domingo, setembro 30, 2007

sábado, setembro 29, 2007

sexta-feira, setembro 28, 2007

Fazenda faz operação em casas noturnas de Itaipava para combater irregularidades

A Secretaria de Fazenda e a Fiscalização de Posturas realizaram uma operação contra irregularidades nas casas noturnas, bares, restaurantes e postos de combustíveis de Corrêas, Nogueira e Itaipava. Quinze estabelecimentos foram visitados nas noites de sexta-feira e sábado (21 e 22/09). Batizada de Operação Noturna, a fiscalização resultou na emissão de 15 notificações e um auto de multa.
“É extremamente necessária a fiscalização para sabermos em quais condições os cidadãos petropolitanos estão freqüentando essas casas de entretenimento. Buscamos orientar os proprietários dos estabelecimentos para que sejam feitas as adequações exigidas pela lei. No caso do não cumprimento dessa legislação, os alvarás poderão ser cassados e os locais interditados”, afirmou o secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa.
A Operação Noturna ainda fez a medição dos decibéis das boates e bares. Os estabelecimentos que não estão enquadrados nas normas estabelecidas pelo Código de Posturas do município têm o prazo máximo de cinco dias para se adaptar. Foram detectados problemas como falta de isolamento acústico e a adaptação do alvará.
Em parceria com o Juizado da Infância, da Juventude e do Idoso, a ação incluiu também os postos de gasolina.

quinta-feira, setembro 27, 2007

BR0-40: relatório atrasado

Até ontem, o vereador Claudemir Andrade não havia conseguido concluir o relatório sobre problemas na BR-040, administrada pela Concer, que pretende enviar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras autoridades, como informou ao Diário há uma semana.
Segundo assessores do vereador, a demora deve-se "às exigências jurídicas". "É preciso observar todos os detalhes descritos no documento. Todo o material está passando por uma análise minuciosa feita por uma junta jurídica. Os documentos também serão lidos por todos os vereadores" explicam.
Toda, dizem os assessores, "é para que o esforço feito na elaboração do documento não seja em vão. O manifesto que possuía 14 páginas na semana passada, já está com mais de 20 páginas. Dia a dia, estão surgindo novas denúncias, as quais são analisadas e anexadas". Entre os arquivos, estão fotos da estrada e matérias jornalísticas descrevendo os acidentes ocorridos na BR-040 estão, fotos da estrada e matérias jornalísticas descrevendo acidentes automobilísticos. "As provas que aferem a veracidade dos documentos são surpreendentes. O relatório inclui informações de grande relevância", declaram os assessores.
Com o objetivo de causar grande impacto, o vereador responsável pelo relatório espera reunir a assinatura de todos os vereadores de Petrópolis.

quarta-feira, setembro 26, 2007

terça-feira, setembro 25, 2007

Passagem interestadual gratuíta

O Estatuto do Idoso prevê que pessoas com mais de 60 anos e renda individual de até dois salários mínimos têm direito a passagens gratuitas ou com desconto em viagens interestaduais de ônibus, trem ou embarcações.

No entanto muitos idosos nessa situação perdem o beneficio, porque não têm como comprovar renda. Por isso, o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) começou a emitir gratuitamente carteirinhas que vão manter o benefício dessas pessoas.

"O decreto que regulamenta a gratuidade, estabelecida pelo Estatuto do Idoso, diz que os idosos que não têm como comprovar essa renda receberão um documento ou carteira", explicou a coordenadora de Política Nacional do Idoso do MDS, Patrícia Souza De Marco, em entrevista ao programa Revista Brasil da Rádio Nacional AM.

Segundo ela, os idosos que têm como comprovar renda, seja com a carteira de trabalho, o extrato da Previdência Social, contra-cheque ou outras formas, não precisarão da carteira.

A coordenadora disse que o idoso que tiver direito à carteirinha deve se dirigir à Secretaria de Assistência Social do município onde mora com seus documentos e da sua família.

"Eles se dirigem as secretarias de Assistência Social, são inseridos no cadastro pelas secretarias municipais. Ela [a secretaria] entra num sistema nacional que foi criado pelo MDS e faz o pedido da carteira, insere todos os dados do idoso no sistema e o ministério então elabora e numera a carteira. A numeração é nacional".

"As secretarias municipais entram no sistema e imprimem a carteira, que já vem com os dados. Ela só vai colocar a sua identificação, a foto do idoso e plastificar. É uma emissão nacional. É importante esclarecer que enquanto a carteira não for emitida, o idoso pode fazer suas viagens com uma declaração das secretarias, com validade de 45 dias".

Patrícia De Marco afirmou que a gratuidade das passagens para esses idosos tem o objetivo de integrar o idoso na sociedade. "O idoso pode viajar quantas vezes ele quiser. Esse benefício permite uma convivência e uma participação comunitária, social e familiar grande. Ele tem uma repercussão muito importante para idosos que moram longe da família".

