sábado, dezembro 31, 2005

AS RECEITAS DOS BEBUNS

Dizem que existem 180 milhões de técnicos de futebol no Patropi. Pode ser. Mas a sabedoria popular brazuca não mete o bedelho apenas em questões futebolísticas: na hora de curar ressaca, todo mundo tem a sua receitinha de estimação. Não acredita? Faça o teste: aproxime-se da sua roda de amigos, leve a mão à testa e solte, como quem não quer nada, a frase “Estou com uma ressaca federal”. Pronto, agora é só se preparar para ouvir as maravilhas curativas de cada um.

Com certeza, as receitas serão tão variadas quanto os perfis dos “especialistas” ouvidos pelo Rio Show para ajudar você, leitor, a tirar o gosto de cabo de guarda-chuva da boca. A empresária Adriana Lima, dona do clube Dama de Ferro, sequer pestaneja:

— Miojo, Coca-Cola e sal de frutas antes de dormir. É batata. Às vezes passo no Bob’s da Fonte da Saudade. Hambúrguer é um santo remédio.

Adriana, que a-do-ra champanhe, também tem receita para evitar a ressaca da bebida.

— Boto uma pedrinha de gelo na taça. Nunca mais tive ressacas terríveis por causa de champanhe — ensina.

O compositor Moacyr Luz é tão fiel à linha gastronômica contra a ressaca que virou até nome de prato no restaurante Otto, na Tijuca, onde mora. O Prato do Moa leva costelinha assada, feijão, arroz e abóbora.

— Tem de ter um feijãozinho básico, ferro puro para repor o que o álcool te levou na véspera. — filosofa. — Mas se o restaurante ficar muito longe de casa você não chega inteiro.

A senda culinária é forte entre os bebuns cariocas — só mudam os ingredientes. O roqueiro Jimmy London, da banda Matanza, é autor de letras como a de “O último bar” (“Varava noite adentro pelos bares por aí/Enchendo a cara e perturbando a paz”). Pois bem, Jimmy cura seu mal-estar enchendo a cara... de carne.

— Preciso comer carne e o melhor lugar para isso é churrascaria rodízio. Encho a cara de carne na Barra Brasa e volto para casa, para dormir. Quando acordo, estou curado.

Dormir também é o segredo do designer Muti Randolph:

— A ressaca me faz sofrer muito. Demoro muito a dormir mas, quando consigo, acordo bem. Há quem recomende tomar uma aspirina antes. Mas alguém se lembra disso?

A julgar pela variedade de receitas, pouquíssima gente lembra. O stylist Felipe Veloso garante que não tem muita ressaca. Quando bebe, opta por um método natural de cura:

— Mergulho na praia antes de dormir, na volta da noitada. É a única forma de dar uma levantada depois da balada.

Mas há também quem prefira uma abordagem, ahn , científica para o problema. O jornalista e escritor Marcelo Moutinho faz parte desta turma:

— Bebo um litro de água com gás antes de dormir. A garrafa dorme ao lado da cama. De manhã, tomo um comprimido de boldo concentrado e um Engov, ambos com chá verde.

E eis que surge o chá no receituário carioca. A infusão também é a preferida da jornalista Stella Caymmi, que mistura chás de boldo e carqueja com um comprimido de Tylenol:

— Um é para o fígado e o outro, para o estômago. Se você dorme sem dar uma cobertura para o fígado, acorda se sentindo a última das criaturas.

Mamãe Nana também é sábia nessas questões. Antes de sair para beber, ela toma uma colher de sopa de azeite extravirgem. Se, ainda assim, bate a ressaca, Nana aconselha água.

— Quem é dona de casa como eu sabe que a carne se retrai com o álcool. Quando percebo que estou saindo do limite, volto para casa. E jamais bebo de estômago vazio, nem por amor a uma mulher — brinca.

Last but not least , Zeca Pagodinho, que não poderia faltar numa reportagem sobre ressaca que se preze. Pois bem, a receita dele pode não ser a mais sensata, mas... Bom, se você tem ressaca é porque deixou a sensatez em algum lugar do passado. Com a palavra, o mestre:

— Eu tomo outra dose, para rebater.

sexta-feira, dezembro 30, 2005

AMPLA MONTA ESQUEMA PARA ATENDER USUÁRIOS NO ANO NOVO

A Ampla montou um esquema especial de atendimento para o Ano Novo nos 66 municípios da sua área de atuação, com destaque para as regiões de veraneio, onde há maior concentração de visitantes nesta época do ano. O efetivo das turmas de manutenção e emergência foi dobrado para as festas de fim de ano e reforçado em 50% durante todo o verão, como forma de prestar atendimento imediato a eventuais interrupções na rede elétrica. A Ampla estará com 100 equipes nas ruas podendo dobrar o número de técnicos a qualquer momento, dependendo das condições climáticas.

