quinta-feira, novembro 30, 2006

Itaipava Shopping disputa turistas na serra carioca


Valor hoje:

José Roberto Sauer, do Itaipava Shopping, diz que superoferta lojas pode ser revertida com maior atração de turistas .

Itaipava, em Petrópolis, destino mais charmoso da serra carioca, quer estar para o Rio da mesmo forma que Campos do Jordão está para São Paulo e Gramado está para o Rio Grande do Sul, uma referência em turismo de inverno. Pelo menos é a expectativa dos comerciantes locais, principalmente aqueles que vão se instalar em uma das 105 lojas do Estação Itaipava Shopping, empreendimento que será inaugurado no dia 7 de dezembro.

A abertura promete desencadear uma nada fácil acirrada disputa pela clientela, que visita a cidade especialmente nos finais de semana, com outros shoppings de menor porte e com o próprio comércio de rua.

O Itaipava conta, por enquanto, com cerca de 50% das lojas ocupadas e equipamentos inéditos na região, como sala de cinema digital com lugares marcados. Além disso, terá teatro, elevador panorâmico e lojas-âncoras de grande porte, como a gigante carioca de utilidades do lar Casa&Vídeo e o Armazém Digital, espécie de espaço cultural que vai reunir o cinema, a sala de teatro/shows, além de uma loja de veículos da Land Rover.

Encravado no meio do bairro serrano, o Estação Itaipava tem como alvos principais as classes A e B e foi construído pela Sédina Incorporações Imobiliárias com investimento de R$ 10 milhões, segundo informou José Roberto Sauer, superintendente do shopping.

O Itaipava deve gerar cerca de 1.500 empregos diretos e é considerado um empreendimento de alta prioridade para a economia da região. Por isso, obteve 15 anos de isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) da Prefeitura de Petrópolis e está oferecendo aos lojistas descontos na locação de unidades e carência de até seis meses nos aluguéis para aquelas lojas tidas como prioritárias para a composição do perfil do shopping.

As condições, segundo Sauer, são comuns nesse tipo de empreendimento até que o negócio "pegue" e passe a andar com as próprias pernas. O executivo admite, porém, que a presença do novo ponto comercial vai desbalancear a relação entre a oferta de lojas e a presença de clientes em Itaipava. "Tem mercado, mas não para todo mundo. Vai ter mercado para quem for competente", diz Sauer, que tem no currículo a participação na montagem da rede de lojas de conveniência da Esso e o comando da rede Hiper Móveis Mesbla no período anterior à derrocada da famosa loja de departamentos.

Sauer avalia que essa superoferta de shoppings e lojas pode ser revertida, como aconteceu há algum tempo com o comércio da Barra da Tijuca, no Rio, com um forte trabalho de atração de turistas e de moradores para a região de Itaipava.

Hoje, segundo ele, uma pesquisa feita com empresas especializadas em mudanças mostra que há um fluxo de aproximadamente 60 famílias de classe média em processo de transferência para a região de Itaipava. A maioria tenta fugir dos elevados índices de violência da capital fluminense.

Outra saída, na avaliação de Sauer, é transformar o comércio de Itaipava em uma referência para as cidades vizinhas, atraindo o público periférico, como também ocorre hoje com a Barra da Tijuca. Segundo ele, a meta é que o movimento dos demais dias da semana alcance ao menos algo próximo a dias como sexta-feira, sábado e domingo.

Essa idéia de "vender Itaipava" é também vista como a saída por Carlos Grijó, administrador do Shopping Vilarejo, até agora o maior da região. Tem 102 lojas, com expressiva rotatividade de varejistas, mas com área menor em relação ao novo empreendimento. "A concorrência é sempre boa. A região ganha. Isso vai mobilizar todo mundo para atrair mais turistas", diz. A idéia de Grijó é juntar forças para fazer uma mídia conjunta destinada a atrair mais público para Itaipava.

"Acredito que os visitantes vão acabar circulando por todos os shoppings. Aí, quem tiver melhor preço vai fazer o melhor negócio", diz. Enquanto isso, o Vilarejo, que já promove anualmente um festival de jazz no inverno, em um anfiteatro a céu aberto, está buscando patrocínio para, a partir deste ano, realizar também festivais de teatro e de cinema.

Concorrência à parte, Grijó e Sauer concordam que todo esforço para atrair clientes pode ser em vão se a prefeitura da cidade não investir para melhorar a infra-estrutura urbana do bairro e o escoamento do trânsito. Itaipava, justamente no seu trecho mais movimentado, é cortada ao meio por uma rodovia federal de mão dupla, a União e Indústria, primeira via pavimentada (com calçamento, hoje asfalto) do Brasil, inaugurada em 1861 por d. Pedro II, ligando Petrópolis a Juiz de Fora (MG).

CARRETA COM SEBO BOVINO TOMBA NA BR-040

Pista de descida foi interditada e a de subida funcionou em mão dupla, com sinalização.

Mais de um quilômetro de engarrafamento se formou ontem durante o dia nos dois sentidos da BR-040, devido o tombamento de um caminhão carregado de gordura animal, às 4h30, no Km-78 de descida, no viaduto sobre a Luiz Winter, na Duarte da Silveira. Os trechos entre os quilômetros 83 e 78, sentido Rio, ficaram interditados e com isso a pista sentido Juiz de Fora, do Km-78 ao Km-83, ficou em mão dupla. Todo o trecho foi sinalizado para alertar os motoristas.