Ela acrescentou que a emissão da carteirinha também tem o objetivo de inserir os idosos em programas sociais. "O nosso intuito da assistência social não é só emitir a carteira. É ter contato com esse idoso, conhecê-lo e inseri-lo nos programas sociais da secretarias municipais e do governo federal. A idéia é ampliar o atendimento aos idosos".

O Decreto 5.934/06 determina que, em viagens interestaduais, dois assentos deverão ser reservados para idosos viajarem gratuitamente. Se forem ocupados, o idoso tem direito a um desconto de 50% no valor da passagem.

domingo, setembro 23, 2007

sábado, setembro 22, 2007

Pedestres sem vez em Itaipava

Falta de estrutura para o trânsito de pessoas gera o grande fluxo de carros

Ludmila Curi
ludmila.curi@oglobo.com.br


A equipe do GLOBO-Serra convidou o arquiteto Andres Cebrián, do grupo Amigos de Itaipava, para avaliar a situação do trânsito no distrito. O morador acredita que a falta de estrutura para o pedestre explica por que tantos veículos circulam na área, causando engarrafamentos.

Apenas um pequeno trecho da Estrada União e Indústria dispõe de calçadas. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Petrópolis, são cerca de 1.800 metros.

— Há um mês terminamos o trecho que vai do Horto até o Shopping Estação. Trabalhamos na área de maior movimento de pedestres. A idéia é continuar numa próxima etapa, mas ainda não temos uma previsão de quando isso vai acontecer — diz o secretário de Obras, Aldir Cony.

A falta de policiamento na via permite estacionamentos irregulares nas áreas reservadas ao pedestre e não contribui para a segurança dos alunos de cinco escolas da região, entre elas o Ciep Cândido Portinari.

— Vamos destacar uma turma de agentes de trânsito para Itaipava dentro de um mês.

Com a liberação do trânsito na Rua do Imperador, atuaremos com mais intensidade na região dos distritos, fazendo a fiscalização e o patrulhamento — garante Eduardo Ascoli, presidente da CPTrans.

O quebra-molas com faixa de pedestre em frente ao Parque de Exposições de Petrópolis foi uma proposta da associação Amigos de Itaipava.

A idéia consegue conciliar o trânsito de carros e pessoas na União e Indústria. A CPTrans prevê a construção de mais sete redutores do mesmo modelo, sendo um deles na área escolar.

— A administração de Itaipava está ligada a Petrópolis, que é uma cidade histórica e recebe mais carinho — lamenta Andres Cebrián.

sexta-feira, setembro 21, 2007

Fazenda interdita boate em Itaipava

O secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa, com apoio da Fiscalizaçãode Posturas, interditou por tempo indeterminado, a boate Itaipava Show, localizada na Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues, n.o 89. O estabelecimento, que não tinha tratamento acústico, funcionava sem alvará e sem segurança. A boate também não possuía saídas de emergência e nem o certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. O proprietário foi autuado por infringir o Código

de Posturas.

Segundo Patuléa, o embargo foi realizado pela absoluta falta de estrutura do estabelecimento. "A casa noturna estava completamente irregular e mesmo assim funcionou por pelo menos dois fins de semana seguidos. Essa atitude dos proprietários desrespeitou as leis municipais e colocou em risco a segurança das pessoas que

freqüentaram o espaço, pois nem a saída de emergência estava em

conformidade com que à lei exige", ressaltou.

A obra também se encontrava embargada e o proprietário não apresentou o alvará expedido pelo Juizado da Infância e da Juventude e nem o da Vigilância Sanitária. O letreiro estava em desacordo com o estabelecido pelo código, que prevê no máximo 60 centímetros de altura.

Patuléa esclareceu que "não é interesse da Secretaria de Fazenda proibir a abertura de novas casas de entretenimento, mas todas elas necessitam seguir os padrões exigidos pelo Código de Posturas do Município. Dessa maneira resguardamos as famílias petropolitanas, que tem o direito de saber qual o nível de segurança e conforto que as boates e casas de shows oferecem aos seus filhos".

O juiz da Vara da Infância apoiou a ação da Secretaria de Fazenda. "A Prefeitura combate um problema que vem tirando o sono de muitos pais. Os filhos vão até as boates, mas é preciso saber quais as reais condições desses lugares. Parabenizo e agradeço a atitude, e me coloco à disposição" afirmou o juiz Alexandre Teixeira de Souza.

O secretário de Fazenda lembrou ainda que a boate já havia sido avisada anteriormente e não respeitou a notificação. Para o secretário de Fazenda, o ideal "é continuarmos com as ações para coibirmos que as novas boates e as já existentes funcionem sem a devida adequação as leis municipais. Temos que fazer valer o Código de Posturas", explicou.

Estacionamento Pelo não cumprimento de exigências feitas pela Secretaria de Fazenda, o estacionamento que funciona irregularmente na Rua Visconde do Bom Retiro, no espaço onde antes se localizava um ferro-velho, foi notificado a encerrar as atividades. De

acordo com o chefe da Fiscalização de Posturas, Alexandre Vogel, o estabelecimento não se adequou aos parâmetros estipulados pelo Código de Posturas.