O atendimento comercial e de emergência será feito pela Central de Atendimento, através do 0800 28 00 120, que funcionará 24 horas por dia. A Central estará com 15% a mais de operadores. A Ampla usará ainda a Subestação Móvel, que funciona sobre rodas e tem capacidade para suprir o fornecimento de energia equivalente ao consumo de uma cidade com 30 mil habitantes (potência de 15 MVA)..

quinta-feira, dezembro 29, 2005

INDECCON CONTESTA EXTINÇÃO DE AÇÃO QUE PEDIA FIM DO REAJUSTE DO IPTU

A decisão do juiz da 4ª Vara Cível, Alexandre Teixeira, que indeferiu a liminar e extinguiu a ação movida pelo Indeccon (Instituto Nacional de Defesa do Cidadão Consumidor) que pedia a suspensão do reajuste de 11,28% do IPTU, aplicado aos carnês pela Prefeitura de Petrópolis, foi contestada ontem pelo presidente da entidade, advogado Márcio Tesch. A decisão do juiz não reconhece a legitimidade do Indeccon para defender os interesses do cidadão no assunto em pauta. Além disso, a Justiça questiona a atuação do instituto como órgão de defesa do consumidor.Ontem, Márcio Tesch declarou e mostrou documentos provando que este mesmo juiz e também o titular da Vara, Cláudio dell'Orto, já reconheceram a legitimidade da instituição em outras ações, citando como exemplos a liminar emitida contra a lei que permitiria a publicidade em uniformes escolares e também naquela que obrigou (durante algumas horas, é verdade) a circulação dos ônibus da Unica/Facil no dia da inauguração efetiva da nova rodoviária. A argumentação de Tesch refere-se à declaração do procurador-geral do Município, Sebastião Médici, de que o Indeccon não teria legitimidade para ajuizar a ação civil pública, que não é o instrumento adequado para questionar tributos. Márcio Tesch reconhece que a tramitação da lei foi feita com respeito a todos os trâmites legais, mas continua afirmando que o reajuste de 11,28% para o IPTU e aos outros tributos afetados pelo aumento da Unidade Fiscal do Município ferem a súmula 160 do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e uma Lei Municipal de 93 que proíbe qualquer tipo de reajuste de tributos com valores acima do índice de correção do IBGE.O advogado disse também que "a argumentação do prefeito de que a não atualização implicaria em crime de responsabilidade fiscal é falsa". Segundo ele, "não há que se falar em renúncia fiscal, uma vez que a atualização de tributos com compensação de perdas monetárias passadas não poderia ensejar qualquer crime de responsabilidade fiscal"..

quarta-feira, dezembro 28, 2005

Nota fiscal reduz IPTU em 2007

Qualquer nota fiscal emitida por empresas prestadoras de serviço a partir de 2006 valerá como crédito para a redução do valor do IPTU em 2007. O benefício será concedido ao cidadão que apresentar, na Secretaria de Fazenda, as notas emitidas no período de novembro de 2005 a outubro de 2006, por empresas com sede em Petrópolis. "Temos que exercer a nossa cidadania. A população deve ter em mente que a nota fiscal não é uma opção e sim uma obrigação. Agora, a nota fiscal vale dinheiro em Petrópolis", disse Patuléa.O secretário de Fazenda explica que cada nota fiscal rende créditos de 40% sobre o valor do ISS cobrado do prestador do serviço e que se um serviço contratado gerar R$ 100 de ISS ao município, o contribuinte terá um crédito de R$ 40. "O mesmo benefício valerá para a compra de imóveis através de imobiliárias. Requerendo a nota fiscal do corretor, vender uma casa ou um apartamento, o cidadão receberá 40% de desconto sobre o ISS cobrado do serviço de corretagem e poderá abater no valor do ITBI", lembra Patuléa..

