terça-feira, outubro 31, 2006

Parque de Itaipava tem fazendinha modelo

Centro vai abrigar atividades pedagógicas sobre ambiente rural
Já está aberto à visitação o Centro de Educação Ambiental de Itaipava. Inaugurado pela Prefeitura no dia 21 no Parque Municipal de Itaipava, o centro reúne uma pequena fazenda com ambiente rural, horta, animais domésticos, pomar e plantas. Nos finais de semana acontece também no parque uma feira de produtores orgânicos do município, com venda dos produtos na parte da manhã.
Na Fazendinha, os visitantes poderão encontrar um ambiente rural que vai servir de modelo para atividades educacionais ligadas ao meio ambiente. O entorno do lago do Parque recebeu uma faixa de Mata Atlântica, mostrando as possibilidades de preservação. A idéia é também dar a oportunidade das pessoas conhecerem técnicas de plantio e irrigação, para que possam cultivar suas próprias hortas em casa, além de conhecer dicas para a preservação. A casa principal, feita de pau-a-pique, vai abrigar exposições permanentes com temas sobre meio ambiente e produção sustentável.

LULA-LA

segunda-feira, outubro 30, 2006

Roubos no centro de Itaipava chamam a atenção de moradores e comerciantes.

Tribuna de Petrópolis:

A característica de Itaipava, de região calma e segura, ideal para se morar ou passar os finais de semana com a família pode começar a ser afetada. Isso devido a algumas ocorrências que vêm assustando moradores e comerciantes. O alerta para a falta de segurança no distrito é feito por uma moradora, que após ser violentamente assaltada no centro comercial da região, quer chamar a atenção das autoridades da cidade, de forma que se ofereça maior policiamento pelas ruas do distrito.

A moradora M.B., que preferiu não se identificar temendo perseguição do grupo de assaltantes que a abordou, mudou-se para Itaipava há cinco anos na busca de uma vida mais tranqüila, longe da violência das ruas cariocas e ressalta estar "surpresa com o que aconteceu em pleno dia no centro de Itaipava". A moradora chama a atenção para a falta de policiamento em uma região que registra um grande crescimento, sendo sede de grandes investimentos, como construções de shoppings e condomínios residências que atraem cada vez mais visitantes e profissionais para o local. "Itaipava está crescendo e não vejo segurança para a região. A tendência é de que a movimentação aumente cada vez mais e se não houver prevenção a violência pode se tornar um grande problema", disse.

M.B. foi abordada no centro de Itaipava numa terça-feira à tarde ao sair de uma das agências bancárias que funcionam na região. "Tive que fazer algumas transações para pagamentos de conta e retiradas, após sair da agência achei mais seguro voltar para casa e andei um longo trecho na busca de um táxi, foi quando fui abordada por dois homens", conta. Um dos homens, portando uma arma, pegou todos os pertences de M.B. A suspeita é de que os indivíduos a seguiram desde a saída da agência. Segundo a moradora, os assaltos em saída de bancos estão freqüentes pela região. "Neste mesmo dia tomei conhecimento de que não era a primeira a ser assaltada na saída do banco", conta.

O que mais chamou a atenção da moradora foi o local e a hora escolhida pelos assaltantes para abordá-la. "Era plena tarde no centro de Itaipava, com muita movimentação de pessoas", disse. Apesar de ter o funcionamento de cinco agências bancárias na região, uma próxima a outra, não há um reforço no policiamento do local. "Itaipava está se tornando um bom atrativo para os assaltantes, que atuam livremente. O carioca vem para a região achando que é tranqüila e não espera ser assaltado. A violência está chegando aqui", pontua.

Apesar da constatação por parte de moradores e comerciantes de que a violência está crescendo na região, os dados que constam na Delegacia Legal do distrito apontam que o local ainda é seguro se comparado com outros pela cidade. De acordo com o comissário da delegacia, João Ferreira, o índice de ocorrências na região ainda é pequeno. "Aqui ainda não há o medo de se passar por ruas desertas ou parar o carro no sinal de trânsito e quem vive aqui não passa pelo estresse de quem mora no Rio de Janeiro", conta. Com relação ao policiamento, ele pontua que a ronda pelas ruas deve ser feita pela polícia militar, pois a civil trabalha com a apuração das ocorrências.