"Sem as devidas alterações no espaço físico, valendo o cumprimento das leis municipais, o estacionamento deve parar com maior brevidade suas atividades. Caso a notificação seja desrespeitada, vamos autuar e interditar por tempo indeterminado o espaço", explicou Vogel.

quinta-feira, setembro 20, 2007

Venda 46

No Shopping Estação:
Especializada em ervas, temperos, produtos regionais e em cachaças de todo o Brasil, a cachaçaria, das sócias Ana Carolina Gueron e Patrícia Maranhão, surpreende os apreciadores de caipirinhas. Abacaxi com pimenta rosa, limão com anis estrelado, lima com erva-doce, banana com damasco, limão com açúcar mascavo e hortelã, lima com cidreira e morango com chocolate são as opções oferecidas.
Ana Carolina admite que as receitas foram pensadas para proporcionar produtos exclusivos e que as novidades surgiram da idéia de unir os dois fortes da casa: a cachaça e as especiarias. "Buscamos um diferencial no paladar e no aroma da bebida. As pessoas acham muito interessantes as combinações".
A brincadeira das sócias com os sabores começou no Rio, mas as caipirinhas especiais nasceram em Itaipava: "Tínhamos experiência de misturar sabores porque, há dois anos, trabalhamos juntas em um bar no Rio e trouxemos a idéia para desenvolver em Itaipava. As receitas das caipirinhas são exclusivas da Venda, não existem em outro lugar", lembrou Ana, adiantando que em breve novas receitas serão desenvolvidas.
As caipirinhas fizeram tanto sucesso que, em nove meses de funcionamento, a Venda já foi ampliada. Um deck com mesas foi construído para dar mais conforto aos clientes. Mas não são só as misturas no tradicional drinque brasileiro que chamam a atenção. O local possui mais de 100 tipos de ervas e 50 rótulos de cachaças, vindas de todo o Brasil.

quarta-feira, setembro 19, 2007

Radares já multam em Itaipava

Atenção com os quatro radares instalados pela CPTrans na reta da Granja Brasil, em Itaipava. Ao todo a CPTrans prevê a instalação de 10 radares para controlar a velocidade, numa das áreas onde ocorrem mais acidentes de trânsito no município. A velocidade máxima em toda área urbana ao longo da estrada é de 50km/h.

Os radares foram instalados nos dois sentidos da reta. Quem passar a mais de 50km/h será multado. A partir de 60km/h, a infração é considerada gravíssima e a multa ultrapassa os R$ 500. Mas, a intenção, segundo a CPTrans não é punir motoristas, mas prevenir acidentes, que envolvem em sua maior jovens e são provocados por excesso de velocidade.

Segundo a CPTrans os equipamentos serão um reforço na tentativa de reduzir o número de acidentes na rodovia. Apesar da instalação de dezenas de redutores (quebra-molas), há freqüentes registros de excesso de velocidade. Segundo o Petrópolis Resgate, em sua maioria os jovens entre 17 a 26 anos são as principais vítimas dos acidentes que marcam os fins de semana na União e Indústria. "A colocação de radares é medida necessária, mas não evita acidentes. O ideal seriam redutores de velocidade nos pontos onde a incidência de acidentes é maior, juntamente com uma fiscalização rígida" opinina Renato Ghiggino Sá, coordenador do Grupo Petrópolis de Resgate.

Ghiggino acredita, também, que radares moveis surtiriam mais efeito, já que motoristas diminuíram a velocidade ao longo de toda a estrada por não saber a localização dos mesmos, uma vez que os radares móveis poderiam estar operando em qualquer ponto da pista. "No caso do radar fixo, quando o motorista sabe sua localização, a tendência é reduzir bruscamente a velocidade; quando ultrapassa o radar, volta a acelerar o carro", explica.

terça-feira, setembro 18, 2007

Incêndio chega a Itaipava

Equipes do Corpo de Bombeiros, do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da brigada de incêndio do Ibama (Previ Fogo) trabalharam ontem no combate a focos de incêndio em três diferentes pontos da cidade. A situação mais grave é a de um incêndio de grandes proporções que começou na região de Secretário na semana passada e já consumiu 400 hectares de Mata Atlântica na região dos distritos.

O incêndio, que teve início na quarta-feira, em Secretário, e já havia chegado a Araras na sexta-feira, chegou a Itaipava no fim de semana. O fogo atingiu a área próxima de condomínio na região da Manga Larga e assustou os moradores. Alguns veranistas chegaram a ir embora na manhã de domingo.

O combate ao fogo mobilizou equipes do IEF e 70 homens do Corpo de Bombeiros de Petrópolis e de Itaipava. "Há quatro dias, estamos com equipes trabalhando em tempo integral no local", disse o comandante do 15a Batalhão do Corpo de Bombeiros, coronel Souza Vianna. O comandante da operação lembra que durante todo o dia de ontem quatro aeronaves auxiliaram os trabalhos, fazendo o combate aéreo com água.