terça-feira, dezembro 27, 2005

Ação contra reajuste é extinta

Juiz Alexandre Teixeira não reconheceu legitimidade do Indeccon


O juiz da 4a Vara Cível, Alexandre Teixeira, indeferiu a liminar e extinguiu a ação movida pelo Indeccon (Instituto Nacional de Defesa do Cidadão Consumidor) que pedia a suspensão do reajuste de 11,28% do IPTU 2006, aplicado aos carnês pela Prefeitura de Petrópolis. O juiz não reconheceu a legitimidade do Indeccon para defender os interesses do cidadão no assunto em pauta, além disso, a Justiça questionou a atuação do instituto como órgão de defesa do consumidor.
"A sentença do juiz extinguiu o processo sem julgar o mérito da questão, ele entendeu que o Indeccom não tem legitimidade para ajuizar a ação civil pública, que não é o instrumento adequado para questionar tributos", explicou Sebastião Médici, procurador-geral de Petrópolis. Na sentença, o juiz criticou a forma de atuação do Indeccom. "Institutos como de natureza idêntica à dos que figura neste processo, não vem sendo reconhecido como detentores da necessária legitimidade garantida na lei em debate".
Em outro trecho o juiz Alexandre Teixeira complementa: "ainda mais, poderíamos dizer que pela estrutura de sua constituição não se vislumbram nem mesmo, os requisitos caracterizados de uma associação civil, devendo-se ressaltar a exagerada amplitude de prerrogativas de seus atos constitutivos lhe conferem no que diz respeito à sua atuação, superando em competência até o órgão do Ministério Público, pois concentra atribuições que os representantes do Parquet dividem com os seu pares de acordo com a matéria, ou seja, direitos difusos, Estatuto da Criança e do Adolescente e etc".
A ação movida pelo Indeccom recorria à súmula 160 do Supremo Tribunal Federal para questionar a legitimidade do índice de reajuste. A súmula diz que os municípios não podem realizar reajustes tributários por meio de decretos. "Mais uma vez o Indecom se equivocou, o reajuste promovido pela Prefeitura foi feito por meio de lei e respeitando todos os trâmites legais", comentou Médici.
A Lei 7347/85 que regulamenta as ações civis públicas no artigo 1o, parágrafo único, diz que: "Não será cabível ação civil pública para veicular pretensões que envolvam tributos...". Para reajustar o IPTU, o governo municipal, seguiu o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) divulgado pelo IBGE. O secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa, disse que a Prefeitura agiu dentro da lei e que o governo municipal cumpriu as determinações da legislação municipal e federal, além de seguir as orientações do Tribunal de Contas do Estado, que proíbe os municípios de renunciar a receitas, sem que haja uma outra fonte de arrecadação.
"O reajuste chegou ao índice de 11,28%, porque em 2001 quando assumimos o governo, o prefeito anterior não aplicou o reajuste de 7% no IPTU de acordo com o IPCA da época. Este ano, o índice autorizado é de 6,4%. Se somarmos os dois índices ainda estamos aplicando valores abaixo daquele que foi autorizado. Estamos cumprindo o que determina o Código Tributário Nacional, artigo 172, que dá o prazo de cinco anos para que o município atualize os débitos fiscais. Nós não podemos abrir mão de fazer isso, porque estaríamos violando a Lei de Responsabilidade Fiscal e infringindo a lei municipal 5065, que obriga a Prefeitura corrigir anualmente os débitos fiscais", explicou Patuléa.

POUSADAS SE PREPARARAM PARA O REVEILLON

As comemorações para a chegada de 2006 prometem animar Itaipava com cardápios e programações especiais em pousadas. As festas de reveillon prometem movimentar Itaipava com ceias variadas pelas pousadas da região. Pacotes especiais foram preparados para receber os turistas na comemoração de virada de ano. Os petropolitanos que desejarem comemorar de forma diferente também terão oportunidade de festejar em algumas pousadas que abrirão as reservas para os que quiserem participar apenas da ceia sem precisar se hospedar.Entre os que prepararam novidades para este ano está o chef Danio Braga, que todos os anos surpreende com diferentes cardápios no restaurante do Locanda Della Mimosa, localizado na BR-040, km 71,5. Desde que abriu a pousada, há 14 anos, Danio busca criar atrações diferentes para as datas comemorativas. Para a passagem deste ano terá a ceia à meia-noite. A música de discoteca levada por um DJ anima a festa durante a noite toda, além da queima de fogos para marcar a chegada de 2006. "Como todos os anos, no Ano Novo, nós preparamos a nossa casa com uma decoração especial", pontua o chef.No dia 31 o menu degustação contará com tartar de salmão com concasse de aipo e crackers de fibra, no jantar terá salada de peru com palmito e vinagrete de romã, ravioles de lagosta com molho de lentilhas francesas e risoto de funghi porcini com codorna desossada. Para acompanhar, uma garrafa de espumante para duas pessoas.Localizada no Vale do Cuiabá, a pousada Le Roche prepara pela primeira vez sua ceia de reveillon e promete animar o público. Com festa na beira da piscina, o ambiente será todo decorado para a ocasião, que terá a música de Fernando Agueda para movimentar o evento. No repertório terá músicas variadas, além do DJ que complementará a comemoração. A festa promete muitas surpresas, como o espetáculo de pirotecnia, com duração de 15 minutos de queima de fogos de artifício. Para complementar, o espetáculo de Copacabana, no Rio, será transmitido em telão. O responsável pela pousada, Américo Palha, espera cerca de 50 pessoas para a festa e abrirá as reservas para as pessoas que não estejam hospedadas. Para estas haverá 20 vagas.Para a ceia será preparado um terrine de linguado com camarão; salada de folhas, bacon, nozes, gorgonzola e croutons; tender ao molho de manga e laranja; peito de peru recheado com presunto espanhol e castanhas portuguesas ao molho de amoras; entre outros. Para complementar o cardápio conta com uma carta selecionada de vinhos diversos e champagne francês e espumantes.A pousada Arcádia, no centro de Itaipava, prepara a tradicional ceia, com telão para a contagem regressiva além do som de DJ. As reservas também estão abertas. A Albergo Del Leoni prepara uma ceia de pratos quentes e sobremesas variadas, queima de fogos e som ambiente. Capacidade para 56 pessoas. A pousada Capim Limão - Estrada Petrópolis- Teresópolis - montou um pacote especial para a data e na ceia terá música ao vivo com Felipe de Polli e também fará a transmissão da queima de fogos em telão.Esperando cerca de 40 pessoas, a Tambo Los Incas - Vale do Cuiabá - terá queima de fogos e música ao vivo para hóspedes e abre para não hóspedes. Na ceia será servido o cardápio típico da ocasião com bebida incluída. As reservas ainda podem ser feitas. Também em volta da piscina, a pousada Bomtempo Raquete Resort terá a ceia tradicional e a festa continua com o DJ Maurício e queima de fogos..