O trânsito precisou ser interrompido devido ao material espalhado ser escorregadio e pelo caminhão ter tombado em diagonal, ocupando as duas pistas. A carga era de 30 mil litros de sebo bovino, sendo entre dez e doze mil litros a quantidade que se espalhou pela pista. A operação com 70 homens foi realizada com o apoio da Defesa Civil municipal e estadual, Concer, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Obras, Comdep, CPTrans, Feema, Ibama e Polícia Rodoviária.

O caminhão só foi retirado no fim do dia. Para a limpeza do local, foi necessário espalhar areia. Segundo a Defesa Civil, foram feitas drenagem do material derramado e raspagem da pista, para que não ficasse escorregadia quando o tráfego fosse liberado. A Concer contratou uma empresa para levar o material recolhido para um local especializado em receber este tipo de resíduo, no Rio de Janeiro.

O motorista Osmar Silva, de 51 anos, não se machucou com a queda do caminhão, mas quebrou a clavícula no momento em que saía do veículo, já tombado. Embora a placa fosse de Londrina-PR, BXG-1265, o motorista, que trabalha por conta própria, vinha de Belo Horizonte e ia em sentido Rio Bonito para fazer a entrega da carga.

Não houve preocupação de dano ambiental porque o material não é agressivo ao meio ambiente. Durante a operação de limpeza da pista e retirada do caminhão, moradores de áreas próximas se aglomeraram próximo ao local, para assistir os procedimentos.

O sebo bovino é usado na fabricação de biodiesel, como ingrediente de ração para vacas em lactação e frangos de corte, e como combustível para caldeiras. O custo de produção de biodiesel de sebo é 30% menor que o fabricado de óleos vegetais, mas o rendimento é, em média, 5% menor. Existe um excedente de 80 mil toneladas de sebo bovino no País, que, em alguns momentos, é exportado.

quarta-feira, novembro 29, 2006

terça-feira, novembro 28, 2006

Básico! A zona aérea tá uma zona

Brasília tem tanta sujeira que o aeroporto devia se chamar Aeroporco Internacional de BrasíliaBUEMBA! BUEMBA! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! Direto do País da Piada Pronta! Socorro! Um leitor me falou que a dona Marisa parece boneca do Carnaval de Olinda: aparece em tudo que é evento, se balança, mas não fala! Rarará! E continua o babado da zona aérea. Aliás, a zona aérea virou uma zona mesmo! Primeiro aprendemos por que se chama zona eleitoral, agora aprendemos por que se chama zona aérea. AEROZONA. AEROZONA AIRLINES! E eu sei como resgatar a competência dos controladores de vôo: fazer estágio no filme "Star Wars"! Lá tem 25 milhões de naves e ninguém nunca bateu! E Brasília tem tanta sujeira que o aeroporto devia se chamar aeroporco. Aeroporco Internacional de Brasília. Rarará! E sabe por que tá essa zona? Porque o ministro da Defesa se chama Pires. Devia se chamar Asa! Waldir Asa! Rarará. E adorei a charge do Ronaldo: "Loteria do embarque: vôo 251!". Embarcar hoje em dia é ganhar na loteria! E diz que no Jegue Airlines o salva-vidas também fica embaixo! Rarará! São Paulo é campeão! Grande novidade. Já tá virando um tédio! Rarará! E diz que o São Paulo é o time que tem mais torcedor de baixa renda. Explicação óbvia: todo fim de ano são-paulino tem que gastar um monte de dinheiro com fogos, faixas, camisas, festas e viagem a Tóquio. Rarará! E ontem eu liguei a televisão e quanto mais eu rezo mais fantasma aparece. O Lembo não tem sobrancelha, tem uma marquise! Rarará! E o Temer sem pescoço? Parece o Nelson Ned que tomou muito Nescau! E o PT tá tão desprestigiado nos ministérios que ganhou o apelido de Perda Total! Rarará. É mole? É mole, mas sobe. Ou como diz o outro: é mole, mas se encostar, ressuscita! Rarará! Antitucanês Reloaded, a Missão. Continuo com a minha vulcânica e mesopotâmica campanha "Morte ao Tucanês". Acabo de receber mais um exemplo irado de antitucanês. É que em Taquara, Rio Grande do Sul, tem um distrito chamado ENTREPELADO! Oba! Ueba! Mais direto, impossível. Viva o antitucanês. Viva o Brasil! E atenção. Cartilha do Lula. Mais um verbete pro óbvio lulante. "Tutor": companheiro especialista em tutu. Tutu de feijão. Rarará. O lulês é mais fácil que o inglês. Nóis sofre, mas nóis goza. Hoje, só amanhã.

domingo, novembro 26, 2006

ARMAZÉM DIGITAL

Jack London, já conhecido dos petropolitanos por ter sido secretário de Cultura de Petrópolis, no primeiro governo Paulo Rattes, inaugura na segunda semana de dezembro, no Shopping Estação Itaipava, sua terceira loja do Armazém Digital - as duas primeiras estão no Rio de Janeiro. Com 780 metros quadrados, o Armazém Digital é um espaço multimídia baseado em tecnologia digital, que compreenderá: cinema com projeção digital. Petrópolis será a primeira cidade do Estado do Rio, fora da capital, a ter cinema digital; casa de shows, com capacidade para 300 pessoas, funcionando toda a semana; livraria, com acervo digital de livros, onde também acontecerão lançamentos, debates e workshops; loja de CD e DVD; loja infantil, o Armazoom, onde estão planejadas atividades de colônia de férias e delicatessen com grande acervo de vinhos.

sexta-feira, novembro 24, 2006

MOTOS LIDERAM O ÍNDICE DE ACIDENTES

Segundo o Corpo de Bombeiros, já são 157 acidentes com veículos de janeiro até agora.