No fim da tarde, o coronel informou que os focos de incêndio já estavam controlados. Mas, apesar disso, trinta homens foram mantidos de prontidão no quartel, para o caso de necessidade. "O fogo já está dominado, mas tudo vai depender do vento e das condições do tempo. Por isso, manteremos uma equipe de prontidão", explica.

Também na tarde de ontem uma equipe do Corpo de Bombeiros de Itaipava combateu focos de fogo em vegetação na região de Madame Machado.

segunda-feira, setembro 17, 2007

Rio-Petrópolis atingiu seu limite

Após 79 anos de estrada, a primeira rodovia do país mantém as mesmas características de sua construção, no entanto, o número de veículos que trafega pela pista de subida da Rio-Petrópolis cresceu de maneira formidável. De acordo com a Concer, concessionária que administra a rodovia, a estrada está perto do limite de sua capacidade. Muitos motoristas não concordam. Para eles, esse limite já expirou há muito tempo.

A Concer sustenta que a estrada ainda suporta um aumento de 15% do tráfego atual, mas técnicos afirmam que, do ponto de vista geométrico, já está ultrapassada: é excessivamente sinuosa especialmente para veículos mais pesados e a largura é de apenas sete metros.

Os motoristas de carretas e caminhões de grande porte são os mais prejudicados, com a falta de espaço na hora de realizar curvas e ultrapassagens. Entre eles, Valmir de Jesus, com a experiência de 10 anos de estrada, diz que já presenciou inúmeros acidentes na subida da serra. "Os carros pequenos não respeitam os caminhões e aproveitam para ultrapassá-los nas curvas, que são muito fechadas, infelizmente já vi alguns amigos colidirem e capotarem neste trecho", conta.

Roberto Ferreira classifica a rodovia, como uma das mais perigosas e difíceis de dirigir no Brasil. Ele viaja com uma caminhão-cegonha de 22 metros e 40 centímetros. "Quando abro para fazer a curva, os automóveis pequenos aproveitam para ultrapassar. A falta de espaço já me deixou em situações difíceis. Quanto maior o caminhão, mais arriscado é passar por aquele trecho", diz. Roberto acredita que não havia este problema no passado, já que existiam menos carros e os caminhões eram menores e mais leves.

Há oito anos viajando pelas rodovias do Brasil, Claudemir dos Santos passa pela Washington Luiz de duas a três vezes por semana. "O caminhão pesado pode desestabilizar na pista que é apertada, cujas curvas são muito fechadas", afirma. Segundo ele a estrada é uma das mais perigosas do país devido à largura e a falta de prudência dos motoristas, principalmente, alguns carros de passeio, "muitos não têm paciência de aguardar o local propício para cortar os caminhões. Se não prestarmos muita atenção, podemos jogá-los fora da estrada".

Se não houver adiamento, obras em 2014

A Concer garante que a subida da Rio-Petrópolis vai ganhar uma pista nova, mais larga e mais segura. A obra, descrita no contrato de concessão da estrada, já deveria estar pronta e em uso, mas sucessivos e pouco explicados adiamentos concederam à Concer a possibilidade de só iniciar a obra em 2013, com previsão de conclusão para quatro anos depois – será assim se não houver outro adiamento.

A Concer, na verdade, sequer iniciou os estudos para construir a nova estrada. De acordo com o diretor de Engenharia e Operações da companhia, Ricardo Barra, o traçado da nova via ainda não foi definido, mas será projetado após os resultados de um extenso diagnóstico ambiental da região serrana e de uma análise das condições operacionais atuais da pista. A nova via será aproximadamente cinco metros mais larga.

Outra obra prevista no contrato inicial de exploração do pedágio na estrada, a construjção de uma terceira faixa de rolamento num trecho de 12 quilômetros da estrada, estaria emperrada, segundo a Concer, aguardando licença do Ibama. A obra não envolve desmatamento, e deveria ter sido feita há sete anos, mas, como passa dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, depende de licença ambiental.

A Rodovia foi privatizada em 1o de março de 1996, pelo prazo de 25 anos. A Concer, empresa ganhadora da licitação assegura ter investido 760 milhões de dólares na estrada - 300 milhões em obras de recuperação, melhoramentos e ampliação da capacidade de tráfego e o restante na operação da rodovia. Das três praças de pedágio, duas estão localizadas em território fluminense – Duque de Caxias, altura de Xerém, e Petrópolis, depois de Pedro do Rio. A praça de cobrança mineira fica no município de Simão Pereira.


A primeira rodovia do país

Segundo o historiador Joaquim Eloy, a rodovia Washington Luiz foi um grande marco para Petrópolis. "Antes dela, o acesso ao município era feito somente pela serra velha que não possuía bom estado de conservação, ou por trem. Foi de extrema importância a construção de outra estrada, já que o número de turistas e moradores de Petrópolis havia crescido e a estrada velha não suportava mais esse aumento".