A ação preventiva nas ruas seria de grande importância para impedir a abordagem dos assaltantes. Ferreira pontua que as maiores ocorrências envolvem as casas de veraneio, que na maioria das vezes ficam vazias, facilitando a ação de assaltantes. Nos registros, desde janeiro deste ano foram feitas 116 queixas de furtos a residência e furtos a transeuntes apenas dez. Ferreira diz que apesar do baixo número de registros, é necessário se garantir o policiamento nas ruas para que não haja um crescimento de ocorrências.

domingo, outubro 29, 2006

quinta-feira, outubro 26, 2006

Empresário é assaltado no Arranha-Céu

Dois motoqueiros armados abordaram o empresário, que parou para falar ao celular

Um empresário de Itaipava foi rendido por dois motoqueiros armados na manhã de ontem e perdeu mais de R$ 5 mil. O assalto aconteceu por volta de 8h30 da manhã, nas proximidades do viaduto Arranha-Céu, em Itaipava. Os marginais aproveitaram um momento em que o empresário estacionou seu Mercedes para falar ao celular e o renderam.

Na delegacia, ele contou que a ação dos bandidos foi rápida e que pouco depois de estacionar percebeu a aproximação de uma moto com dois ocupantes. A moto parou ao lado do veículo e um dos bandidos desceu, empunhando um revólver calibre 38 de cano longo. O empresário foi rendido e obrigado a entregar a quantia que transportava.

Na delegacia de Itaipava, a vítima não soube descrever os assaltantes, que segundo ele estavam com roupas pretas e capacetes pretos com as viseiras baixadas, não deixando qualquer detalhe à mostra. O veículo usado pelos bandidos não tinha qualquer identificação, mas segundo a vítima o tipo de aceleração parecia de um modelo de moto nova. A voz dos assaltantes também parecia ser de pessoas jovens. Depois de apanharem o dinheiro, os bandidos fugiram pela BR-040. O caso está sendo investigado por inspetores da 106a. DP.

Eleições

quarta-feira, outubro 25, 2006

terça-feira, outubro 24, 2006

segunda-feira, outubro 23, 2006

Fórmula 1

PROIBIÇÃO DO CORTE DE FORNECIMENTO DE SERVIÇOS JÁ FOI SANCIONADA POR ROSINHA

Desde o mês de julho deste ano que está proibido o corte no fornecimento de energia elétrica, água, gás e telefone por inadimplência do consumidor, nos dias que antecedem sábados, domingos e feriados, caso as empresas responsáveis pelo fornecimento dos serviços não tenham plantão de atendimento nesses dias. O impedimento está previsto na Lei 4.824, de autoria do deputado Glauco Lopes (PSDB) e sancionada pela governadora do Estado. A divulgação desta lei em Petrópolis está sendo feita pelo Instituto Nacional de Defesa do Cidadão Consumidor (Indeccon), que, segundo seu presidente, Marcio Tesch, tem recebido reclamações de cortes realizados nos dias impedidos pela lei estadual.

- A medida veio em muito beneficiar os consumidores que, por força de necessidade, deixam de pagar em dia as contas desses serviços públicos e acabam ficando sem luz num final de semana ou véspera de feriado, uma vez que as empresas não possuem, na maioria dos casos, pessoal de plantão para a informação de solução do débito e religação do serviço que, em tese, com o pagamento, deve ser quase que imediato, disse Marcio Tesch.

O deputado Glauco Lopes disse que é irrefutável que nos dias de hoje a energia elétrica, a água, o telefone e o gás são bens essenciais a todos e explicou que a presente lei justifica-se pela essencialidade do serviço, pois é dever constitucional do Estado garantir o suprimento energético dos cidadãos, conforme determina o Parágrafo Único do Artigo 8º da Constituição Estadual. "Considerando que o atendimento comercial de concessionárias e empresas públicas se dá no período de segunda a sexta-feira, em regra, e levando-se em consideração o prazo de 48 horas solicitado por estas concessionárias para normalização do fornecimento de energia, muitas vezes, esse prazo, quando iniciado em véspera de feriado ou fim de semana normal, pode levar consumidores a permanecerem sem energia por um período de no mínimo quatro dias, mesmo que providenciem imediatamente o pagamento".

