não valer o gasto no cartão de crédito neste fim de ano e, em alguns casos, o velho e bom televisor de tubo (CRT) pode ser até a melhor opção para a maioria da população, na relação custo/benefício - pelo menos até a TV digital se estabelecer em todo o país:

- Os fabricantes vão lançar televisores já habilitados com conversores internos para TV digital no ano que vem, então vale a pena esperar. Por incrível que pareça, com os atuais sinais de TV aberta, os televisores de tubo têm mais qualidade na reprodução de cores e, com o conversor de TV digital, terão boa nitidez. Se o consumidor realmente precisar de uma desculpa para comprar agora uma TV, eu recomendaria comprar um televisor de tubo de 21 polegadas para quebrar o galho, e esperaria mais um ano porque, com certeza, os preços dos LCDs e plasmas vão cair ainda mais - recomenda.

O professor Zuffo, da USP, vai ainda mais longe em seu alerta: o consumidor que comprar agora um televisor de plasma ou LCD precisará comprar um conversor (set top box) para TV digital adequado aos recursos de seu televisor: o preço deste equipamento vai variar de acordo com o número de recursos e de informações que ele é capaz de gerar em um televisor.

- Por exemplo, se um consumidor tem um televisor comum (tubo CRT), não precisa de um conversor avançado, basta um modelo de R$ 200. Isso se os fabricantes, de fato, lançarem opções baratas. Já quem tem televisor de plasma ou LCD, com resolução de 750 mil pixels, vai precisar de um conversor mais avançado ou não terá bons resultados de imagem nem de recursos. Quem tiver pressa para comprar agora estes televisores pode ter que investir, mais tarde, em um aparelho conversor de R$ 700, R$ 900 - lembra o professor.

Barneche, engenheiro da Pro Teste, alivia os mais apressadinhos:

- TV de LCD e plasma vai ser sempre uma boa opção para quem gosta de imagens em alta resolução, desde que tomados estes cuidados. Quem tem criança e videogame de última geração em casa, como por exemplo o PlayStation 3 e o Xbox 360, sempre vai tirar bom proveito. Mas até os aparelhos DVDs vendidos atualmente não são de alta resolução. Estes modelos só existirão quando chegarem às lojas a preços mais acessíveis os DVDs nos formatos HD DVD e Blu-Ray - finaliza.

Confreiras em festa !!!

sexta-feira, outubro 26, 2007

quinta-feira, outubro 25, 2007

Venda de bebida em postos está proibida

A Secretaria de Fazenda notificou ontem 20 postos de gasolina que vendiam bebidas alcoólicas, contrariando o Código de Posturas e o Código Brasileiro de Trânsito. "É proibida a venda de bebidas alcoólicas a motoristas. É uma falta grave. Estamos fazendo um trabalho rigoroso na fiscalização de quais produtos estão sendo vendidos", disse o secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléia. Além da venda de bebidas a motoristas, estão na mira da secretaria de Fazenda que vendem bebidas a menores.

A operação da fiscalização Posturas também verifica a exploração de áreas dos postos como estacionamentos, o que também é proibido. "É preciso fazer cumprir as leis federais e o código municipal", disse o secretário, que na primeira etapa da operação autuou 30 estabelecimentos. Na ação de ontem, fiscais vistoriaram postos de combustíveis na Cel. Veiga, Quitandinha e Bingen. Os proprietários de lojas de conveniências que funcionam nos postos estão sendo orientados a adequar a atividade ao Código de Posturas. Se as lojas não regularizarem a situação junto à secretaria, logo recebam a notificação, podem ser multadas em até R$ 2 mil por dia.

Hoje, as equipes da fiscalização vão vistoriar letreiros de propaganda irregular na BR-040.

quarta-feira, outubro 24, 2007

Dia de Cão


Caros amigos,

Além de todos os transtornos enfrentados hoje para chegar ao Centro do Rio, temos que encarar o despreso da Única pelos usuários de Itaipava, pois, desde que reclamamos da empresa na imprensa estamos enfrentando o "Irizar" que não entra no Menezes Côrtes. Fomos obrigados a desembarcar na Nilo Peçanha debaixo de um aguaceiro!

segunda-feira, outubro 22, 2007

Excesso de velocidade,imprudência e bebida,lideram lista de causas

Para o coordenador do Grupo Petrópolis Resgate, Renato de Sá, somente a conscientização dosmotoristas vai reduzir as estatísticas da violência no trânsito. Acidentes são registrados em toda a cidade. Sobre os perigos da Barão, ele diz prudência reduziria acidentes.

Somente conscientização pode mudar estatísticas de acidentes

Com uma experiência de cerca de oito anos no resgate de vítimas de acidentes e vendo de perto as condições de motoristas envolvidos em colisões, o coordenador do Grupo Petrópolis Resgate, Renato Ghiggino de Sá, avalia que mais importante do que adotar medidas em relação às condições das pistas, é conscientizar motoristas sobre os riscos da imprudência ao volante. O coordenador do Grupo ressalta, entretanto, que a principal responsabilidade é dos pais, uma vez que a violência no trânsito vem crescendo principalmente entre adolescentes e jovens.