Desde o início do ano, foram registrados pelo Corpo de Bombeiros 157 acidentes com veículos, incluindo carros e motocicletas. A maior parte aconteceu com motos, sendo o mês de julho a época em que houve o maior número deles: 24, seguido de 19 no mês de março e 17 nos meses de janeiro e abril. Os números não incluem colisões entre carros e motos e atropelamentos.

Nas ruas do Centro, algumas irregularidades com motocicletas foram flagradas durante a manhã de ontem, aumentando o risco de acidentes e também de morte. A infração mais comum foi a falta de capacete de condutores e passageiros e em seguida a falta de placas, normalmente para evitar a identificação para a aplicação de multas.

O Código de Trânsito Brasileiro impõe restrições ao uso de motocicletas, principalmente por ser um dos veículos em que o condutor está mais exposto ao risco. Os condutores de motocicletas estão obrigados a utilizar o capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção, o mesmo se aplicando ao passageiro.

Transportar criança menor de sete anos também constitui infração. Os malabarismos feitos com moto, como se equilibrar em uma roda, fazem parte das irregularidades explicitadas no código de trânsito.

"Os equipamentos de proteção servem para amenizar. Nesse mês, num dos acidentes com moto, mesmo com capacete o rapaz ficou ferido, mas poderia ter sido fatal caso estivesse sem a proteção. Os números podem ser ainda maiores, porque em nem todos somos chamados", explica o tenente coronel Rezende.

Essas infrações são consideradas gravíssimas e o condutor está sujeito à multa e suspensão do direito de dirigir. Além disso, as motos devem transitar sempre à direita da pista, sendo proibido circular na faixa expressa e nas calçadas.

No começo desse mês, dois acidentes envolvendo motocicletas deixaram quatro pessoas feridas. Um deles aconteceu em Cascatinha, onde um adolescente de 17 anos perdeu o controle da moto e atropelou duas pessoas, que ficaram levemente feridas.

O caso foi encaminhado para a Promotoria da Vara da Infância e Juventude e o garoto responderá por crime de lesão corporal culposa e falta de habilitação. Dias depois, uma estudante de 18 anos foi atropelada ao sair da faculdade, na Avenida Barão do Rio Branco. A adolescente e o piloto da moto se feriram. O condutor ainda recebeu oito pontos na cabeça, apesar de estar usando capacete.

quinta-feira, novembro 23, 2006

quarta-feira, novembro 22, 2006

terça-feira, novembro 21, 2006

Começa a Semana Nacional de Doação de Sangue

Brasília - Doe sangue, doe vida. Esse é o lema da campanha lançada hoje pelo governo na abertura da Semana Nacional de Doação de Sangue, em Brasília. Segundo o ministro da Saúde, Agenor Álvares, a iniciativa visa incentivar a população brasileira, principalmente os jovens, a se tornarem doadores de sangue voluntários. A doação no Brasil é voluntária e atualmente, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 1,8% da população é doadora, enquanto o ideal seria de 3% a 5%.

Para o ministro, o compromisso da população em doar sangue pode garantir o estoque de todos os tipos sanguíneos nos hemocentros. O medo, segundo ele, ainda é o maior obstáculo para aumentar o número de doadores no Brasil, mas Agenor Álvares ressalta que doar sangue é um ato simples e a única coisa que a pessoa sente é uma picadinha que pode salvar muitas vidas.

"Muitas vezes existem atendimentos médicos que não podem ser completados por falta de sangue em estoque e quanto mais sangue tivermos em estoque melhor será. Temos que estimular toda a população a doar sangue. Eu mesmo sou doador de sangue universal só parei de doar sangue depois que tive um problema de saúde, uma alergia indefinida e me aconselharam a não continuar com a doação", explica.

É o caso de Mayla Angelini Vidgal, de 20 anos, e que desde os 18 doa sangue. No lançamento da Semana Nacional de Doação de sangue ela recebeu um certificado de doador. Para ela, muitas pessoas deveriam seguir seu exemplo. "É uma atitude voluntária que vai ajudar muitas pessoas e não me custa nada. É muito rápido. É como fala a campanha salva vidas em uma atitude que não dói, não custa, não gasta tempo, é bem simples", diz.

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 60 anos, pesar acima de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e ter feito uma alimentação leve. A semana nacional de doação de sangue termina em 25 de novembro , dia nacional do doador voluntário de sangue.

segunda-feira, novembro 20, 2006

sábado, novembro 18, 2006

No ARRRRRRRRRRRRRRRRRR ?

Polícia fecha Juizado Arbitral

Policiais da Delegacia de Repressão às Ações do Crime Organizado (Draco) interditaram, na manhã desta sexta-feira, a sala onde funcionava o Tribunal de Justiça Arbitral da Região Serrana, na Rua Marechal Deodoro, 209. O diretor da Draco, delegado Milton Olivier, deu voz de prisão a Alan Celestino, que se apresentou como corregedor-geral do tribunal. Ele será autuado por estelionato.

No local foram apreendidos cerca de três mil processos, três computadores e cartazes que ameaçavam de prisão pessoas que desrespeitassem funcionários públicos. O tribunal tinha uma sala de audiências.

"O local também funcionava como central de cobranças. As pessoas humildes eram convocadas a pagar suas dívidas sob ameaça de prisão", disse o delegado, segundo o qual a operação em Petrópolis foi solicitada pelo desembargador Luís Zveiter, da Corregedoria Geral de Justiça.

Herbert Cohn disse que representação da subseção da OAB ao Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Justiça, atendeu pedido da advogada Márcia Leonardo dos Santos. "Foi uma vitória nossa, já que tentávamos combater tal tribunal há muito tempo", comemorou.