A Lei Estadual 4.824 determina que o consumidor que comprovar a solicitação de pedido de religação até o meio-dia, em qualquer dia da semana, deverá ter o fornecimento normalizado no mesmo dia. Os casos que permitem o corte são os seguintes: quando houver plantão de atendimento para solicitação de religação aos sábados, domingos e feriados; quando as ligações tiverem sido realizadas mediante fraude ou de forma clandestina; mediante cumprimento a determinação judicial, devidamente cientificada; por motivo de acidente que coloque em risco o patrimônio de terceiros, a segurança ou bem-estar de pessoas e seres vivos mediante requerimento expressamente formalizado por autoridade competente, como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros; para melhoria do atendimento da coletividade, em caráter emergencial, desde que a cessação do fornecimento do serviço não perdure por mais de seis horas, durante o próprio dia do desligamento..

sexta-feira, outubro 20, 2006

quinta-feira, outubro 19, 2006

Datapadaria! Deu chuchada de bode!

E o sucesso do Salão do Automóvel é uma minivan que vem da China: a Chana!

BUEMBA! BUEMBA! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República. Direto do País do Pleito Caído! Datapadaria informa: deu chuchada de bode! O Lula é como o Corinthians, o povo gosta mesmo apanhando. Massa de pão, quanto mais bate mais cresce! Então é o Databolo!
E essa: "Publicitária petista quebra o dedo em briga no Rio de Janeiro". Isso é que é querer ficar igual ao ídolo. Por que ela não deixa crescer a barba? Rarará!
E o Geraldo tá anestesialdo. O Geraldo é anestesista formado. É verdade. Só que ele deve ter aplicado todas nele! E o chargista Pires encontrou uma solução para o Geraldo Picolé de Chuchu: fazer uma xepa do chuchu na feira: "Olha o chuchu baratinho! Quem vai levar? R$ 0,45".
E começou o Salão do Automóvel!
É como televisão de cachorro! Sabe aquelas máquinas de padaria que os frangos ficam rodando e os cachorros em baixo babando? É como o Salão de Automóvel: o carrão fica rodando e o povo fica babando. E quem gosta mesmo de salão de automóvel é motoboy.
Os motoboys vão pro salão pra ver os novos modelos de retrovisor que eles vão quebrar. "Olha aquele ali mano, irado, prateado!". E eu já disse que o sucesso do Salão é uma minivan que vem da China: a Chana. "Compre uma chana zero quilômetro, leva até sete". Já imaginou comprar uma chana zero com cheiro de novinha? Rarará!
E já imaginou tua mulher: "Quer dar uma volta na minha chana?". "Vou lavar a chana da vizinha".
Rarará!
Só precisa tomar cuidado pra não dar trombada com Picasso. Senão vira manchete: "Picasso entra na Chana". Rarará! É mole? É mole, mas sobe! Ou, como diz aquele outro: é mole, mas, se provocar, ressuscita!
Antitucanês Reloaded, a Missão. Continuo com a minha vulcânica e mesopotâmica campanha "Morte ao Tucanês".
Acabo de receber mais um exemplo irado de antitucanês. É que em Cristianópolis, Sergipe, tem um motel chamado Hora do Lanche! Mais direto, impossível. Viva o antitucanês. Viva o Brasil! E atenção! Cartilha do Lula. Mais um verbete pro óbvio lulante. "Falácia": companheiro que fala muito.
Rarará.
O lulês é mais fácil que o inglês.
Nóis sofre, mas nóis goza. Hoje só amanhã.
Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!
Chega de pleito!
Queremos blunda!