De acordo com o historiador, a estrada foi construída dentro da topografia da região, ou seja, circulando a montanha. "Essa estrada lembra o modelo de rodovias da Europa", afirma. "A picareta, a pá, a enxada e as carrocinhas de burros eram os instrumentos de trabalho. Os operários ocupavam improvisados alojamentos no alto da montanha. Foi um trabalho árduo", relata.

Com sete metros de largura de plataforma, a Rio-Petrópolis foi inaugurada pelo presidente Washington Luís, em 25 de agosto de 1928. Ele defendia que "governar é abrir estradas". A construção desta rodovia proporcionou a Petrópolis crescimento econômico. De acordo com Joaquim Eloy, em seguida vieram para o município linhas de ônibus inter-municipais, assim como também foi incentivado o comercio e a construção do hotel Quitandinha. "Os petropolitanos ficaram tão gratos ao presidente que formaram uma comitiva e foram até ele, no Palácio Rio Negro, para agradecer. "Não havia nascido, mas meu pai contou-me que ele esteve lá junto a políticos importantes".

Na ocasião, o país tinha 93.682 automóveis e 38.075 caminhões. O Distrito Federal e o Estado do Rio de Janeiro somavam 13.252 automóveis e 5.452 caminhões. Atualmente segundo Registro Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas – RNTRC, o país possui 1.600.953 automóveis e 862.697 caminhões registrados. Hoje, só em Petrópolis há quase 100 mil veículos emplacados.

A estrada Rio - Petrópolis foi constituída após a imprensa fazer pesadas críticas ao abandono do caminho à Cidade Imperial. O trecho foi o primeiro asfaltado do Brasil e, posteriormente, incorporado pela atual BR-040, que liga o Rio de Janeiro a Belo Horizonte e Brasília. Na ocasião, as enxurradas de dois verões levaram a areia e o saibro de macadame da serra, enquanto a tabatinga da Baixada estava intransitável. Depois de pavimentada, a rodovia foi considerada, por muito tempo, a melhor da América do Sul.

De Petrópolis a Juiz de Fora, a rodovia BR 040 corta cinco municípios, num percurso de 138 quilômetros, com volume de tráfego de sete mil veículos/dia e menor índice de cargas, em relação à Rio-Bahia, segundo informação do Dnit. Suas obras tiveram início em 1975 e concluídas cinco anos depois, seguindo longo percurso em região montanhosa, plana, ondulada, com trechos de pista simples (7,20 m) e duplas (14,40 m), de largura.

domingo, setembro 16, 2007

Com novo acesso aberto, o percurso da Rio-Petrópolis é reduzido em 7km


Passageiros sentiram ontem a diferença no percurso, com uma redução de 10 minutos na viagem.

O percurso Rio-Petrópolis foi reduzido em sete quilômetros com a inauguração do novo acesso ao Terminal Rodoviário Leonel Brizola, no Bingen. A obra custeada em R$ 430 mil teve início em janeiro e possibilita que a chegada à rodoviária seja mais rápido. Desde que foi inaugurada, em 2005, os ônibus e qualquer veículo sentido Quitandinha-Bingen eram obrigados a fazer o retorno na altura do bairro Duarte da Silveira. Agora o acesso pode ser feito pela saída da BR-040, no sentido Rio-Juiz de Fora.

Ontem, os passageiros já sentiram a diferença no percurso, com uma redução de 10 minutos na viagem. O novo acesso foi liberado ontem pelo prefeito Rubens Bomtempo. "Estamos entregando à população a conclusão de todo o projeto para o Terminal Rodoviário Leonel Brizola. A melhor acessibilidade garante a economia de tempo, já que as viagens de ônibus vão ter uma redução média de 10 minutos. Esse processo refletirá positivamente para os usuários, empresas e para todos que usam a rodoviária de alguma forma. Este foi mais um compromisso cumprido pelo Governo, que está sempre voltado para o beneficio da comunidade", afirmou Bomtempo.

Com a readequação do acesso ao terminal rodoviário, o projeto original da construção fica concluído, após dois anos da inauguração da rodoviária do Bingen. Para o diretor administrativo da empresa Única / Fácil, José Antônio Peixoto, a construção do acesso "supre a expectativa e cria uma nova dinâmica para o terminal, o que traz uma maior rapidez nas viagens". A rodoviária é um projeto de quase duas décadas. O Terminal Rodoviário Governador Leonel Brizola representou uma modificação no sistema de transportes coletivos da cidade e faz parte do programa de reurbanização do Centro Histórico. A rodoviária possui 4,8 mil metros quadrados de área construída e estacionamento para 180 veículos. De acordo com números da Sinart, cerca de 18 mil usuários de linhas urbanas, intermunicipais e interestaduais passam diariamente pelo terminal.