A análise do coordenador condiz com a estatística da Secretaria Municipal de Saúde que mostra que, em 2006, foram registrados 674 acidentes de moto dos quais mais de 60% das vítimas eram adolescentes e jovens com idade entre 15 e 29 anos. No mesmo ano, foram 683 acidentes de carro, e quase 30% tinham condutores com idade entre 20 e 29 anos. Ao todo, 62 pessoas morreram em acidentes em diferentes pontos da cidade (inclusive BR-040). "Estes números só serão reduzidos a partir do momento que as famílias dos motoristas se envolverem e se responsabilizarem quando entregam um veículo nas mãos de seus filhos. Esta é a responsabilidade maior, pois a orientação chamada de EDUCAÇÃO começa dentro de nossas casas e deve ter continuidade nas rua através de fiscalização rigorosa e campanhas educativas", afirma.

Renato Ghiggino lembra que a maior parte dos acidentes graves acontecem nos fins de semana, nos horários entre 4h e 6h da manhã, quando jovens saem de festas, boates e casas de shows. Segundo o coordenador do Grupo, a maior parte dos acidentes tem como origem o abuso de bebida e de velocidade. "Ao ingerir álcool, a pessoa passa por uma completa transformação, com derivações de humor, raciocínio e a razão, motivo este que tem levado cada vez mais cedo a vida das pessoas", diz. Mas não é só o álcool o grande vilão da história. Segundo ele, o excesso de velocidade, principalmente onde existem vias sem obstáculos, como redutores ou radares, também é grande causador de acidentes. "Isto ocorre em todo o território nacional só que não vemos, pois somente quando um grande acidente ocorre existe uma divulgação maciça dos meios de comunicação", diz.

Ao todo, no ano passado foram registrados 1997 acidentes. Os atendimentos às vítimas de politraumatismos geraram um custo de mais de R$ 5 milhões ao setor de emergência do Hospital Santa Teresa, responsável pelo atendimento dos casos. Estatísticas da Polícia Militar apontam que entre os meses de janeiro e setembro deste ano foram registrados 375 acidentes com vítimas, e 1017 colisões sem vítimas.

domingo, outubro 21, 2007

BR-040: ex-vereador sugere pedágio em apenas uma direção

Diário de Petrópolis:

O ex-vereador Fernando Fortes está gastando horas de seus dias e de suas noites debruçado sobre o contrato de concessão da rodovia BR-040 para a concessionária Concer. Ao analisar as 57 páginas e mais de 300 artigos do contrato, Fernando chegou à conclusão de que o petropolitano é o usuário mais prejudicado pela concessionária ao utilizar a rodovia.

Segundo ele, 40% da renda obtida pelos postos de pedágio na BR-040 vêm de carros com placas de Petrópolis. Entretanto o novo acesso à cidade que, nos termos da concessão, deveria ter sua construção iniciada em 2001 e concluída em 2008, ainda não está pronta. Fernando Fortes afirma, também, que a cidade ficou prejudicada porque a administração municipal não acompanhou de maneira conveniente o processo licitatório.

Neste sentido, ele lembra que a maioria das cidades com apelo turístico procura facilitar o acesso dos visitantes, fato que não ocorre na relação da rodovia com a cidade de Petrópolis. Fernando afirma que a maior parte dos compromissos assumidos pela Concer foram cumpridos, mas um novo acesso à cidade ainda não.

Ele concorda que o preço da tarifa deve ser revisto e explica que entre 1995 e 1996, quando houve a licitação, o mercado ainda não tinha uma idéia real do custo de administração de uma rodovia. "Hoje, vivemos outra realidade e as recentes licitações vencidas por concessionárias espanholas provam que os pedágios podem ser bem mais baratos. Além disso, a Concer ganhou a licitação para administrar uma estrada praticamente nova", avalia.

Com relação às queixas de políticos locais contra a concessionária, Fernando Fortes sugere que os mesmos façam como ele: estudem o contrato e depois peçam uma audiência ao Ministério dos Transportes, caso encontrem falhas na documentação que estejam provocando prejuízos ao usuário.

Ele também propôs que as autoridades pleiteiem junto à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) que os carros com placa de Petrópolis, no percurso Rio-Petrópolis paguem a tarifa apenas uma vez, a exemplo do que acontece na ponte Rio-Niterói.

Ministério Público investiga o pedágio da Concer na BR-040

O Ministério Público Federal já está investigando o preço do pedágio cobrado na rodovia BR-040. De acordo com a Procuradora da República Vanessa Seguezzi, o MP atua num processo que tramita na 2a Vara Federal pedindo ao Tribunal de Contas da União (TCU) informações e documentos acerca da realização de auditoria ou análise sobre reajustes de tarifas realizados pela Concer. A Ação Civil Pública foi proposta pelo Indeccon – Instituto de Defesa dos Direitos do Cidadão Consumidor – em agosto de 2004.