sexta-feira, dezembro 23, 2005

BANCO DE SANGUE CHAMA DOADORES

Como na época das festas de final de ano o índice de acidentes aumenta e, conseqüentemente, a procura de sangue nos hospitais também, os bancos de sangue de Petrópolis estão convocando doadores. O alerta está sendo feito devido à falta de doadores nas semanas de Natal e Ano Novo.O caso mais crítico está sendo verificado na Beneficência Portuguesa (SMH), no Valparaíso. Segundo o responsável técnico do Banco de Sangue, Márcio Muniz, apenas cinco bolsas do estoque são de sangue O negativo. "Esse tipo de sangue é o que mais temos interesse, mas apenas 6% da população tem. Como ele é universal, qualquer pessoa, com qualquer tipo de sangue, pode recebê-lo. Nos casos graves, primeiro fazemos a transfusão com esse tipo de sangue para depois saber qual o tipo de sangue do paciente para fazer a transfusão de acordo com o seu tipo. Além disso, por determinação do Ministério da Saúde, quando um recém-nascido precisa de uma transfusão precisamos fazer com o tipo O negativo", disse.Mesmo com a campanha de doação realizada no mês passado, quando as doações aumentaram, há ainda uma carência grave no SMH. Anteontem, apenas um doador compareceu ao hospital. "Mandei 500 cartas para os doadores cadastrados, sendo 150 para os que têm o tipo sanguíneo O negativo, que peço que compareçam na quinta e na sexta-feira", disse Muniz.Já no Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa o estoque para o final de semana é suficiente, mas é importante que na semana do Ano Novo e em janeiro os doadores compareçam. "Na época da campanha, teve dia que tivemos 120 doadores. Hoje (ontem) o volume de doadores está baixo devido à proximidade com o Natal, mas estamos mantendo a média de 30 doadores por dia. No sábado tivemos 34 doadores. As pessoas que quiserem e puderem doar sangue para o Banco da Sociedade Médico Hospitalar podem doar de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 10h. O telefone do local é 2237-6252, ramal 178. Já no Hospital Santa Teresa, as doações acontecem de segunda a sexta-feira, de 7h às 14. O telefone é 2245-2324..

quinta-feira, dezembro 22, 2005

PARA ITAGIBA, CRIMINALIDADE EM PETRÓPOLIS ESTÁ NORMAL

DENISE PEREIRA - REDAÇÃO TRIBUNA
O secretário de segurança Marcelo Itagiba, que esteve ontem em Petrópolis, fez algumas considerações sobre a segurança na cidade. Segundo ele, os índices de criminalidade no município, de uma maneira geral, estão dentro do normal, considerando outras cidades do Estado do Rio de Janeiro. Embora tenham ocorrido cinco homicídios do dia 18 do mês passado até o dia 18 deste mês, o secretário acredita que em primeiro lugar deva ser vista a causa desses crimes, para poder avaliar melhor. "É preciso que sejam rigorosamente apurados. Temos que ver as causas para saber se é necessário um policiamento a mais na cidade", disse.Sobre a Delegacia Legal, que está no Retiro e há mais tempo em Itaipava, Itagiba acha que foi um grande avanço para a cidade e facilita o atendimento, o trabalho dos policiais e a verificação dos índices de violência. "Acho que Petrópolis está no primeiro mundo. São mudanças que ocorreram para somar na segurança da cidade", explicou. Segundo o coronel da PM, Calixto Barbosa, o policiamento está reforçado no momento, através da operação Papai Noel, que colocou nas ruas 40 policiais militares a mais, tanto a pé quanto em viaturas, para cuidar da segurança da cidade.O secretário esteve na cidade para participar da assinatura do convênio para a realização do Centro de Apoio ao Comprador e Empresário da Rua Teresa e vê a realização deste projeto como mais um ponto importante para o desenvolvimento da cidade. "O pólo é uma colaboração que a secretaria vai estar trazendo à Rua Teresa e, conseqüentemente, a Petrópolis. É importante existir uma integração naquela área", disse..