sábado, setembro 15, 2007

Obra polêmica

Na matéria “Acesso polêmico a Itaipava”, publicada no dia 1o temos um retrato perfeito da bur(r)ocracia que estamos vivendo nesse país. Fala-se tanto de que precisamos de investidores e investimentos para movimentarmos mais a nossa economia de forma a gerar mais oportunidades de empregos, conforto etc. Pois bem, um cidadão, por iniciativa própria, investe uma quantia bastante significativa num projeto que, segundo a reportagem, o beneficiará, mas beneficiará, também, os moradores locais e encontra, não no meio, mas no final do caminho a barreira da boro(o)cracia. Depois de percorrer “trocentos” órgãos para poder ter a aprovação da sua obra, encontra (mais uma vez), no final, um tal de Ibama para impor barreiras (como, literalmente, muito bem mostra a foto da matéria). Eu, como cidadão brasileiro e petropolitano, tenho vários sentimentos a respeito disso. Os principais são: ódio e vergonha ao mesmo tempo. Vergonha de, infelizmente, diante das belezas naturais que temos, termos essa máquina buro(o)crática que emperra tudo. Temos que refletir em tudo isso e buscar alternativas para que possamos evoluir, trazendo o progresso, obviamente sem agredir a natureza, mas, ao mesmo tempo, nos proporcionar conforto que a modernidade pode nos trazer (...). É Ibama, Feema, Serla, Secretaria de Obras, Concer, ANTT. Olhem só quanta gente se atropelando (...).
Valério Ricardo Gomes,

Tenho residência em Itaipava desde 1986, com esta saída na Catumbira para a BR-040, sempre aberta, após a revitalização pela iniciativa privada, vem um representante do Ibama, alega falta de licença, e que o acesso é em APA, deixando de fiscalizar os barracos e as invasões ao lado da pista até o Rio Piabanha. Por quê? O ilegal é social e pode?
Alessandro Ribeiro Farah,

Em relação à reportagem do acesso polêmico a Itaipava, será que o empresariado e os munícipes terão que recorrer ao presidente Lula para ele obrigar o Ibama a licenciar “a transposição” de Itaipava à BR-040?
Djalma Silva,

sexta-feira, setembro 14, 2007

quinta-feira, setembro 13, 2007

quarta-feira, setembro 12, 2007

Vacinação de animais contra raiva tem campanha na cidade

Os donos de cães e gatos têm compromisso no dia 15. Acontece no próximo sábado, o Dia Nacional da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal. Em Petrópolis, funcionarão 34 (um deles será no Parque Municipal) postos de vacinação em todo o município no horário das 8 às 17h. A meta é imunizar cerca de 30 mil animais. No ano passado foram imunizados mais de 44 mil animais.

Em um trabalho paralelo ao Dia Nacional de Vacinação Anti-rábica, a Prefeitura realizará minicampanhas em mais 30 localidades do município, onde não há posto de vacinação. Já foram vacinados mais 13 mil cães e gatos somente este ano. Após o término da campanha nacional deste ano, a previsão é que sejam vacinados mais de 5 mil animais. Um serviço avançado de vacinação também estará disponível na zona rural, atendendo diariamente as localidades mais distantes. Dentro deste serviço já foram vacinados 8.212 animais.

A vacina pode ser aplicada a partir dos dois meses de idade, mesmo em caso de doença ou prenhez. A vacinação anti-rábica é anual, mas não há contra-indicação se o cão ou gato for vacinado mais de uma vez no mesmo ano. Para os proprietários que não conseguiram vacinar os animais, a Vigilância Sanitária atende em um posto fixo na Rua Vigário Corrêa -1345, em Corrêas. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, de 8 às 17h.

Raiva Humana - A vacinação animal é a principal forma de prevenção da raiva humana. Os cães são responsáveis por cerca de 95% dos casos de transmissão da doença para o homem. Animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos são responsáveis por outros 5%.

terça-feira, setembro 11, 2007

Obra fecha acesso à Rodoviária pelo trevo da Polícia Rodoviária

O acesso à Rodoviária Governador Leonel Brizola, pelo trevo do antigo posto da Polícia Rodoviária, no Bingen, será interditado hoje, a partir das 6h, para veículos que vêm pela BR-040. Os motoristas que usam o acesso terão como alternativa o retorno no Bairro Duarque da Silveira, a três quilômetros. A previsão da CPTrans é de que o trevo estará reaberto na sexta-feira.

segunda-feira, setembro 10, 2007

Ampla: CPI investiga medidor

Após ouvirem técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembléia Legislativa que investiga denúncias de irregularidades nos medidores de energia da empresa Ampla, receberá o presidente da autarquia, João Alziro Herz da Jornada, quarta-feira, no Palácio Tiradentes. Além dele, também foram convidados o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Jerson Kelman, e os dois superintendentes da agência, Paulo Henrique Silvestri Lopes e Ricardo Vidinich. Segundo o relator da comissão, deputado Paulo Ramos (PDT), a comissão irá cobrar dos convidados uma explicação quanto à postura dos órgãos no caso da instalação dos chips eletrônicos de medição aérea da Ampla, tida como suspeita. "Queremos saber por que a Aneel não acatou o laudo do Inmetro atestando falhas na medição de energia da Ampla, e porque o Inmetro, por outro lado, não fiscaliza o serviço da empresa como deveria", adiantou Ramos.