Há duas formas de se questionar atos do Estado ou de seus concessionários, que sejam lesivos ao cidadão ou consumidor. A primeira foi o caminho adotado pelo Indeccon; a segunda seria através de uma Ação Popular, instrumento regulamentado pela Lei no 4.717/1965, segundo a qual qualquer cidadão é parte legítima para pleitear a anulação de atos lesivos ao patrimônio da União.

A procuradora lembra que o TCU já determinou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a revisão das tarifas de pedágio na BR-040 pela Concer. Segundo ela, se realmente for concluído que os valores estão em desacordo com a realidade, pode ser ajuizada uma ação civil pública contra a concessionária. Mas ela ressalta que neste tipo de ação sempre cabe recurso. Ela não soube estimar quanto tempo pode levar até a sentença definitiva, mas aconselhou os usuários da estrada a guardarem os seus recibos de pedágio. Caso a empresa seja condenada pela cobrança abusiva, o usuário poderá, com os recibos, pedir o ressarcimento. Caso contrário, a empresa depositará o valor estimado no Fundo Nacional dos Direitos Difusos, destinado a projetos ambientais, recuperação do patrimônio público, e a propostas relativas aos direitos do consumidor.

Diante de situação semelhante, a procuradora pediu através de liminar, a suspensão do processo de licitação da BR-393, que liga Volta Redonda a Três Rios, por falha no edital. Um dos motivos foi a falta de exigência de vias alternativas no trecho entre Sapucaia e Barra do Piraí. A interpretação da Justiça gera controvérsia: para os tribunais, a Serra Velha serve de alternativa para a BR-040 para quem percorre o trecho Rio-Petrópolis e vice-versa. Para alguns advogados, a serra velha não pode ser considerada alternativa, por causa das condições precárias.

sábado, outubro 20, 2007

Vereadores fazem carta contra a Unica

Tribuna de Petrópolis:

O vereador Marcio Arruda (PMDB) apresentou ontem a carta assinada por vários parlamentares e que será enviada ao presidente do Detro, Rogério Onofre. A principal reivindicação dos vereadores é para que o órgão tome as providências com relação ao monopólio das empresas Unica e Facil, que segundo eles, é uma única empresa e não duas. Outra medida é que o Detro reveja o valor da passagem, pois, na avaliação dos vereadores, o preço deveria ser menor, já que houve uma redução no trajeto dos ônibus.
Na carta, o Poder Legislativo de Petrópolis afirma que há muitos anos o consórcio Unica/Facil é responsável pelo transporte de passageiros entre o Rio e Petrópolis. Os vereadores lembram que é “do conhecimento público que as duas empresas são, na verdade, uma só, dividindo os mesmos recursos humanos, garagem e sócios. Este verdadeiro monopólio sempre conspirou contra a possibilidade da prestação de melhores serviços, melhor atendimento, melhores viaturas, melhores tarifas, mais possibilidades de horários e até o elementar uso de banheiros a bordo”.
Na carta, os vereadores pedem que o Detro se empenhe na abertura de uma nova licitação para a concessão desses serviços, “sob pena do próprio Detro perder sua boa imagem de responsável pela fiscalização e regulamentação da atividade”. Os vereadores lembram ainda que, em 2006, o Município inaugurou sua nova rodoviária, fazendo com que novos itinerários gerem uma economia de cerca de nove quilômetros em cada viagem. Por causa disto, eles pedem a redução do valor da passagem.
Desde o início do ano, por causa das constantes reclamações nos gabinetes, os vereadores têm se manifestado contra a Unica/Facil, chegando a acusar o Detro de omissão.

sexta-feira, outubro 19, 2007

BR-040: deputado entra na briga contra pedágio

O deputado estadual Ronaldo Medeiros afirmou ontem que vai se empenhar no sentido de que o usuário da BR-040 seja melhor atendido e pague uma tarifa mais justa. Ele pretende entrar em contato com o presidente da concessionária que administra a rodovia, Pedro Johnson, para que o mesmo esclareça a razão do alto custo do pedágio e a deficiência na prestação de serviços.

O deputado revela que antes de agendar uma reunião, pretende fazer contato telefônico com o presidente da Concer para, depois, decidir se vai levar o assunto à Comissão de Transportes da Assembléia ou reunir uma comissão de políticos e cidadãos petropolitanos para reivindicar melhor atendimento à população que se utiliza da estrada.

Ronaldo afirmou que a Concer não tem cumprido vários pontos do contrato. "Não se trata apenas da tarifa de pedágio, que é absurda, um verdadeiro roubo, mas há muitas outras coisas erradas".