quarta-feira, dezembro 21, 2005

terça-feira, dezembro 20, 2005

Novo ônibus

Sexta passada peguei o ônibus para Petrópolis no Novo Rio de propósito. Praque ??? Testar o novo Super Class Executive. Consegui pegar um nas cores daFácil, ainda com o cheiro de novo.Vamos lá:- Poltrona super soft: A poltrona é bem macia, macia além da conta. Quando o oônibus balança, vc balança mais ainda por causa da poltrona. Em relação aosprimeiros Irizar que entraram em operação nas cores antigas da Fácil, aspoltronas dos novos são melhores, mas ainda perdem para as poltronas dosMarcopolo- DVD: Não vi o aparelho de DVD no painel do mototrista, só o rádio. Eles nãocompraram os DVD e ainda tem a cara-de-pau de anunciar os ônibus com DVD paraentreterimento dos passageiros ou simplesmente arrancaram para uso próprio ???Rádio, somente o motorista que ouve.- Banheiro com sistema anti-odor: Pura mentira !!! Com eu sentei na púltimafileira do lado direito, toda vez que alguém ia no banheiro era o sofrimento. Ocheiro era uma mistura de urina e fezes, típico de banheiro público de quinta!!!Como eu tenhop 1,88m de altura, quando o passageiro da frente reclina apoltorna é um inferno. Minhas pernas ficam presas, impedindo o total reclino dapoltrona da frente. Desconforto para ambos. E o porta-chapéu ??? Pelo seutamanho, deveria se renomeado para porta-gorrinho de neném. Minha mala foi todaexpremida. Tinha um rapaz sentado na fileira ao lado que não conseguiu colocarsua mala no porta-chapéu. A sorte dele foi que o homem que estava do seu ladoteve muito espírito esportivo, já que o rapaz deve que levar sua mala no colo.Infelizmente, não há como mandar fotos pelo e-mail do grupo. Tirei algumas,para registro pessoal.Super Porcaria Class. Puro desconforto para o passageiroabs, Luis Eduardo

segunda-feira, dezembro 19, 2005

CARDÁPIO DE FÉRIAS

A Fiammetta prepara cardápio especial para as férias, lança novo formato de almoço para o final de semana. O cliente escolhe uma opção de carne, entre filé de frango, salmão e carne vermelha, e tem direito a um tipo de molho e dois acompanhamentos, como batata gratinada, purê de mandioquinha, legumes no vapor ou diversos tipos de arroz. Além disso, o cliente que optar pelo serviço, pode se servir à vontade no bufê de salada verde, legumes à lenha e cornicione.

sexta-feira, dezembro 16, 2005

Forças Ocultas


INDECCON PEDE AÇÃO CIVIL CONTRA CORREÇÃO DO IPTU

JULIANA FERNANDES - REDAÇÃO TRIBUNA
O presidente do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Indeccon), Márcio Tesch, deu entrada ontem na 4ª Vara Cível de um pedido de ação civil pública para obrigar a Prefeitura a rever o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano. Segundo o advogado, a correção de 11,28%, válida para todos os créditos da Fazenda Municipal, fere a Lei Municipal 5065, de 25 de novembro de 1993, e a Súmula 160 do Superior Tribunal de Justiça, que impedem correções superiores ao índice oficial de correção monetária, o IPCA, divulgado pelo IBGE. Em novembro, o IPCA acumulado dos últimos 12 meses era de 6,36%.Para Márcio Tesch, o aumento determinado pelo município para o exercício de 2006 é absurdo. "Nos últimos cinco anos, os tributos municipais sofreram reajustes da ordem de 53,45%. O número está cinco pontos percentuais acima da inflação oficial divulgada pelo IPCA, que, segundo informações da própria Prefeitura, gira em torno dos 47%", aponta o advogado. "Estão desrespeitando até a Lei Orgânica Municipal. A Lei 5065, de 25 de novembro de 1993, que diz que a correção da Unidade Fiscal do Município de Petrópolis, usada como base de cálculo dos tributos municipais, só poderá ser feita em percentual não superior ao índice inflacionário divulgado pelo Governo Federal para o mesmo período", acusa.Segundo o secretário municipal de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa, o aumento de 11,28% é referente ao reajuste dos anos de 2005 e 2001, quando o índice não sofreu correção. "Quando o prefeito assumiu o governo, em 2001, os carnês de IPTU já tinham sido distribuídos, sem qualquer correção. Como o crédito prescreve após cinco anos, tivemos que atualizar os carnês desse ano com as duas correções. O reajuste referente a esse ano é de pouco mais de 6%, e o de 2001, de 7%. Somamos os dois e ainda reduzimos o índice de reajuste em quase dois pontos percentuais", explicou, lembrando que a Prefeitura não pode, pela Lei de Responsabilidade Fiscal, renunciar a receitas. "Se não cobrássemos esse valor poderíamos ser punidos pelo Tribunal de Contas", disse..