domingo, setembro 09, 2007

Quebra-molas

Um morador da Posse, contou: do quinto distrito até o centro da cidade existem – entre União e Indústria e Barão do Rio Branco –, 72 quebra-molas. Para conter acidentes, talvez a colocação de mais destes equipamentos urbanos não seja a solução.

sábado, setembro 08, 2007

Pedágio aumenta para R$ 6,70

O feriado de Independência chega com uma desagradável surpresa para os usuários da BR-040: o reajuste de cerca de 5% na tarifa de pedágio da Concer, concessionária que administra a rodovia. Com o aumento, que entrou em vigor no primeiro minuto de ontem, motoristas de automáveis que no posto de pedágio pagavam R$ 6,40, passaram a desembolsar R$ 6,70; para os motociclistas, a tarifa subiu de R$ 3,20, para R$ 3,30; ônibus com dois eixos que até ontem pagavam R$ 12,80 passaram a pagar R$ 13,40. E para coletivos com três eixos a tarifa subiu para R$ 20,10.

O aumento vai pesar mais entretanto no bolso dos caminhoneiros, que tem o valor da tarifa de pedágio calculado a partir do número de eixos (R$ 6,70 por cada eixo). Desta forma, para subir ou descer a serra com um caminhão com 12 eixos, por exemplo, o motorista precisa pagar R$ 80,40.

quinta-feira, setembro 06, 2007

Tenor Luciano Pavarotti morre em Modena, Itália, aos 71 anos


O tenor italiano Luciano Pavarotti, considerado por muitos o maior cantor lírico de sua geração, morreu na madrugada desta quinta-feira, aos 71 anos de idade. A morte foi anunciada pelo empresário do cantor, Terri Robson.

Operado de um câncer pancreático em julho de 2006, em Nova York, ele deixou de fazer aparições públicas desde então. Ficou em sua casa em Modena, no norte da Itália, onde morreu, nesta quinta-feira.

"O Maestro travou uma longa batalha contra um câncer no pâncreas que no fim tirou sua vida", diz a nota divulgada pelo empresário. "Mantendo o comportamento que caracterizou toda sua vida e seu trabalho, manteve uma atitude positiva até o último momento", completa o texto.

No mês passado, Pavarotti ficou hospitalizado por mais de duas semanas, com febre e princípio de pneumonia, mas teve alta no dia 25 de agosto. Esta semana, seu estado piorou; ele ficou inconsciente e teve insuficiência renal. Parentes e amigos reuniram-se na casa do tenor. Oncologistas do hospital de Modena também o acompanharam. Após a cirurgia, o tenor perdeu 30 quilos.

Pavarotti nasceu em Modena, no dia 12 de outubro de 1935. Seu pai era padeiro e cantor lírico amador e sua mãe trabalhava em uma fábrica de charutos. Sua estréia nos palcos foi no dia 29 de abril de 1961, no papel de Rodolfo na ópera La Bohème, de Giacomo Puccini. A apresentação foi em Reggio Emilia.

Em fevereiro de 1965, fez sua primeira apresentação nos Estados Unidos, em Miami, ao lado da australiana Joan Sutherland. Substituindo um tenor que havia ficado doente, Pavarotti subiu ao palco sem precisar ensaiar previamente. Com o aval de Sutherland, que o considerou preparado para o desafio, cantou em Lucia di Lammermoor, de Gaetano Donizetti.

Mas o grande momento na América veio em 1972, com uma apresentação de La fille du régiment, também de Donizetti, no Metropolitan Opera House de Nova York. Ovacionado pelo público, o tenor foi chamado 17 vezes à cena, um recorde. Aliás, o tenor está no Guinness, o livro dos recordes, por ter recebido o maior número de chamadas ao palco: 165.

Na década de 90, ele ficou ainda mais famoso com o projeto Os Três Tenores, quando dividiu o palco com Plácido Domingo e José Carreras, em vários concertos ligados à Copa do Mundo e também em turnês mundiais.

Nos anos 90 teve início o projeto Pavarotti e Amigos, uma série de apresentações beneficentes com a participação de ídolos da música pop como Elton John, Sting e Bono, da banda U2.

Sua última apresentação em ópera foi no Metropolitan de Nova York, em 13 de março de 2004, como o pintor Mario Cavaradossi, na ópera Tosca, de Puccini. O italiano foi aplaudido de pé pelo público durante 12 minutos.

Em fevereiro de 2006, Pavarotti foi a grande atração da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim, na Itália. Pouco depois, recebeu o diagnóstico de câncer no pâncreas.

quarta-feira, setembro 05, 2007

Evento Cultural

FERIADOS COM LOJAS ABERTAS

Acordo vai permitir que o comércio de Corrêas, Itaipava, Pedro do Rio e Posse funcionam normalmente nos feriados da Independência do Brasil – 7 de setembro – e Dia das Crianças – 12 de outubro. O acordo feito entre comerciários e patrões, para abertura das lojas, no entanto, não vale para o comércio do centro da cidade, que permanecerá fechado nos dois dias.

terça-feira, setembro 04, 2007

PARDAL EM ITAIPAVA

Caros amigos,

Itaipava está "progredindo" !!