quarta-feira, outubro 18, 2006

terça-feira, outubro 17, 2006

segunda-feira, outubro 16, 2006

Clubes e pousadas - Petropolitanos são vítimas de golpe

Diário de Petrópolis:

Quadrilha oferecia títulos de clubes e pousadas que não existem mais. Empresa tinha sede no RJ e SP

*Jaqueline de Mello
Petropolitanos também foram vítimas do golpe que vem sendo aplicado há alguns anos por uma quadrilha que oferecia títulos de clubes e pousadas que não existem mais. A quadrilha usava uma empresa de fachada, a American Tour Club, para aplicar o golpe. A empresa, que tinha sede no Centro do Rio e em São Paulo, foi fechada no mês passado por policiais da Delegacia de Defraudações.

Na manhã de ontem, a dona-de-casa Maria Lúcia Salomé esteve na 105a. DP e contou que também foi vítima da quadrilha e que chegou a pagar R$ 1 mil pelo falso título. "Na ocasião eu era casada e decidimos comprar o título, para podermos visitar familiares do meu ex-marido que moram no Ceará, mas nunca chegamos a utilizar", disse. Ela tomou conhecimento da fraude ao assistir a uma reportagem sobre a prisão da dona da empresa.

Com vários documentos em mãos que comprovam a negociação, Maria lembra que comprou o título da American Tour há 6 anos, em um evento realizado no Hotel Quitandinha. "Recebemos o convite pelo correio. Acredito que várias pessoas tenham sido lesadas na cidade, pois muita gente participou das reuniões", afirma, mostrando a carta que confirma que os encontros aconteceram nos dias 26 e 27 de agosto de 2000.

A dona-de-casa nunca chegou a usar o título, que prometia descontos especiais na hospedagem em luxuosos hotéis de todo território nacional. E disse que desconfiou quando começou a receber telefonemas de corretores da empresa fazendo ofertas pelas cotas do título. Os corretores diziam que os papéis tinham sido valorizados e que empresários estrangeiros estariam interessados em comprá-los.

Os golpistas prometiam lucros altos. "Eles diziam que para vender as cotas, as mesmas precisavam ser legalizadas e que para isso eu precisaria desembolsar R$ 1 mil por cota. Como eu tinha 30 cotas, precisaria gastar R$ 30 mil. Em contrapartida poderia vender cada uma por R$ 15 mil, ou seja, os papéis seriam vendidos por R$ 450 mil. Achei que era ganhar dinheiro muito fácil...", conta.

A petropolitana disse que chegou a visitar o escritório da empresa, que ficava no 35o. andar de um prédio na Avenida 13 de Maio, no Centro do Rio. "A empresa ocupava um andar inteiro do prédio, era muito luxuosa", lembra.

Esta semana a polícia conseguiu prender a mulher apontada como chefe da quadrilha. C.M.S.G., de 48 anos, foi presa em um apartamento na praia de Boa Viagem, em Niterói, para onde teria se mudado a poucos dias para tentar se esconder. Na garagem do prédio foram apreendidos quatro veículos, dois dos quais importados. De acordo com o inquérito, C. seria ainda proprietária de mansões em Teresópolis. A polícia acredita que a chefe da quadrilha tenha um patrimônio de mais de R$ 50 milhões, dinheiro que teria conseguido por meio de golpes.

A polícia estima que mais de mil pessoas tenham sido lesadas pela empresa, a maioria deles aposentados que investiram todas as economias. Quatorze pessoas acusadas de aplicar o golpe da venda de títulos falsos ainda são procuradas pela polícia.