O presidente da subseção lembrou ainda que os integrantes do tribunal ameaçavam as pessoas, inclusive ele. "Eles usavam inclusive o brasão da República. Isso pode ser considerado um estelionato", acredita.
Herbert Cohn contou também que a OAB solicitou instauração de inquérito penal e civil contra o Tribunal de Justiça Arbitral da Região Serrana. "Este foi o nosso primeiro passo para proteger as pessoas", concluiu.

sexta-feira, novembro 17, 2006

Motorista é salvo por milagre ao fugir de assalto

O motorista Nênias de Silva Maurício, 36 anos, foi baleado no crânio na madrugada de ontem ao fugir de uma tentativa de assalto na BR-040 e por muito pouco não perdeu a vida, uma vez que a bala ficou alojada na altura do supercílio direito. Na delegacia de Itaipava, o motorista - que é evangélico - disse aos policiais que considerou um milagre o que aconteceu. Ele seguia para a igreja acompanhado da noiva, no momento em que foi abordado pelo marginal.

A tentativa de assalto aconteceu por volta de 21h, quando, com necessidade de urinar, o motorista parou o Fiat Pálio cinza que dirigia nas proximidades da concessionária Renault, na pista de descida da Serra. Quando retornou ao veículo, o rapaz foi surpreendido por um homem armado, que bateu no vidro, com a coronha da arma. Ao perceber que se tratava de um assalto, o motorista arrancou com o carro.

Diante da reação da vítima, o marginal efetuou um disparo, que atravessou o vidro do veículo e atingiu o motorista. Mesmo baleado, Nênias conseguiu conduzir o carro até o hospital, onde os exames mostraram que o projétil ficou alojado no supercílio.

De acordo com a polícia, alguns fatores contribuíram para que o motorista saísse vivo da situação, entre elas a arma utilizada no crime - um revólver calibre 22 – que tem um tipo de munição mais fraca. Outro fato que pode ter ajudado foram os vidros fechados do veículo, que também teriam reduzido a velocidade do tiro e conseqüentemente o impacto da bala sobre o crânio do motorista. "Mas sem dúvida ele nasceu de novo, pois a bala ficou a um centímetro da têmpora", comentou um dos policiais.

quinta-feira, novembro 16, 2006

Impostos em atrasados poderão ser pagos em até 240 meses

Contribuintes em débito com os tributos municipais, anteriores a dezembro de 2005, terão até o dia 28 de dezembro para negociarem as dívidas. O pagamento do IPTU, ISS e ITBI poderá ser feito por pessoa física ou jurídica em até 240 meses. O contribuinte que preferir quitar a dívida por meio da cota única terá 15% de desconto. A medida é baseada na Lei no 5.819/01 e visa promover a justiça fiscal e social no município.

De acordo com o secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa, a negociação da dívida evita o pagamento de custas e taxas judiciais. "Seremos implacáveis nas cobranças dos tributos. O aumento da arrecadação municipal garante mais investimentos em saúde, educação e em obras para gerar mais qualidade de vida para a população. Pagar os impostos em dia é exercitar a cidadania", declarou.

A ação da Secretaria de Fazenda, em parceria com a Procuradoria, prevê que 30 mil imóveis serão ajuizados nos próximos dias. De acordo com Patuléa, 120 imóveis, com débitos há mais de cinco anos, estão passíveis de penhora judicial e outros 10, localizados no centro e bairros, serão levados a leilão.

O andamento dos processos judiciais, no entanto, não impede que o contribuinte regularize sua situação. Todos podem procurar a Secretaria de Fazenda para negociar as dívidas e colocar os tributos em dia. "Ações já ajuizadas podem ser suspensas ou mesmo extintas mediante a realização do parcelamento da dívida ou havendo pagamento integral do débito. É preciso que o inadimplente demonstre ao município interesse em resolver o problema. As condições de parcelamento são flexíveis", afirmou Patuléa.

Só no ano passado, mais de quatro mil contribuintes regularizaram o pagamento dos impostos. A expectativa do município é que o mesmo número de pessoas procure a secretaria este ano. "O governo faz a sua parte com a realização de obras e incentivando a compra de produtos na cidade para que os recursos não saiam de Petrópolis. Agora é a vez da população fazer a sua parte", disse Patuléa.

A Secretaria de Fazenda funciona de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30, na Rua Dezesseis de Março, 183. Mais informações pelos telefones 2246-8569 (Dívida Ativa) ou 2231-2566 (setor de parcelamento da Secretaria de Fazenda).

quarta-feira, novembro 15, 2006

Exposição de animais no Parque Muncipal

O Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava, vai sediar até domingo duas grandes exposições de animais. A novidade deste ano é a I Exposição Especializada de Gado Brahman, uma raça originária dos Estados Unidos, que é o cruzamento de quatro importantes raças: nelore, gir, guzerá e krishna valley. Outro evento importante é o II Top da Serra, que é uma exposição de cavalo mangalarga marchador. Os eventos têm o apoio da Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Petrópolis.
Ao longo do dia, estão previstas diversas atividades como o concurso de marcha do cavalo mangalarga. Quem for ao Parque Municipal também vai poder conhecer um pouco mais da ovelha Santa Inês, uma raça que vem sendo difundida em grande parte do Brasil tropical devido à rusticidade, produtividade e habilidade materna nos diversos climas brasileiros. Hoje, Petrópolis possui uma das maiores criações da raça Santa Inês do país."Os eventos são uma boa oportunidade para quem quer conhecer um pouco mais sobre esses animais. Outra boa opção é visitar o Centro de Educação Ambiental da Fazendinha, que funciona dentro do parque. Lá a população vai conhecer a casinha da roça, uma horta e várias fruteiras. Além disso, os visitantes vão poder manter contato com os produtores da cidade, que também vão estar expondo os seus produtos", disse o secretário de Agricultura, Leonardo Faver.

terça-feira, novembro 14, 2006

Motorista não terá mais de dirigir com comprovante de IPVA e DPVAT

Brasília - Os motoristas não precisarão mais dirigir portando os comprovantes de pagamento do Imposto de Veículos Automotores (IPVA) e do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

A medida consta da resolução 205 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece novas regras sobre documentos de porte obrigatório.