Já tem "pardal" instalado !

Está em frente à Itaipava Pneus, nos dois sentidos !!!! Atenção, muita atenção!

A prefeitura está querendo arrecadar ! As eleições se aproximam !

Por enquanto podemos recorrer, pois não tem nenhum aviso, mas depois, vai doer no bolso.

ATENÇÃO !!!!!!

segunda-feira, setembro 03, 2007

Águas do Imperador acha legal cobrar esgoto de quem não recebe nem água

O superintendente do Consórcio Águas do Imperador, Marcio Salles Gomes, disse que a empresa vai cumprir a notificação da Comdep, suspendendo por 90 dias a cobrança de esgoto das residências que não são clientes. Marcio Salles explicou que os não clientes são aquelas residências que não recebem abastecimento de água e não têm coleta de esgoto na região do Quitandinha.

Ele frisou que a cobrança é legal e está fundamentada em lei municipal e no Contrato de Concessão. O superintendente disse que durante o prazo de 90 dias a empresa e a Comdep vão se reunir em busca de um entendimento e que prestará todas as informações sobre o cadastro de quem é cliente da empresa.

Na próxima quarta-feira, o presidente do Indeccon, Marcio Tesch, vai se reunir com representantes do Consórcio Águas do Imperador para discutir o assunto, já que foi procurado por moradores do Quitandinha revoltados com a cobrança de esgoto. "Muitos que não pagavam esgoto tratado passaram a pagá-lo. Para o caso dos que já pagavam o esgoto na conta, a cobrança passou a ser feita dentro do percentual de 93% do valor da tarifa da água, valor esse previsto em contrato, sem contar outros casos de pessoas que não pagavam sequer o esgoto e passaram a pagá-lo em função do novo critério de cobrança", comentou Marcio Tesch.

O vereador Albano Filho (Baninho) disse que ontem foi procurado por outros moradores do Quitandinha que estão revoltados com a cobrança. "Na segunda-feira, quando tomei conhecimento do problema procurei o presidente da Comdep, Hélio Dias, e o informei sobre a cobrança. Desde o primeiro momento, me mobilizei junto ao Governo Municipal para que fossem tomadas medidas para reverter a situação".

Na Câmara Municipal, além da cobrança do esgoto, os vereadores querem rever o contrato de concessão, pois consideram absurdos os valores cobrados pelo Consórcio Águas do Imperador e pela forma como vem tratando os petropolitanos. Entre os críticos da empresa está o vereador Osvaldo do Vale (Vadinho), que na legislatura passada tentou aprovar uma lei para impedir a empresa de cortar água de famílias carentes.

Na época, seu projeto foi rejeitado na Câmara e por isso está apoiando, assim como outros vereadores, a criação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) e o projeto do vereador Roberto Naval, cujo objetivo é impedir o corte de quem ganha até um salário mínimo e meio. Segundo uma fonte da Câmara, a bancada de apoio ao prefeito Rubens Bomtempo está discutindo a abertura da CEI, anunciada na sessão de quinta-feira, quando a maioria dos vereadores manifestou-se contrária às cobranças realizadas pela Águas do Imperador.

domingo, setembro 02, 2007

Acesso polêmico a Itaipava

Obra do novo caminho, construído pela iniciativa privada, está embargada pelo Ibama desde janeiro.


Quem passa pela BR-040, no Km 63, nota que está parada a construção no local de um novo acesso a Itaipava. Desde janeiro, a obra, uma iniciativa particular, foi embargada pelo Ibama. O novo caminho permitiria que os moradores utilizassem a Estrada do Catumbira para chegar e sair do distrito. O acesso começou a ser construído há dois anos, pela Sincorar Construção e Incorporação, que tem à frente o arquiteto Mauro Otero. O empresário investiu R$ 1 milhão na obra, com o objetivo de facilitar o acesso à sua propriedade, cortada pela rodovia.

— Não estou fazendo um absurdo, e sim um acesso que também servirá aos moradores de Itaipava — diz Otero.

Segundo o arquiteto, o Ibama embargou a obra alegando interesse privado, loteamento clandestino e invasão em área de preservação. Mauro Otero diz que a construção foi aprovada pela Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), pela Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema) e pela prefeitura de Petrópolis. A Concer e a Agência Nacional de Transportes Terrestres aprovaram o projeto em dezembro de 2005.

— Na época, comuniquei até o Ibama, que não se opôs e me orientou a procurar a Feema.
Os órgãos ambientais fazem a maior confusão. Não acho que é maldade, é desorganização e vaidade — diz.

O representante do Ibama na região, que não quis se identificar, disse que a obra não tem as devidas aprovações e que a autorização da Concer não exime o empreendedor da licença ambiental.