Como exemplos de "outras coisas erradas", o deputado diz ter recebido muitos e-mails com reclamações sobre a tarifa embutida nos bilhetes de passagem. De acordo com essas queixas, um ônibus com lotação completa arrecada mais do que a tarifa que deixa nas cabines da Concer. "E o troco fica com a empresa de ônibus", afirma.

Medeiros também cobrou a duplicação da rodovia, prometida para o ano que vem, e a iluminação pública do trecho de Serra. Ronaldo ainda chamou atenção para os caminhões-cegonha que transportam os carros da montadora Fiat para o porto do Rio de Janeiro e voltam vazios, em comboios de até 20 caminhões, para Minas Gerais. "Eles ocupam as duas pistas, muitas vezes apostando corrida entre si, e provocam a formação de uma longa fila de carros leves atrás deles. Sei que essa fiscalização também compete à Polícia Rodoviária, mas a Concer poderia disciplinar este tipo de transporte para que o mesmo não fosse realizado em horários de pico", concluiu.

Presidente da Acirp protesta

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Rural de Petrópolis, Jésus Mendes Costa, afirmou ontem que o custo do pedágio "tem um impacto natural no movimento do comércio da cidade".

Embora admita que aqueles que utilizam a estrada todos os dias para estudar ou trabalhar no Rio sejam os que mais sofrem, ele também disse que o turismo e o comércio são afetados. "As pessoas vêm a Petrópolis, mas vêm reclamando", destacou.

De acordo com o líder empresarial, "o valor cobrado é injusto, caro", e não traz nenhum benefício ao usuário. "Temos que nos mobilizar e lutar contra fatores como esse, pois a isenção de barreiras sempre melhora o movimento do comércio e a economia como um todo", concluiu.

Localização das praças de pedágio na BR-040

São três as praças de pedágio ao longo do trecho de 184 quilômetros concedido à Concer. A tarifa é a mesma em cada um dos trechos e custa R$ 6,70; totalizando, ao final da viagem a quantia de R$ 20,10 para um carro de passeio. As praças estão situadas nos seguintes pontos e, ao percorrer todos os trechos, o motorista estará pagando uma tarifa de R$ 0,11 por quilômetro. Caso se desloque apenas de Petrópolis ao Rio, o custo se eleva para R$ 0,13 / Km, mais de 20 vezes maior do que a tarifa prevista para o trecho Sul da BR-116 (de Curitiba à divisa com o RS), onde o preço / Km será de R$ 0,0065.

01-Km 104,4 – Xerém – Duque de Caxias, RJ

Possui 15 cabines de pedágio
5 cabines no sentido Juiz de Fora
5 cabines no sentido Rio de Janeiro
5 cabines reversíveis

02-Km 45,5 – Pedro do Rio – Petrópolis, RJ

Possui 7 cabines de pedágio
2 cabines no sentido Juiz de Fora
2 cabines no sentido Rio de Janeiro
3 cabines reversíveis

03-Km 816,4 – Simão Pereira, MG

Possui 7 cabines de pedágio
2 cabines no sentido Juiz de Fora
2 cabines no sentido Rio de Janeiro
3 cabines reversíveis

O valor das tarifas é o mesmo nas três praças, sendo cobrado em ambos os sentidos e varia de acordo com as características do veículo.

quinta-feira, outubro 18, 2007

quarta-feira, outubro 17, 2007

Atraso de uma hora do ônibus para o Castelo transtorna vida de passageiros

Tribuna de Petrópolis:
O atraso de uma hora para o embarque do ônibus Petrópolis/Castelo, da Viação Única, causou transtorno para os petropolitanos que trabalham no Rio de Janeiro. O ônibus que sai diariamente de Itaipava não fez a viagem das 6h45. A falta do primeiro veículo acumulou os passageiros para o horário seguinte, de 7h15, que só seguiu viagem às 7h30. Muitos passageiros perderam os compromissos marcados e chegaram somente às 10h para os respectivos trabalhos.
O administrador Fernando Constantino destaca que chegou com uma hora de atraso no trabalho e sua mulher perdeu o vôo de 9h30 para São Paulo. “Ela semanalmente pega esse avião para São Paulo. Os pequenos atrasos não chegam a interferir, mas dessa vez ela perdeu o vôo”, disse Fernando, destacando que diariamente os passageiros enfrentam atrasos entre 10 e 15 minutos. O representante do grupo Pax, Paulo Cardozo, que busca melhorias para o transporte na cidade, principalmente o intermunicipal, destacou que o que ocorreu foi uma junção de desorganização e falta de respeito com o passageiro. “Entrei em contato com a empresa e eles disseram que estavam sem motorista. O que impressiona é o fato de ser um retorno de um feriado e não terem outro para substituir”, destacou Paulo, que reforçou os constantes atrasos.
Através de sua assessoria, a empresa informou que sempre cumpre todos os horários pontualmente e que desta vez foi um imprevisto, pois o motorista da viagem de 6h45 passou mal e não tinha condições de seguir viagem. Sobre a passageira que perdeu o vôo para São Paulo, a empresa disse que irá ressarcir qualquer prejuízo.
Os passageiros voltaram a reclamar das más condições do ônibus. Segundo Fernando, a falta de manutenção tem deixado os veículos com poltronas quebradas e com problemas no ar-condicionado. “Já tivemos que trocar de veículo por causa de mau cheiro”, disse Fernando. Paulo Cardozo acrescenta que em alguns carros falta a lâmina que permite a liberação do ar condicionado: “As pessoas colocam papel amassado para não ficar com ar gelado durante toda a viagem”.
Sobre as condições dos ônibus, a assessoria da empresa informou que não há ônibus em mau estado de conservação. Ainda de acordo com a Única, todos os veículos passam por manutenção constante e problemas são comuns. E orientou que quando o passageiro viajar em veículos com poltronas quebradas deve entrar em contato com a empresa.