A carta-convite apresentada pela vítima petropolitana leva a polícia a crer que muitos outros moradores da cidade podem ter caído no mesmo golpe. Os policiais da 105a. DP orientam as vítimas da American Tour Club a se dirigirem à Delegacia de Defraudações, no Rio de Janeiro, onde já existe um inquérito em andamento sobre o caso. A delegacia fica na Rua Silvino Montenegro, no 1 – Gamboa (Armazém, no 6 – Cais do Porto). Os telefones da delegacia são: (21) 3399-3664 e 3399-3666.

sábado, outubro 14, 2006

quinta-feira, outubro 12, 2006

quarta-feira, outubro 11, 2006

Imposto de Transferência de Bens e Imóveis pela Internet

Diário de Petrópolis :

O prefeito Rubens Bomtempo lançou mais uma ferramenta de desburocratização da máquina administrativa, por meio do serviço ITBI Fácil na Internet. Com a publicação do decreto 362, de 5 de outubro de 2006, o Imposto de Transferência de Bens Imóveis – ITBI – poderá ser lançado na página da Prefeitura www.petropolis.rj.gov.br e facilitar a vida de pessoas físicas e jurídicas. Em um prazo máximo de 24 horas, a contar do início do expediente seguinte ao do recebimento do cadastro, a Secretaria de Fazenda vai informar via e-mail o valor da avaliação e do ITBI, já disponibilizando a guia de pagamento, no mesmo prazo anterior. Todo o processo vai levar no máximo 48 horas, sem a necessidade de presença do contribuinte ou do profissional da área de registro de cartório ou imobiliária.

"A Internet se constitui em um elemento facilitador da vida do cidadão. É nossa meta estudar os meios de utilizá-la cada vez mais para agilizar procedimentos públicos administrativos", disse Bomtempo, que há menos de uma semana acompanhou o funcionamento do primeiro pregão eletrônico da Prefeitura, também disponível na Internet. São mais de 10 procedimentos administrativos que hoje podem ser feitos pela Internet, entre eles, o Alvará Provisório, Consulta de Processos Administrativos, emissão de formulários e ISS (Imposto Sobre Serviços). O sistema já rendeu ao município e ao prefeito Rubens Bomtempo os prêmios de Prefeito Empreendedor (do Sebrae) e de Desburocratização Eletrônica (do Sebrae, Firjan e Fundação Getúlio Vargas).

"Todos esses serviços formam um dos maiores pacotes de desburocratização do país", registrou o secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa. Há cerca de um mês, Patuléa e o secretário de Fazenda interino, Elias Tauk, apresentaram o novo procedimento a autoridades judiciárias e representantes de cartórios. O coordenador de Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, Ronaldo Werneck, também acompanhou a reunião e elogiou a iniciativa.

"O ITBI Fácil agiliza a troca do nome do novo proprietário do imóvel no carnê do IPTU do exercício seguinte e dá mais consistência ao levantamento de estatísticas em nosso banco de dados. A medida beneficia inclusive as incorporadoras de imóveis. Elas acabavam sendo inscritas na Dívida Ativa do município, por falta de comunicação dos novos proprietários de imóveis", explicou o secretário, que prevê um maior controle na sonegação de informações tributárias.

Como proceder - Todas as transações imobiliárias devem ser repassadas à Secretaria de Fazenda até o dia 15 do mês subseqüente, para que o município possa agilizar a transferência de titularidade do vendedor para o novo proprietário do imóvel. Para participar do sistema, pessoas físicas ou jurídicas que exerçam atividades de corretagem, administração de imóveis e despachantes municipais deverão firmar um termo de responsabilidade – já disponível na página da Prefeitura, onde assumem, solidariamente, a responsabilidade pelas informações e declarações repassadas. A partir deste procedimento, os contribuintes receberão uma senha especial de acesso ao novo sistema.

terça-feira, outubro 10, 2006

domingo, outubro 08, 2006

BR-040 - CAMINHÃO DE COMBUSTÍVEL EXPLODE

Motoristas que passavam pela BR-040 na noite de sexta-feira presenciaram uma cena comum apenas nas telas de cinema. Por volta de 21h um caminhão tanque que subia a serra tombou e explodiu. O acidente aconteceu na altura do quilômetro 74 da pista sentido JF, nas proximidades da Fazenda Inglesa.

sexta-feira, outubro 06, 2006

quinta-feira, outubro 05, 2006

Acidente com ônibus fere 21 em Petrópolis

Motorista teria perdido o controle depois de uma pedrada que atingiu o vidro dianteiro do veículo, na BR-040Ronaldo Braga A Polícia Rodoviária Federal vai investigar a informação de funcionários da Viação Única de que uma pedra, que teria batido no vidro dianteiro do ônibus, causou o acidente que deixou 21 pessoas feridas em Petrópolis, ontem de madrugada. Os empregados contaram que o motorista teria perdido a direção do veículo — que vinha de Contagem (MG) para o Rio — após a pedra bater no veículo. O acidente aconteceu no Km 74 da BR-040, na entrada do bairro Fazenda Inglesa, em Petrópolis.