quinta-feira, dezembro 15, 2005

QG de bombeiros pega fogo em Portugal

LISBOA. Os bombeiros de Minde, em Portugal, tomaram um susto ontem. Em vez de serem chamados para apagar um incêndio em algum lugar da cidade, eles foram acordados por gritos de moradores assustados com a fumaça que saía do próprio quartel, de manhã bem cedo. Quando desciam as escadas apressados, foram surpreendidos por uma explosão na parte dianteira do prédio, no lado oposto de onde estavam.
— Começamos imediatamente a combater o incêndio — disse o bombeiro Sérgio Henriques.
O funcionário do bar localizado no QG dos bombeiros disse que tentou alertá-los do fogo pelo alarme na recepção, mas a campainha estava quebrada e ele teve de dar a volta por trás. Cinco pessoas foram hospitalizadas, uma delas um trabalhador com ferimentos graves, atingido pela explosão ao tentar alertar os bombeiros sobre o incêndio. Ele teve traumatismo craniano e perda de memória.
O fogo e a explosão destruíram nove veículos e parte do térreo do quartel. O segundo andar foi menos afetado. As cinco portas dianteiras do QG dos bombeiros foram arrancadas. O incêndio, iniciado por volta de 6h50m (hora local), só foi debelado às 8h15m, com a ajuda de 78 bombeiros e 24 veículos de outras cinco corporações chamadas para ajudar no combate às chamas.

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Trem para Petrópolis será reativado

DO JORNAL DO COMMERCIO
Sávio Neves, presidente da Esfeco e que também preside a AssociaçãoBrasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais (ABOTTC) - lembraque há investimentos e mudanças sendo feitas no transporte ferroviário doPaís como um todo. Segundo ele, uma das novidades para o próximo ano é aativação completa da linha de trem que liga Petrópolis a cidade do Rio deJaneiro. Segundo ele, serão ao todo 64 quilômetros de trilhos, que partirãoda Estação da Leopoldina, na Avenida Francisco Bicalho, passando pela Raizda Serra (que fica no início da Serra) até chegar a Petrópolis. O tempo deviagem está estimado em 1h30min."Estão sendo utilizados 58 quilômetros da linha férrea. Os seis quilômetrosrestantes possuem problemas graves de invasão. Cerca de cem casas foramconstruídas no caminho da linha férrea. Para fazer a retirada dessasfamílias, imaginamos gastar entre R$ 25 mil e R$ 30 mil de indenização, porcasa. Este dinheiro já estava incluído no orçamento do projeto, queestimamos ser de R$ 20 milhões. O trem oferecerá aos usuários apossibilidades de viajar em três categorias distintas: primeira classe,executiva e econômica, sendo que o preço da passagem da classe econômicaserá o mesmo do que o ônibus", diz.

GRUPO PAX APRESENTA LISTA DE REIVINDICAÇÕES À PMP

No último dia 9, representantes do Grupo PAX, que representa os usuários das viações Única e Fácil, se reuniram com o secretário de Planejamento, Eduardo Ascoli, o presidente da CPTrans, Jurair Corrêa, e o prefeito Rubens Bomtempo, e apresentaram vários questionamentos e reivindicações que envolvem a rodoviária do Bingen. Representando o PAX, estavam no encontro Paulo Cardoso, Cláudio Reis, Leda Rocha e Adrian Giese, e a comissão apresentou uma lista com inúmeros problemas causados aos usuários, tanto de linhas urbanas como intermunicipais, por conta do novo terminal rodoviário. "Temos que destacar o aumento do custo do transporte, assim como o aumento do tempo de deslocamento", explicou Paulo Cardoso.Foram apresentados os problemas enfrentados pelos usuários intermunicipais no dia-a-dia, pois os passageiros que descem no Quitandinha, além do alto custo para utilização do novo terminal, enfrentam os problemas de infra-estrutura.- A deficiência nos horários dos coletivos urbanos, que estão abaixo da demanda diária, e os atrasos, fazendo cair a qualidade do serviço prestado, foram abordados no encontro - afirmou Paulo Cardozo. Foram alvo das reclamações da comissão o engarrafamento na entrada do Bingen e ao longo da Rua Montecaseros, as paradas irregulares de veículos no Bingen, o aumento do fluxo de veículos e os problemas com o transbordo, que aumentam o tempo de viagem e prejudicam os moradores da região que têm como destino o Centro.- O governo municipal foi muito receptivo e se comprometeu a analisar todos os problemas e soluções apresentadas, dentro de um prazo máximo de 15 dias, quando será realizado outro encontro, onde deverão ser apresentadas as decisões do Governo Municipal e as propostas e reclamações apresentadas pela comissão de usuários, finalizou..

terça-feira, dezembro 13, 2005

No consultório....

- Doutor, como eu faço para emagrecer?
- É simples - respondeu o médico
- Basta a senhora mover a cabeça da esquerda para direita e da direita para es querda.
- Quantas vezes, doutor?
- Todas as vezes que te oferecerem comida.