Mentir ficou mais fácil com uso de torpedos, diz estudo

Mais da metade dos usuários de telefones celulares em cinco países europeus acha que o uso de torpedos tornou o ato de mentir mais fácil e comum, diz um estudo feito em parceria pela London School of Economics (LSE) e a empresa de telefonia celular britânica Carphone Warehouse.

A pesquisa, feita na Espanha, França, Alemanha, Suécia e Grã-Bretanha, é parte do estudo de longo prazo Mobile Life, cujo objetivo é avaliar o impacto do celular sobre a vida cotidiana.

Cinco mil pessoas participaram da quarta etapa do estudo, que teve como foco questões como confiança, relacionamentos e a família, e buscou destacar diferenças nacionais.

A pesquisa revelou que 60 por cento dos entrevistados acha que o celular tornou a mentira mais comum. Na Grã-Bretanha, esse número sobe para 70%.

As pessoas dizem que acham mais fácil mentir em uma mensagem de texto do que em uma conversa telefônica ou pessoalmente.

O estudo fez outras constatações. A metade dos entrevistados admitiu que leria os torpedos dos parceiros sem lhes pedir permissão.

Entre os britânicos, 60% leriam as mensagens dos parceiros se suspeitassem infidelidade.

Entre todos os entrevistados, as mulheres se mostraram mais dispostas a bisbilhotar no celular do parceiro (66%) do que os homens (53%).

Um em cinco dos entrevistados disse ter enviado mensagens sexualmente explícitas.

Das cinco nacionalidades participantes, os suecos foram os que mais admitiram enviar mensagens com conteúdo sexual.

Um quarto dos jovens britânicos disse estar "viciado" no telefone celular.

Um terço dos britânicos com idades entre 16 e 24 anos diz que se sentiria "desprezado" se não recebesse chamadas ou torpedos por um dia.

O estudo também revelou que os britânicos são duas vezes mais propensos a reciclar seus telefones celulares velhos do que os entreveistados dos outros países.

Um dos coordenadores do projeto, Carsten Sørensen, da LSE, disse que o estudo faz revelações interessantes sobre as diferenças na forma como o celular afeta a vida cotidiana das populações dos diferentes países.

"Por exemplo, a Grã-Bretanha é uma nação muito mais SMS do que as outras quatro", disse Sørensen.

"Diferenças nacionais foram de maneira geral muito mais predominantes do que diferenças entre os sexos", ele acrescentou.

Segundo o acadêmico, o estudo mostra quão integral à vida européia o celular se tornou.

Para Sørensen, o telefone celular traz novas formas de interação social e levanta questões sérias sobre a moral e a etiqueta.

terça-feira, outubro 16, 2007

segunda-feira, outubro 15, 2007

Comércio não abrirá hoje

O comércio do centro – inclusive supermercados - fica fechado hoje, em comemoração ao Dia dos Comerciários. Em Itaipava, as lojas ficam fechadas hoje e amanhã. Os bancos funcionam normalmente amanhã.

Os pontos turísticos, excepcionalmente, estarão abertos amanhã. "Acreditamos que pontos como o Museu Imperial, Palácio de Cristal e Casa de Santos Dumont estarão lotados", disse presidente da Fundação de Cultura e Turismo Marcos S. Thiago.

A Casa do Colono faz uma promoção, amanhã, para comemorar o Dia do Professor. Para os que comprovarem a profissão, com contra-cheque, a entrada será franca. A casa funciona das 9 às 17 horas. A fundação de Cultura e Turismo espera um grande movimento, por causa do feriadão.

A Academia Petropolitana de Educação promove chá, no restaurante Falconi, em homenagem aos professores. A presidente da Academia, professora Crisane Mendes Carvalho divulgou nota em homenagem aos colegas de profissão. "Sem o professor e sem o educador, não há como fazer frutificar as esperanças de felicidade, nem como manter aceso o traço luminoso da solidariedade, do amor compartilhado e do incansável propósito de bem servir...", diz a nota.

domingo, outubro 14, 2007

PEDÁGIO MAIS CARO DO PAÍS É NA BR-040

Após o leilão de rodovias realizado na terça-feira pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o petropolitano que se utiliza da BR-040 para chegar ao Rio de Janeiro ficou, literalmente, com "a pulga atrás da orelha".