O ônibus saiu da cidade mineira com 20 passageiros e o motorista. Pouco depois das 4h de ontem, o veículo avançou no acostamento da BR040. O motorista perdeu o controle do ônibus, bateu na mureta e foi raspando o lado esquerdo do veículo num paredão de rochas. Segundo policiais rodoviários federais, na estrada ficaram as marcas do primeiro impacto, do pneu no acostamento e do ônibus no paredão.

Bombeiros retiram motorista das ferragens Os feridos foram socorridos por ambulâncias do Corpo de Bombeiros de Petrópolis e da concessionária Concer, que administra a rodovia.

O motorista ficou preso nas ferragens e foi retirado pelos bombeiros. Segundo informações da empresa de ônibus, o motorista e dois passageiros contaram que o motivo do acidente teria sido uma pedra que atingiu o vidro do ônibus.

— É bastante provável que tenha sido mesmo uma pedrada que bateu no vidro no início da curva. Temos o relato do motorista e de dois passageiros.

Vamos investigar — afirmou Luiz Assumpção, gerente de operações da empresa.

Visibilidade reduzida também pode ter causado acidente Dos nove passageiros internados no Hospital Santa Teresa, quatro foram liberados e cinco permaneceram em observação — entre eles o motorista, que teve fratura exposta na perna, e uma mulher, que fraturou a bacia. Os oito passageiros que foram para o Hospital Municipal Nelson de Sá Erp, de Petrópolis, foram medicados e liberados.

A empresa de ônibus informou que dará toda a assistência necessária aos p a s s a g e i ro s .

Os outros feridos foram atendidos por ambulâncias da concessionária que administra a estrada. Segundo funcionários da Concer, a baixa visibilidade também pode ter causado o acidente.

Em março de 2005, uma pedra atirada por um assaltante na BR-101, no trecho NiteróiManilha, provocou a morte de dois passageiros e do motorista de um ônibus, que perdeu o controle do veículo e caiu numa ribanceira. Em outro caso, em julho passado, um ônibus que vinha de Rio das Ostras para o Rio de Janeiro, pela Via Lagos, foi atingido por uma pedra. Mesmo com os olhos feridos por estilhaços do pára-brisa, o motorista só parou 15 quilômetros depois para evitar um possível assalto.

quarta-feira, outubro 04, 2006

São Francisco de Assis

São Francisco nasceu em 1181/1182 em Assis na Itália, foi batizado com o nome de Giovanni di Pietri, mas seu nome foi mudado pouco tempo depois para Francisco, pois seu pai Petri di Bernardone era comerciante e viajava muito a França, mudou o nome do filho em homenagem ao local que fazia bons negócios.

Em 1198 acontece um conflito em Assis, entre a nobreza e os comerciantes. Os nobres se refugiam em Perusa uma pequena cidade próxima de Assis, onde São Francisco ficou preso por um ano até o ano de 1204. Em Perusa também estava a família de Clara.

Ao voltar para Assis, São Francisco doente começa sua conversão gradual, se dedica a dar esmolas e oferece até suas roupas aos pobres, tem visões e começa a desprezar o dinheiro e as coisas mundanas. Até que ele se encontra com um leproso, lhe dá esmola e um beijo, e este acontecimento marcou tanto a vida dele que, dos muitos fatos ocorridos em sua vida, este foi o primeiro que entrou em seu Testamento, "pois o que antes era amargo se converteu em doçura da alma e do corpo".