segunda-feira, dezembro 12, 2005

sexta-feira, dezembro 09, 2005

quinta-feira, dezembro 08, 2005

CIVIS DIZ QUE REAJUSTE DO IPTU ONERA A POPULAÇÃO

A decisão da Prefeitura de Petrópolis em aumentar o IPTU de 2006 em 11,28% certamente contribuirá para a elevação da carga tributária dos petropolitanos e trará efeitos danosos no bolso da população.Para o Instituto Civis, não é razoável que o aumento dos impostos municipais seja em patamar superior ao do reajuste dos salários e da inflação no período. Segundo Mauro Corrêa da Silva, presidente do Civis, o indicador utilizado pela Prefeitura para 2006 corresponde a quase 2 vezes a inflação acumulada nos últimos 12 meses, que é da ordem de 6,36% (IPCA-IBGE)."Portanto, não se trata de atualização de valores dos impostos municipais, mas sim o aumento real da carga tributária, fato que irá acarretar a transferência de recursos dos trabalhadores, aposentados, pensionistas e profissionais liberais para os cofres da Prefeitura", explicou Corrêa.Para Corrêa, é necessário maior controle nos gastos realizados pelo Município, pois toda a ineficiência do governo é repassada para a população através da cobrança de impostos. "Lamentavelmente, pagamos nossos impostos e não conseguimos visualizar onde todo esse dinheiro é aplicado", finalizou..

quarta-feira, dezembro 07, 2005

ECONOMISTA RECOMENDA O USO DO 13º SALÁRIO PARA LIQUIDAR DÍVIDAS

O 13º salário pode virar sinônimo de oportunidade de negociação para quem tem dívidas acumuladas durante o ano. Quem garante é o economista Eduardo Barroso, professor do curso de Economia da Universidade Católica de Petrópolis. Para ele, o fato de ter o dinheiro na mão possibilita que o devedor peça desconto para quitar a dívida. "O credor sempre quer receber. É hora de pedir corte de multa e redução dos juros. Isso pode fazer uma grande diferença no final", ensina.A negociação ajuda principalmente quem tem o nome inscrito nos serviços de proteção ao crédito. Para esses, o pagamento da dívida é mais do que uma vontade. "Se o dinheiro não der para quitar a dívida toda, é importante pagar pelo menos uma parte dela e negociar o restante", orienta Eduardo Barroso, lembrando que, na hora de pedir parcelamento, é preciso levar em conta a renda mensal. "Não adianta renegociar e não conseguir pagar", lembra.O servente de obras Cláudio da Silva Pereira sabe bem disso. Ele acaba de ser demitido e aproveitou o equivalente ao 13º salário para liquidar mais da metade da fatura do cartão de crédito, que ele não conseguia pagar há meses. "Vou usar o 13º para pagar o cartão e, com a rescisão, vou liquidar algumas outras dívidas. Vou guardar uma parte para garantir o Natal e, com os bicos que estou fazendo, pretendo quitar tudo no início do ano que vem", explica.Segundo o gerente da Agência Imperial da Caixa Econômica Federal, Luiz Carlos de Souza, o fim de ano é a época em que o banco registra maior queda no índice de inadimplência. É também quando a agência registra a maior procura para liquidar dívidas. "Pelo menos metade dos devedores aproveita o fim de ano para negociar o saldo devedor. Na Caixa, em alguns programas específicos, a negociação pode reduzir em até 80% o valor da dívida", avisa.Segundo informações da Câmara dos Dirigentes Lojistas, pessoas com o nome inscrito no Serviço de Proteção ao Crédito devem negociar diretamente com as lojas onde têm o pagamento em aberto. Pelo Código do Consumidor, o nome do devedor deve ser retirado do cadastro imediatamente após ele quitar o débito. Interessados em saber se têm o nome inscrito no SPC devem ir pessoalmente à CDL (Rua Irmãos D'Ângelo, 48, sobreloja) portando documento de identidade e CPF originais..