Os motoristas só são obrigados a portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRLV). Em relação a este último, a partir de 15 de abril do ano que vem, só será aceito o documento original, já que o uso de cópia autenticada está proibido.

Quem estiver sem o documento original, pagará multa de R$ 53,20 e perderá três pontos na Carteira de Habilitação. O veículo também poderá ser retido.

Até o dia 15 de fevereiro de 2007, os Departamentos de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal (Detrans) terão de expedir vias originais do CRLV, caso sejam solicitadas pelos proprietários de veículos.
Segundo a assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a resolução do Contran foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (10).

segunda-feira, novembro 13, 2006

Motociclistas com capacetes fora de normas serão punidos

Brasília - Capacetes utilizados por motociclistas agora têm que ter certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A determinação está na Resolução 203 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada nessa sexta-feira (10) no Diário Oficial da União.

De acordo com as novas regras, será necessário também que o capacete possua, nas partes traseiras e laterais, elementos refletivos de segurança que deverão ter uma superfície de pelo menos 18 (centímetros quadrados (cm²). Segundo o Contran, essa faixa garantirá a sinalização.

O capacete deverá possuir viseira, sendo que durante o período noturno é obrigatório que ela seja do padrão cristal. Caso o capacete não possua viseira, deverão ser utilizados óculos de proteção que não poderão ser substituídos por óculos de sol. Os óculos de proteção são aqueles que permitem ao usuário a utilização simultânea de óculos corretivos ou de sol. A resolução proíbe o uso de películas na viseira e nos óculos de proteção.

As regras valem para a utilização de capacete por condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo e quadriciclo motorizado. Quem não cumprir as normas pagará multa de R$ 191,54, terá o direito de dirigir suspenso e terá recolhido o documento de habilitação.

A resolução entrará em vigor em 180 dias.

domingo, novembro 12, 2006

Mais um carro roubadao na BR-040

Um empresário mineiro, de 49 anos foi rendido por dois homens armados e obrigado a entregar o carro aos bandidos na BR-040, no início da tarde de sexta-feira. A vítima foi abordada pelos marginais, por volta de 13h, nas proximidades do Mirante do Cristo, no bairro Duques.

Na delegacia, o empresário contou que conduzia o veículo Audi A3, prata, 2001, placa GZE 7788 – MG, pela pista sentido Juiz de Fora, quando decidiu parar para dar um telefonema. Pouco depois de parar, o motorista foi rendido e obrigado a entregar o veículo da empresa LL Recursos Humanos Ltda. A empresa fica na cidade de Varginha, em Minas Gerais.

Em depoimento, o empresário disse que um dos assaltantes é pardo e mede aproximadamente 1,60m. Ele vestia casaco escuro e calça jeans clara. O segundo marginal foi descrito como um homem negro, de aproximadamente 1,70m de altura, que vestia calça clara e camisa xadrez. Ambos os assaltante aparentavam ter aproximadamente 30 anos. Além de levarem o veículo os marginais exigiram ainda os documentos do carro. Depois do assalto, os marginais seguiram em direção à Petrópolis.

sábado, novembro 11, 2006

ITAIPAVA GANHA ESCOLA DE CIRCO

Artistas de circo ensinam as técnicas da cultura tradicional na cidade
Entre tantos segmentos artísticos que a cidade abriga, o circo vem se firmando como um dos preferidos do público. Vista a possibilidade da descoberta de novos talentos, o Centro Cultural do Tamboatá tem entre sua programação de cursos a Escola de Circo. As aulas são ministradas pelos artistas de circo Milene Acosta e Walace Alcântara, formados pela Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro. As aulas já iniciaram, mas as inscrições continuam abertas.O curso terá intervalo em dezembro e volta em fevereiro de 2007. Considerado uma novidade na região, o curso já registra uma grande procura de público. De acordo com Milene, a Escola de Circo é voltada para todo o público, até mesmo para os que acham que não tem condições de acompanhar todos o movimentos. "Quando comecei eu não achava que seria capaz, mas logo no primeiro teste fui aprovada", disse. Os professores ressaltam que as técnicas são passadas de forma que respeite os limites de cada pessoa. "Adequamos os números de acordo com a aptidão da pessoa, que recebe o preparo físico necessário para que tenha resistência corporal", conta Walace.A Escola de Circo oferece o mesmo benefício que qualquer outra atividade física. Em todas as aulas, de duração de três horas, os alunos praticam exercícios físicos de alongamento e resistência muscular. "Fazemos ginástica para preparar o corpo para os exercícios de solo", disse. Com o preparo adequado, os alunos aprendem a executar os números assistidos nos espetáculos de circo como as acrobacias de solo e aérea, malabarismos, alongamentos e movimentos de equilíbrio e de contorcionismo. "Tentamos apresentar os números de circo de forma que qualquer pessoa possa participar", disse Milene. As aulas são indicadas para crianças a partir de 7 anos de idade.Os benefícios da prática circense são diversos. "É muito mais que um esporte, é uma atividade cultural e até mesmo profissional. Este é um trabalho de arte e cultura", disse. Para os professores, essa é uma importante atividade de inclusão onde qualquer pessoa pode ser inserida. "O circo é a única manifestação cultural onde todos são aceitos sem distinção. Nos espetáculos costumo dizer que até os feios ficam bonitos. É a chance em que todos podem se sentir artistas", disse Milene.Nas aulas Milene pontua encontrar alunos com diferentes objetivos, alguns com foco profissional e outros apenas na busca de uma atividade física. "Petrópolis é carente dessa atividade, temos alunos aqui que são de família de circo e querem resgatar a cultura e outros que querem apenas conhecer", disse. Milene pontua que o circo é indicado até mesmo para crianças hiperativas.Milene entrou para o mundo do circo há 11 anos: "Para mim foi a realização de um sonho, estava em busca de algo na área artística, mas não sabia o quê". A artista começou aos 16 anos e leva essa tradição para sua família. "Meus filhos já começam a se interessar", disse. Walace já carrega um histórico, em que toda sua família é envolvida com o teatro. "Entrei para o circo com o incentivo da minha família, mas no início não era o que desejava", disse o artista, que hoje faz parte da trupe Irmãos Kyosky's.