Outros encontros afirmaram ainda mais a vocação de São Francisco, nas ruínas da da igraja São Damião recebeu do crucificado o mandato de restaurar a Igreja. Obediente ao mandato, São Francisco pôs-se logo a trabalhar. Reconstruiu três pequenas igrejas abandonadas: a de São Damião, a de Santa Maria dos Anjos e a de São Pedro.

Seu pai, envergonhado do novo gênero de vida adotado por Francisco, queixou-se ao bispo de Assis da prodigalidade do filho e, diante do prelado, pediu a Francisco que lhe devolvesse o dinheiro gasto com os pobres. A resposta foi a renúncia à vultosa herança: despindo, ali, suas vestes, Francisco exclamou: "... doravante não direi mais pai Bernardone, mas Pai nosso que estás no céu..."

A partir desse momento passa a viver na pobreza, e inicia a ordem franciscana, cresce o número de companheiros, 1209 já são 12. Cria uma regra muito breve e singela, que o papa Inocêncio III aprova em 1210, e cujas diretrizes principais eram pobreza e humildade, surge assim a Fraternidade dos Irmãos Menores, a Primeira Ordem.

No Domingo de Ramos de 1212, uma nobre senhora, chamada Clara de Favarone, foi procurar Francisco para abraçar a vida de pobreza. Alguns dias depois, Inês, sua irmã, segue-lhe o caminho. Surge a Fraternidade das Pobres Damas, a Segunda Ordem. Aqueles que eram casados ou tinham suas ocupações no mundo e não podiam ser frades ou irmãs religiosas, mas queriam seguir os ideais de Francisco, não ficaram na mão: por volta de 1220, Francisco deu início à Ordem Terceira Secular para homens e mulheres, casados ou não, que continuavam em suas atividades na sociedade, vivendo o Evangelho.

A Ordem Francisca cresceu com o passar dos anos. Em 1219 houve uma grande expansão para a Alemanha, Hungria, Espanha, Marrocos e França. Neste mesmo ano São Francisco vai em missão para o Oriente. Durante sua ausência, vigários modificam algumas regras da Ordem e no mesmo ano de 1219 São Francisco se demite da direção da Ordem.

Com o crescimento da Ordem, quase 5.000 frades em 1221, uma nova regra foi escrita por São Francisco em 29 de novembro de 1223 que foi aprovada pelo papa Honório. É a que vigora até hoje.

Em 1224 no dia 17 de setembro São Francisco recebeu as chagas de Jesus crucificado em seu próprio corpo, este fato ocorreu no Monte Alverne, um dos eremitérios dos frades.

Os últimos escritos de São Francisco são entre 1225 e 1226, dentre eles o Cântico das Criaturas e o Testamento. Nestes mesmos dois anos, Francisco vai a vários lugares da Itália para tratar de suas vistas. Passa por diversas cirurgias. Morre aos 03 de outubro de 1226, num sábado.

Morreu nu aquele que começou a vida de conversão nu na praça de Assis diante do bispo, do pai e amigos. Morreu ouvindo o Evangelho de João, onde se narra a Páscoa do Senhor, aquele que recebeu os primeiros companheiros após ouvir o Evangelho do envio dos apóstolos. Foi sepultado no dia 04 de outubro de 1226, Domingo, na Igreja de São Jorge, na cidade de Assis.

São Francisco de Assis foi canonizado em 1228 por Gregório IX e seu dia é comemorado em 04 de outubro.

Em 25 de maio de 1230 os ossos de São Francisco foram levados da Igreja de São Jorge para a nova Basílica construída para ele, a Basílica de São Francisco, hoje aos cuidados dos Frades Menores Conventuais.

segunda-feira, outubro 02, 2006

DO RIO A SANTIAGO DE COMPOSTELA

No próximo dia 7 de outubro o Bomtempo Resort, em Itaipava, vai sediar exposição do fotógrafo Fernando Ferreira, que percorreu o caminho de Santiago de Compostela a pé. Morador de Itaipava e amante de uma boa caminhada, Fernando percorreu em 25 dias a ancestral rota de peregrinação utilizada desde o século IX, que se estende pelo norte da Península Ibérica.