terça-feira, dezembro 06, 2005

NOTA FISCAL RENDERÁ DESCONTO PARA ITBI E IPTU

Medida entrará em vigor em 2006 e valerá para notas de prestadores de serviço. Nota fiscal passou a valer dinheiro em Petrópolis. Lei do prefeito Rubens Bomtempo aprovada pela Câmara de Vereadores converte notas fiscais emitidas por prestadores de serviço em desconto para o IPTU. O crédito será concedido a pessoas físicas ou jurídicas que contratarem qualquer tipo de serviço e apresentar a nota à Secretaria de Fazenda até 31 de outubro do ano que vem. O desconto para o IPTU 2007 será de 40% sobre o valor do ISS cobrado da nota fiscal lançada pelo prestador de serviço. No caso de pessoa jurídica, o desconto será de 20%.A medida visa aumentar a base de arrecadação e combater a sonegação, adianta a Secretaria de Fazenda. "Com isso, estamos beneficiando o contribuinte de IPTU, aumentando a base de arrecadação, reduzindo a sonegação e, por tabela, motivando a legalização de atividades que hoje ainda funcionam sem licença da Prefeitura", enumera o secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa.O contribuinte que contratar uma firma para fazer um serviço que custe 2 mil reais, por exemplo, deve exigir na nota fiscal a inclusão do ISS que a empresa precisa recolher ao município. Neste caso, se o ISS do serviço for de 5%, a empresa pagará à Prefeitura 100 reais de imposto e o cidadão garante um desconto de 40 reais (40% sobre o valor do ISS do serviço) sobre o IPTU 2007. Sendo pessoa jurídica, o desconto nesse caso seria de 20 reais.A Fazenda aceitará notas fiscais de qualquer empresa de prestação de serviços com sede em Petrópolis. O interessado pode apresentar mais de um documento fiscal para reduzir o IPTU, mas o desconto ficará limitado ao teto de 20% do valor total do Imposto Predial e Territorial Urbano. Ou seja, quem hoje paga 1 mil reais de IPTU poderá abater até 200 reais usando as notas fiscais. "Mesmo que o contribuinte não obtenha todo esse volume de desconto pelas notas fiscais, tem ainda a opção da cota única, que oferece mais 15% de dedução. Um desconto se soma ao outro", lembra Patuléa.Se o prestador de serviço for de outro município, o contribuinte deverá exigir que a empresa faça uma inscrição eventual no cadastro de ISS do município para garantir o desconto.Além do abatimento no IPTU, a apresentação de notas fiscais de empresas locais de serviços também renderá dividendos para quem tiver que pagar o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) ao comprar um imóvel através de uma imobiliária.No ato da compra de uma casa ou apartamento, o cidadão deve pedir a nota fiscal à imobiliária referente ao serviço prestado pelo corretor. Isto garantirá um desconto de 40% sobre o ISS que o corretor recolhe sobre a intermediação do negócio (em geral, 5% sobre o valor da venda do imóvel). Se o imóvel custar 100 mil reais, o corretor terá direito a receber 5 mil reais de comissão e recolher 250 reais de ISS, o que assegura ao novo dono do imóvel uma redução de 100 ao valor do ITBI.Toda a operação para o acesso ao desconto deverá ser feita pela internet e estará disponível em 60 dias. Pela nova ferramenta do site oficial do município (www. petropolis.rj. gov.br), o cidadão informará a inscrição municipal da empresa, o número da nota, o tipo e o valor do serviço prestado, a data de emissão do documento, além da inscrição do IPTU a receber o desconto. O sistema registrará automaticamente a dedução no imposto..

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Será que o vinho faz bem para a pele?

O vinho tinto, desde que consumido em doses moderadas, tipo duas taças, faz bem, pois os flavonóides evitam o envelhecimento precoce através do combate aos radicais livres, mas será que funciona na pele?
Claro que sim. Então vamos analisar os porquês.
Cosmetodinâmica do vinho
Mais de 80% do vinho é formado por água, um excelente veículo cosmético. De 10 a 20% é a quantidade média de etanol, glicerol e outros álcoois, que agem como anti-sépticos, evitando a contaminação microbiana. Aproximadamente 8% do vinho é composto de ácidos, como os ácidos tartárico, málico e cítrico que agem como microesfoliantes, deixando a pele macia e lisinha, um verdadeiro peeling químico ultra-suave.
O vinho contém cerca de 3.000 mg/l entre taninos, antocianinas e flavonas, substâncias fenólicas que fazem parte dos ativos antioxidantes importantes para evitar a formação de radicais livres sobre a epiderme. Sabe o que significa? O vinho evita o envelhecimento precoce da pele.
Além de tudo quase 15% do vinho é formado de açúcares, como a glicose e a frutose, que agem como hidratantes naturais, evitando o ressecamento da pele. As vitaminas C, B1, B2, B6, biotina, niacina, inositol e ácido pantotênico agem como balanceadores naturais, enquanto que os sais minerais sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, manganês, cobre e zinco catalizam reações fundamentais para a saúde deste invólucro fundamental do nosso corpo.
Máscara de vinho para o rosto
Que tal uma máscara de vinho antiageing? Anote a receita.
½xícara (chá) de vinho tinto de boa procedência
1 sachet de gelatina sem sabor
½ xícara (chá) de água fria
Misture a gelatina na água e leve ao fogo brando, mexendo constantemente para dissolver, porém não deixe ferver. Retire do fogo, esfrie e adicione o vinho, mexendo até homogeneizar completamente. Leve a geladeira por 15 minutos ou até começar a espessar e então aplique sobre a pele do rosto limpa e seca, permanecendo em repouso por 20-30 minutos.
Remova com água fria, seque bem e evite a radiação solar.

Campeão Brasileiro 05

quinta-feira, dezembro 01, 2005

Conselho da Mamãe

Estava o maior calor e três garotos voltavam da escola, quando vêem uma mulher peladona numa piscina e param para olhar atrás da cerca. De repente, um deles sai correndo para casa, os outros dois se assustam e vão embora também.No dia seguinte, a gatona está de novo pelada na piscina e os três moleques ficam olhando atrás da mesma cerca. De repente o garoto sai correndo de novo para casa e os outros dois vão embora também.No terceiro dia acontece a mesma coisa. Mas na hora em que o garoto ia sair correndo, os outros dois o seguram e perguntam:— O que foi? Você não gosta de ver mulher pelada?— É lógico que gosto! Só que a minha mãe disse que se eu ficar olhando mulher pelada, eu vou virar uma estátua de pedra. Então, quando eu percebo que estou começando a endurecer, eu fujo!