Considerando-se os R$ 6,70 pagos atualmente pela utilização de aproximadamente 50 quilômetros da rodovia, chega-se à conclusão de que algo está errado, pois em todos os sete trechos de rodovias federais licitados pela ANTT, o custo é consideravelmente inferior ao cobrado no percurso Rio-Petrópolis. Neste trecho o custo por quilômetro é de aproximadamente 13 centavos

Apenas para termos de comparação, as estradas licitadas terça-feira passarão a oferecer um custo por quilômetro consideravelmente menor. Na Rodovia Fernão Dias, entre SP e BH, a extensão de 562 quilômetros terá um custo total de R$ 7,98 para o motorista, significando pouco mais de 1,4 centavo / quilômetro. Na BR-153, entre as divisas de Minas Gerais e Paraná, passando por São Paulo, são 321 quilômetros, pelos quais o usuário pagará a quantia de R$ 2,45; ou seja, apenas sete milésimos de Real por quilômetro percorrido. Entre Curitiba e Florianópolis, passando por três rodovias diferentes, são percorridos 382 quilômetros, que passarão a custar R$ 5,14 no total; 1,3 centavo por quilômetro ou um décimo do preço cobrado entre o Rio e Petrópolis, proporcionalmente.

A Régis Bittencourt, uma das rodovias mais movimentadas do país, liga São Paulo a Curitiba e conta com 401 quilômetros de extensão. Em seis postos de pedágio serão cobrados R$ 8,18; total de 2 centavos para cada mil metros percorridos. A partir da ponte Rio-Niterói até a divisa com o Espírito Santo, pela BR-101, percorrem-se 320 quilômetros ao custo total de R$ 11,29; 0,035 centavos / Km. Na BR-393, entre Volta Redonda e Além Paraíba, são 200 quilômetros, cuja utilização custa R$ 2,94 ou 1,4 centavo / quilômetro, o mesmo preço cobrado na Fernão Dias. No trecho Sul da BR-116, com extensão de 412 Km, entre Curitiba e a divisa com o Rio Grande do Sul, serão cobrados apenas R$ 2,54; ou seja, apenas seis milésimos de Real para cada mil metros de estrada, 21 vezes menos do que o preço cobrado pela Concer na BR-040.

Pela concessão das diversas praças de pedágio, as vencedoras dos trechos licitados devem investir R$ 19,8 bilhões para a recuperação da malha e em equipamentos de socorro e assistência ao usuário.

A reportagem do Diário tentou contato com a direção da empresa concessionária, mas não obteve sucesso até o fechamento desta edição.

Concer: vereador Vadinho quer revisão do contrato

O ereador Osvaldo do Vale, que também é proprietário de uma empresa de transporte rodoviário, criticou o valor do pedágio cobrado pela Concer, concessionária que explora o trecho Rio de Janeiro – Juiz de Fora da rodovia BR-040, e afirmou que a Câmara de Vereadores deve pressionar o Governo Federal a rever e aperfeiçoar o contrato de concessão.

Uma análise comparativa entre o preço do pedágio por quilômetro e as tarifas previstas na licitação para as rodovias federais, na última semana, mostrou que o custo entre o Rio de Janeiro e Petrópolis é muito mais alto.

No trecho Sul da BR-116, com extensão de 412 Km, entre Curitiba e a divisa com o Rio Grande do Sul, por exemplo, a taxa será de R$ 2,54, o equivalente a seis milésimos de Real para cada mil metros de estrada. O valor é 21 vezes menor do que o preço cobrado pela Concer na BR-040.

Os 382 quilômetros entre Curitiba e Florianópolis, que passa por três rodovias diferentes, terão taxa de R$ 5,14 no total, o que equivale a 1,3 centavo por quilômetro ou um décimo do preço cobrado entre o Rio e Petrópolis.

Vadinho acha que as condições da BR-040 melhoraram depois da privatização. "Mas o preço de R$ 6,70 por eixo é abusivo, pois o serviço prestado pela concessionária é deficiente", reclama, afirmando que a rodovia deveria ser melhor sinalizada. "Especialmente avisando aos motoristas que a Serra é longa, pois aqueles que não a conhecem podem se iludir em alguns trechos, pensando já terem chegado ao seu final, quando na verdade, são 21 quilômetros de subida".

Ele critica também o fato de muitas cabines não operarem mesmo nos horários de maior movimento, causando demora e até pequenos congestionamentos. "Precisa haver mais gente nas cabines de cobrança", afirma.