sexta-feira, novembro 10, 2006

quinta-feira, novembro 09, 2006

Comunidade Jesus Menino

CD arrecada recursos para obras sociais

Show de lançamento acontece no próximo dia 15 em Itaipava

No próximo dia 15 de novembro, a Comunidade Católica Jesus Menino promove um grande show de lançamento do CD Um Canto Pela Vida, no Espaço Itaipava (em frente ao Corpo de Bombeiros de Itaipava), com ingresso a R$ 3 e início às 8h. A pedido das caravanas de diversos pontos do Estado, será celebrada uma missa às 9h e por volta das 12h. Além dos vários músicos e artistas católicos, o evento contará com a presença do Bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro e de autoridades petropolitanas.

quarta-feira, novembro 08, 2006

Os aviões ficaram tanto tempo parados na pista que apareceram até os malabaristas de farol!

BUEMBA! BUEMBA! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! Direto do País da Língua Plesa! Belzebush Urgente! Eleições americanas.
Nos Estados Unidos também tem pleito. O Bush tava com pleito caído até dar um laço na blunda do Saddam! Rarará.
E o Bush pediu dicas pro Lula para ganhar a eleição. Ele sugeriu duas: 1) Criar o BAG-FAMILY!
2) Ficar repetindo "I don't know, I don't know, I don't know, eu não sei".
E pode até usar o slogan do Lula: "Invade o Iraque, joga bomba no mundo, tortura em Guantánamo e enforca o Saddam. Deixa o homem trabalhar".
E as penas alternativas pro Saddam: 1) Ser técnico do Palmeiras por quatro anos. 2) Ser efetivado como controlador de vôo no Brasil. 3) Prefiro a forca. Rarará! E saiu o o mais novo apelido do maiô branco com estrela vermelha da dona Marisa: BOMBA DA TEXACO! Posto de gasolina!
E eu peço desculpas por ter falado estrela vermelha "na pança", é feio falar em pança para a primeira-dama. É melhor falar panceps. Bíceps, tríceps e panceps. Estrela vermelha no panceps! Rarará!
E depois de ver a dona Marisa de maiô, eu resolvi liberar o Lula: "DEIXA O HOMEM BEBER". Libera o homem. Rarará.
Rescaldo do feriadão! Sabe o que um amigo meu me trouxe de lembrancinha do feriadão? Uma camiseta escrito "Visite Cumbica".
Rarará.
Essa é do chargista Thomate. E um amigo meu contou que os aviões ficaram tanto tempo parados na pista que apareceram até os malabaristas de farol! E o piloto jogava moedinha pela janelinha! Rarará! É mole? É mole, mas sobe. Ou como diz o outro: é mole, mas chacoalha pra ver o que acontece!
Antitucanês Reloaded, a Missão. Continuo com a minha titânica e mesopotâmica campanha "Morte ao Tucanês". Acabo de receber mais um exemplo irado de antitucanês. É que em Aveiro, Portugal, tem uma loja de brinquedos chamada "Brincando, Cresce!". Não resta a menor a dúvida. Mais direto impossível. Viva o antitucanês. Viva o Brasil!
E atenção. Cartilha do Lula. Mais um verbete pro óbvio lulante. Hoje não tem porque o Lula tá se bronzeando no Havaí

terça-feira, novembro 07, 2006

segunda-feira, novembro 06, 2006

Empresas de ônibus devem informar consumidor que seguro coletivo é facultativo

Empresas de ônibus e agência de viagens devem informar consumidor que seguro coletivo é facultativo

Empresas de ônibus que fazem transporte intermunicipal deverão, a partir de agora, informar aos passageiros que o pagamento do seguro coletivo de acidentes pessoais é facultativo. A medida foi estabelecida através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público de Santa Catarina e as empresas Paulotur Transportes e Turismo Ltda, Reunidas S/A Transportes Coletivos, Empresa União de Transporte Ltda, Auto Viação Rainha Ltda, Eucatur - Empresa União Cascavel de Transportes e Turismo Ltda e Santo Anjo da Guarda Ltda.

O Termo, proposto pelo Promotor de Justiça Fábio de Souza Trajano, determina que as empresas de ônibus deverão fixar cartazes informando sobre o pagamento facultativo do seguro em todos os guichês de suas agências no Estado e na parte interna dos veículos. A empresa deverá também informar verbalmente ao cliente o preço da passagem com e sem o valor do seguro coletivo. Caso haja alguma violação do acordo, a empresa terá que pagar multa pecuniária de R$ 5 mil. O dinheiro será destinado ao Fundo de Reconstituição dos Bens Lesados do Estado de Santa Catarina.

O TAC foi estendido às agências de turismo que comercializam passagens intermunicipais. De acordo com o compromisso, a Solução Viagens e Cargas Ltda, a Specht Ltda e a Atlântico Sul Turismo Ltda deverão fixar cartazes sobre o pagamento facultativo do seguro em todos os guichês de suas agências no Estado e informar verbalmente o valor da passagem com e sem o seguro coletivo. Se descumprirem as determinações, as agências deverão pagar a mesma multa que as empresas de ônibus.

O Promotor de Justiça Fábio de Souza Trajano propôs o Termo ao constatar que nem as empresas, nem as agências de turismo informavam adequadamente que o seguro coletivo de acidentes pessoais é facultativo. Trajano menciona o art. 41 do Decreto Estadual nº 12.601/80, que "dispõe que a passagem será vendida pelo preço exato determinado pelo DETER, sem qualquer desconto ou acréscimo que não esteja previsto neste Decreto, obrigando-se a transportadora, no Serviço Rodoviário, a facultar seguro de acidentes pessoais por conta do interessado".

O Ministério Público também lembra que o Código de Defesa do Consumidor determina que "é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas, enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço".

No Arrrrrrrrrrrrr

sábado, novembro 04, 2006

Relógios devem ser adiantados à zero hora deste domingo

Brasília - À zero hora do próximo domingo (5) os relógios deverão ser adiantados em uma hora. É o início do horário de verão, que existe desde 1985 e este ano, por causa das eleições, excepcionalmente não começou na segunda quinzena de outubro. A pedido do Tribunal Superior Eleitoral, foi adiado por três semanas para prevenir qualquer problema nos computadores durante a apuração dos votos do segundo turno.

O relógio deverá ficar adiantado até o dia 25 de fevereiro de 2007. Nem todos aprovam. Para o auxiliar de serviços gerais Rodrigo da Silva o novo horário é um pesadelo. ‘’Eu não gosto do horário de verão, porque tenho que acordar as 4h da manhã e ir para parada de ônibus. Ainda é escuro, acho muito perigoso", reclama.

Já a secretaria Eliandra Lima não tem a mesma opinião. "Adoro o horário de verão porque acho que o dia rende, a gente sai do trabalho e ainda está claro, e dá para fazer muitas coisas que geralmente não dá tempo quando estamos no horário normal, como por exemplo fazer uma caminhada" explica.

O horário de verão abrange os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal. Só ficam de fora as regiões Norte e Nordeste, porque estudos comprovam que a economia nessas duas regiões é insignificante.

Segundo o secretário de Energia, Ronaldo Schuck, do Ministério de Minas e Energia, a economia com a implantação do horário deste ano deve ser de quase 5%. "Com base na experiência dos anos anteriores, temos cerca de 4,2% de ganho nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Isso corresponde a duas vezes o consumo máximo do Distrito Federal, cerca de 1.560 megawatts."

Ele lembrou que na região sul esse percentual sobe um pouco. "Na região Sul, o ganho estimado é em torno de 4,5%, o que corresponde a 530 megawatts, cerca de 80% do consumo de energia no período de ponta na cidade de Porto Alegre’’, compara o secretário.
O secretario Ronaldo Schuck afirmou que a economia gerada entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste juntas corresponderia a 2.100 megawatts, o equivalente à produção de três turbinas de Itaipu.

sexta-feira, novembro 03, 2006

B-040 - Acidentes com caminhões sem freio

Três caminhoneiros passaram por momentos de tensão ao se envolverem em acidentes durante a madrugada e manhã de ontem na Serra de Petrópolis. Dois dos acidentes aconteceram na pista de descida e exigiram habilidade dos motoristas, que perceberam que os veículos estavam sem freio e foram obrigados a jogar o veículo para fora da pista.

Antes do viaduto

Por volta de 8h45 da manhã, na altura do quilômetro 85 o motorista do caminhão frigorífico Mercedes, branco, modelo 1620, placa GXH 2820, percebeu que o veículo estava sem freio e jogou o caminhão contra a barra de proteção do acostamento. "Faltou freio. Percebi que o caminhão estava embalando e decidi jogá-lo contra a barra de proteção, antes de entrar no viaduto. Se não tivesse parado seria obrigado a tombá-lo para o outro lado da pista, pois se entrasse sem freio neste viaduto o acidente seria muito pior", lembra o motorista José Otávio Raimundo, de 26 anos.

O caminhão, que transportava uma carga de 12,5 toneladas de derivados de frango, parou a alguns metros do viaduto Harold Poland. A carga, da empresa Nogueira Riveri, vinha da cidade de Barbacena – MG e seria distribuída com entregas em Nilópolis, Magé e Nova Iguaçu.

Perícia do motorista evita que veículo tombe na pista

Alguns quilômetros adiante, na altura do quilômetro 89, o motorista de um caminhão baú, que transportava uma carga de papelão passou por uma situação semelhante. Ao sair do túnel ele percebeu que o caminhão Volkswagen branco, modelo 13-180, placa DJC 7105 – SP estava sem freio. Conhecendo bastante a estrada, o motorista procurou o local mais adequado para jogar o caminhão para fora da pista. Ele subiu no canteiro, pouco antes de entrar no viaduto sobre a pista B. O veículo estava embalado e com a velocidade passou sobre uma valeta e parou próximo ao barranco. "Precisei esperar o local mais propício para jogá-lo para fora da pista. Por sorte a terra fofa fez com que a velocidade do veículo diminuísse antes de bater com o barranco", disse o motorista Messias Evangelista Teotônio, de 42 anos, que há mais de 15 trabalha como caminhoneiro.