Vadinho também reclama da falta de passarela em alguns pontos de bastante movimentação de pedestres, como na altura de Vila Rica e Mangalarga. Ele ressalta que estas obras não estão previstas no contrato entre a Concer e o DNIT – Departamento Nacional de Infraestutura Terrestre – mas são plenamente justificáveis em razão do imenso volume de dinheiro arrecadado pela concessionária e pelo aspecto da segurança, tanto dos motoristas quanto dos moradores destas regiões, que têm que se arriscar para atravessar a pista.

sábado, outubro 13, 2007

Horário de Verão

Horário de verão começa à meia-noite em três regiões do país

O horário de verão deste ano começa à 0h de domingo (14). Os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

A medida vai vigorar até a meia-noite do dia 16 de fevereiro do ano que vem. O horário de verão 2007/2008 terá 125 dias de duração, 13 a mais do que o de 2006/2007.

O principal objetivo da mudança de horário é reduzir a demanda por energia elétrica, ou seja, a quantidade máxima de energia consumida em um determinado momento, geralmente entre 17h e 22h. O Ministério de Minas e Energia prevê uma economia de mais de 2.000 MW, o que significa uma redução no consumo no horário de pico entre 4% e 5%.

Em 2006, a economia foi de R$ 50 milhões com geração termelétrica com o novo horário.





Economia

De acordo com o ministério, nessa época a demanda aumenta muito por causa do calor e do crescimento da produção industrial para o Natal.

No período em que o horário de verão é adotado, os dias têm duração maior por causa da posição da Terra em relação ao sol. Com o maior aproveitamento da luminosidade natural, o governo espera reduzir o consumo de energia elétrica.

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, com duração de cinco meses. Até 1967 a mudança no horário foi decretada nove vezes. Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupções, com diferenças apenas nos Estados atingidos e no período de duração.

sexta-feira, outubro 12, 2007

Veículos furtados em Petrópolis: 44 em 90 dias

Os agentes da P2, segundo o coronel Calixto Barbosa, estavam investigando a atuação de quadrilhas especializadas nesse tipo de crime desde que ficou constatado um aumento considerável no número de veículos furtados em Petrópolis. “Foram quarenta e quatro carros em noventa dias. Um número muito acima da média”, explica Barbosa. Ao longo das investigações, que incluiu ainda denúncias para o Disque-Denúncia (2242-8005), os policiais conseguiram identificar algumas quadrilhas e suas ramificações, as quais vinham atuando em Petrópolis.
Na noite de terça-feira, o primeiro integrante do bando de China, um outro petropolitano de 22 anos, também morador no Chácara Flora, foi localizado em Petrópolis pela polícia. No momento da prisão ele confirmou sua participação nos crimes e forneceu um endereço mais preciso da casa onde China estaria escondido, assim como a localização do ferro-velho onde eram realizados os desmanches.
Uma equipe de oito agentes da P2 desceu a Serra no mesmo dia. O primeiro local visitado foi o ferro-velho, onde os policiais se surpreenderam com a quantidade de veículos desmontados. No local estavam José Bernardo de Oliveira, 53, proprietário do lugar, seu filho Fabiano de Oliveira Ribeiro, 26 e João Marcos de Oliveira Soares Ferreira, 31, todos moradores naquele município. Juntos, os três desmanchavam o Corsa preto, cuja traseira já havia sido serrada e queimada.

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China pagava de R$ 300 a R$ 500 por veículo roubado em Petrópolis.


Dali, os agentes partiram em busca de China, no bairro Taquara, em Duque de Caxias. O imóvel foi cercado e, logo que os agentes chamaram por Adriano, se identificando como policiais, ele tentou fugir, abrindo caminho a tiros. Houve revide e o homem acabou alvejado. Ele chegou a ser socorrido com vida e levado para o Hospital de Saracuruna, mas não resistiu aos ferimentos e morreu momentos depois. Um revólver calibre 38, usado na troca de tiros, também foi apreendido pelos PMs.
Os outros cinco integrantes da quadrilha foram levados para a 62ªDP, que tem à frente o delegado petropolitano, Robson da Costa Ferreira da Silva, que prestou todo o apoio à equipe da P2, do 26ºBPM. “Com essas prisões, acredito que a incidência desse tipo de crime irá diminuir consideravelmente, entretanto, vamos dar continuidade ao trabalho”, diz o coronel, que acrescentou ainda que um carro roubado na noite de segunda-feira, em Petrópolis, foi recuperado durante a operação.

China pagava até R$ 500 por carro roubado em Petrópolis

Nascido em Petrópolis, no bairro Chácara Flora, era justamente nessa região que ele gostava de atacar. A maioria dos veículos furtados por ele teriam sido levados do Alto da Serra e Sargento Boening. Conforme a polícia, Adriano era o chefe da quadrilha e ensinou o serviço a vários discípulos. Há alguns meses, por conta da pressão feita pela polícia da cidade, que estava em seu encalço, acabou se mudando para Duque de Caxias, no bairro Taquara.
Lá, segundo a Polícia Militar, recebia os veículos furtados na cidade e pagava aos membros da quadrilha, por cada carro furtado, valores entre R$ 300 e R$ 500. Já com ficha criminal, principalmente pelo crime de furto de carros, estava atualmente em liberdade condicional..

quinta-feira, outubro 11, 2007

quarta-feira, outubro 10, 2007

terça-feira, outubro 09, 2007

segunda-feira, outubro 08, 2007

domingo, outubro 07, 2007

Brasil Urgente! As antas atacam!