Ainda assustado, ele lembra que na hora só pensou em Deus. "Se tivesse jogado o caminhão contra a mureta ela não iria segurar. Se seguisse adiante bateria no barranco próximo ao Belvedere, onde tantos caminhoneiros já morreram... a melhor alternativa foi subir no canteiro. Passei por um susto muito grande, pensei que a esta hora estaria morto", desabafa.

O caminhão saiu de Belo Horizonte com destino ao Rio de Janeiro, onde a carga seria entregue.

No outro acidente, caminhão sobe na mureta de proteção

Por volta de 2h30 da manhã, na pista de subida da serra, o motorista de um caminhão baú perdeu o controle do veículo em uma curva e subiu na mureta de proteção da pista. O acidente aconteceu na altura do quilômetro 88, sentido JF. O caminhão Mercedes, branco, modelo 1518, placa KTQ 7700, de Além Paraíba – MG subiu na mureta de proteção da pista e ficou pendurado. O veículo só não despencou porque ficou preso pela roda da frente e foi escorado por uma árvore.

O motorista, Eduardo Luiz Gonçalves, de 23 anos, teve ferimentos leves e foi conduzido ao Hospital Santa Teresa, onde até o início da tarde de ontem permanecia em observação.

O caminhão, da empresa Mira, transportava uma carga de peças que seria levada do Rio de Janeiro para Brasília.

O acidente fez com que a pista ficasse parcialmente fechada durante toda a manhã de ontem. Equipes da Concer tiveram bastante trabalho para retirar o veículo e por três vezes a pista precisou ser fechada por alguns minutos para que o caminhão fosse retirado da mureta, recolocado na pista e então rebocado.

Cinco acidentes

Os de ontem elevam para cinco o número de acidentes com caminhões registrados nas pistas da BR-040. Na segunda feira uma carreta de Betim (MG), que transportava peças da montadora Fiat, tombou na altura do quilômetro 93 da pista sentido RJ.

Na quinta-feira (26/10), um caminhão-tanque que transportava uma carga de ácido clorídrico tombou no viaduto próximo à Rodoviária Leonel Brizola. O derramamento de cerca de 20 mil litros de ácido fez com que a pista precisasse ficar fechada por mais de 15h. Na ocasião, o trecho entre os quilômetros 79 e 82 da pista de descida ficou funcionando em mão dupla.

quinta-feira, novembro 02, 2006

Água de poço artesiano não pode mais ser usada para consumo e higiene

Tribuna de Petrópolis:
O Decreto Estadual 40.156 determina que a água de poço artesiano não pode mais ser usada para consumo e higiene, e que o uso para limpeza de carros, calçadas e outros fins terá que ser legalizado junto à Serla (Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas), dentro do prazo de 90 dias. Segundo o decreto, o uso de poço ilegal será passível de punição. Nas regiões, como Petrópolis, onde há abastecimento por concessionários a população terá que usar a água destas distribuidoras para o consumo e higiene. O Governo do Estado diz que o objetivo é proteger a população, evitando que consuma água contaminada. De acordo com o decreto, as áreas não atendidas pelas concessionárias poderão usar poço artesiano, mas terão que legalizá-los. Herbert Heck, engenheiro sanitarista, diretor da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, núcleo RJ, e membro da Câmara Técnica Institucional e Legal do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, afirma que "o decreto consolida o monopólio das concessionárias de água para consumo humano nos centros urbanos. Na prática, todos os usuários de poços em áreas abastecidas pelas concessionárias terão que desativar seus poços e passar a consumir a água das concessionárias. Independente da qualidade da água de cada poço".A Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) foi a primeira instituição do Estado a se manifestar contrária ao decreto e anunciou que vai impetrar, na segunda-feira, dia 6 de novembro, mandado de segurança em nome de seus 8.100 associados, com pedido de liminar para suspender a proibição do uso da água de poços para consumo humano ou higiene quando houver abastecimento da Cedae. Além da medida judicial, a Firjan vai tomar medidas administrativas, mostrando ao governador eleito, Sérgio Cabral Filho, que o decreto aumenta o custo de investimento no Rio de Janeiro, cria um monopólio da Cedae e prejudica a competitividade.Para o diretor-executivo do Consórcio Águas do Imperador, João Luiz Queirós, o decreto é bem feito e é o resultado de um processo iniciado com a cobrança para utilização dos recursos hídricos do Rio Paraíba do Sul e de seus afluentes. Desde que a cobrança foi implantada pela Agência Nacional de Água (ANA) que o Consórcio paga à Serla pelo uso da água das nascentes dos rios de Petrópolis. Na sua avaliação, o decreto do Governo do Estado chegou um pouco tarde, pois, em outros estados, leis semelhantes já existem para ordenar e disciplinar o uso da água. "Nos locais onde há possibilidade de usar água tratada, não tem porque a população correr o risco de usar outra água. Não vejo nada de mais neste decreto e acredito que para nós em Petrópolis não vai mudar nada", frisou.João Luiz lembrou que já existem leis que definem regras para o uso de poços artesianos e que nem sempre são respeitadas. Ele lembrou que um condomínio que tenha poço deve legalizá-lo e ter um técnico que verifique a qualidade da água, caso contrário, se algo acontecer com os moradores abastecidos por esta água, quem responde é o síndico. "Infelizmente, muitos síndicos desconhecem esta lei e por isso continuam usando poço artesiano", concluiu..

quarta-feira, novembro 01, 2006