BUEMBA! BUEMBA! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! Direto do País da Piada Pronta!
"Anta tem as quatro patas queimadas em incêndio." E quem vai assinar as medidas provisórias? Rarará!
E a legenda no "Hoje em Dia", na Record: "Chá de FRAUDAS da Scheila Carvalho". Essa anta queimou as pestanas! E só porque é da Scheila Carvalho tem que botar fraldas com u? Preconceito! E se fosse da Carla Perez? Seria chá com xis, xá! E se fosse na casa do Renan seria chá de fraudes! Rarará!
E, questionado sobre o polêmico carimbo "Congreço", o Lula emitiu uma nota oficial: "Não çei de nada. Açinado Lula da Çilva!". ÇPI da Cedilha Urgente! O Brasil está vivendo momentos ANTAlógicos: fralda com u e Congresso com ç! Pior a Lucianta Gimenez. Que falou pro Oscar Maroni: "Foram 50 dias preso, né? Afinal, são dois meses e meio". Por isso que a anta queimou as quatro patas! E adorei a faixa num templo evangélico: "Quarta da Vitória! Com o pastor Pedro Santana (EX-TRAVESTI)". Seria mais engraçado: ex-travesti e agora mulher! Rarará!
E torno a repetir a definição definitiva de fidelidade partidária: todo político não vai mais poder transar com a amante do outro. E avisa pra Clodovéia que acabou o troca-troca também. E o governador do DF proibiu o gerúndio. Sendo que o problema em Brasília não é de gerúndio, mas de particípio: particípio do mensalão e particípio das negociatas! Rarará!
Efeito "Tropa de Elite": "Nas horas de folga, três soldados viram assaltantes em Cuiabá". Acho que a pena vai ser reduzida porque era nas horas de folga! Rarará! E esclarecimento: a Cow Parade no Rio não faz parte da campanha da "Playboy". E flagraram uma vaca da Cow Parade num orelhão em Copacabana: "Renan, me manda mais um dinheirinho que eu fui assaltada". Rarará.
É mole? É mole, mas sobe! Ou, como diz aquele outro: é mole, mas chacoalha pra ver o que acontece!
Antitucanês Reloaded, a Missão. Continuo com a minha heróica e mesopotâmica campanha "Morte ao Tucanês". Acabo de receber mais um exemplo irado de antitucanês. É que em Belo Horizonte tem um barzinho de sapatas chamado "Borracharia Bar das Meninas". Rarará. Mais direto, impossível. Viva o antitucanês. Viva o Brasil!
E atenção! Cartilha do Lula. Mais um verbete pro óbvio lulante. "Agregado": companheiro metido a grego. Rarará! O lulês é mais fácil que o inglês. Nóis sofre, mas nóis goza. Hoje, só amanhã.
Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno.
E vai indo, que eu não vou!

sábado, outubro 06, 2007

sexta-feira, outubro 05, 2007

quarta-feira, outubro 03, 2007

terça-feira, outubro 02, 2007

Chocolate amargo ajuda a combater fadiga crônica, diz estudo

Da BBC Brasil
Uma dose diária de chocolate amargo pode ajudar a reduzir os sintomas da Síndrome da Fadiga Crônica, apontaram cientistas britânicos.

Pacientes que participaram de um estudo piloto realizado pela Hull York Medical School revelaram que ficaram menos cansados depois de comerem chocolate com alta concentração de cacau.

A Síndrome da Fadiga Crônica é uma condição caracterizada por uma profunda fadiga muscular após esforços físicos. Os sintomas ainda incluem dor de cabeça, memória fraca, dificuldade de concentração, perturbação do sono e irritação.

O líder do estudo, Steve Atkin, disse que a idéia da pesquisa surgiu de uma paciente que relatou ter se sentido mais disposta depois que trocou o chocolate branco e ao leite pelo amargo.

Atkin então resolveu testar outros dez pacientes, que, durante dois meses, receberam uma dose diária de 45 gramas de chocolate amargo.

Após um intervalo de um mês, os voluntários receberam a mesma dose por mais dois meses de chocolate branco ou ao leite.

Os cientistas observaram que quando comeram chocolate amargo, os pacientes apresentaram menos sintomas da fadiga e admitiram que voltaram a se sentir mais cansados ao comer outro tipo de chocolate.

"Apesar de ter sido um pequeno estudo, dois pacientes conseguiram voltar ao trabalho depois de terem ficado de licença durante seis meses", citou o pesquisador.

"O chocolate amargo é rico em polifenol, uma substância que traz benefícios à saúde, como a redução da pressão alta."

Quase !!!

segunda-feira, outubro 01, 2007