quarta-feira, novembro 30, 2005
Diário de Punta del Leste
Bom dia. Estamos nos divertindo muito e acho que vocês gostariam de fazer essa viagem. Punta del Leste é uma beleza, é praia, parece Estados Unidos e Europa, guardadas as devidas proporções e os preços são de Brasil e as vezes até mais baratos. Todos os dias foram maravilhosos principalmente porque a cidade estava quase vazia (é fora de temporada). Ficamos numa casa alugada e custou U$2.500,00 por cinco dias com café da manhã. Eram 18 pessoas nos primeiros dias, depois diminuiu e ficou melhor ainda, as acomodações são boas e confortáveis.
Carlos
Entrega de declaração de isento termina hoje
Mesmo assim, o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, aposta que o número previsto será alcançado dentro do prazo. Ele lembrou que os contribuintes devem se apressar, porque há risco de filas nas casas lotéricas ou congestionamento na internet.
A entrega não pode mais ser feita pelo telefone, mas podem ser usados a Caixa Econômica Federal e seus correspondentes bancários, o Banco do Brasil (só correntistas), o Banco Popular do Brasil e as casas lotéricas, ao custo de um real. Pelos Correios, sai por R$ 2,40. Já pela internet (www.receita.fazenda.gov.br), é gratuita.
Quem perder o prazo e ficar impedido de usar seu CPF terá de ir ao Banco do Brasil, à Caixa ou aos Correios e pagar uma taxa de R$ 4,50, que em janeiro vai para R$ 5,50.
terça-feira, novembro 29, 2005
Petrópolis terá alunos-outdoors
Comissão será criada para regulamentar a lei
A lei precisa agora ser regulamentada. Para isso, será criada uma comissão da Secretaria de Educação que decidirá critérios como quantidade e tamanho das propagandas e sanções para quem infringir as regras. Ainda de acordo com a prefeitura, o trabalho será acompanhado pelo Ministério Público, que ainda não se manifestou sobre o assunto.
A educadora Íris Rodrigues de Oliveira, chefe do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ, ficou indignada com a sanção da lei.
— É um absurdo. Mais uma marca negativa para a escola pública. Por que o prefeito não usa um macacão com todos os patrocínios? — ironizou.
Para ela, usar os alunos como outdoors ambulantes é delicado:
— Uma criança que é vegetariana terá que usar uma camiseta com propaganda de uma rede de fast-food?
Na opinião da educadora, a medida distorce um dos principais papéis da escola:
— A escola deveria ser um agente de inclusão social, e não um fator de exclusão do aluno do entorno social. É um constrangimento e pode ser mais um motivo de evasão escolar.
MEC diz que prefeitura já recebe muito dinheiro
O representante do Ministério da Educação (MEC) no Rio, professor William Campos, também é contra a lei:
— Não faz sentido. A prefeitura já recebe muito dinheiro do MEC.
Além da verba anual do Fundo de Manutenção e de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), cerca de R$ 38,5 milhões estimados para Petrópolis em 2005, desde fevereiro de 2004 o município recebe uma verba extra do MEC. O salário-educação pode ser usado em reformas e compra de material e de uniforme. A única restrição para o uso da verba de mais de R$ 7,3 milhões, somente para este ano, é em relação ao pagamento de professores ou para merenda escolar.
— É vantagem só para quem patrocina. O aluno vira um outdoor inconsciente das empresas — afirmou Campos.
segunda-feira, novembro 28, 2005
SANTA MÔNICA PEDE MELHORIAS
Os moradores do bairro Santa Mônica, em Itaipava, chamam a atenção para o abandono da Estrada das Arcas e ainda aguardam as obras previstas para este ano. Há cerca de três anos a população reivindica a reforma da via que precisa de pavimentação. E a construção de calçadas para pedestres é uma necessidade visível no local. A manutenção com tapa-buracos é feita no local, mas a rua começa a ficar irregular o que vai piorar ainda mais em época de chuvas fortes.A Estrada das Arcas é uma das mais importantes vias públicas do distrito de Itaipava. Com, aproximadamente, 6km de extensão, ela liga a Estrada União e Indústria, no centro de Itaipava, ao bairro Santa Mônica. A estrada também serve de acesso a importantes comunidades, como a Lajinha, Estrada do Gentio e Vara dos Marmelos. De acordo com o diretor da Novamosanta, Fernando Varella, trata-se do mais populoso conjunto de comunidades do distrito, com uma população residente de mais de 4.000 pessoas que representam 1/5 da população total de Itaipava.Santa Mônica embora seja mais conhecido pela sua função residencial, tem uma forte atividade econômica, em função de abrigar importantes ativos, entre eles seis pousadas, 14 condomínios residenciais, clubes, sítios, duas escolas entre outros. "O bairro é um dos mais tradicionais pólos agrícolas do município de Petrópolis, produzindo flores, legumes, ervas e verduras, responsável pela sustentação de mais de 150 famílias e ainda é geração de mais de 1.200 postos de trabalho permanentes", disse Fernando.Por tudo isso, os moradores destacam a Estrada das Arcas, que tem importância estratégica no cenário econômico e social de Itaipava. "Lamentavelmente, no entendimento da comunidade local, a administração municipal, tradicionalmente, não dá a atenção devida ao bairro com os serviços de manutenção viária, na contramão da arrecadação do IPTU que cresce a cada ano", pontua..
sexta-feira, novembro 25, 2005
quinta-feira, novembro 24, 2005
ONDE ESTÁ O MÁRIO ?
quarta-feira, novembro 23, 2005
Lista de presentes
terça-feira, novembro 22, 2005
SEMANA MUNICIPAL HOMENAGEIA DOADORES
Começou sábado a Semana Municipal de Doação de Sangue, da Secretaria Municipal de Saúde. Como dia 25 de outubro é o dia do Doador de Sangue, a semana foi uma forma de homenagear a todos os doadores. Quem for fazer doação, no Hospital Santa Teresa, durante esses dias terá direito a um lanche especial servido no hospital, além de brindes. Neste fim de semana, 20 faixas alusivas à campanha já vão estar sendo colocadas em pontos estratégicos da cidade. Na próxima semana, 11 agentes de saúde iniciam a distribuição de panfletos explicando à população como proceder para fazer a doação. Com o slogan do Ministério da Saúde Doe Sangue. Doe Vida, a campanha tem o objetivo de informar que doar sangue é seguro, pois todo material utilizado na coleta é descartável, além de ser um gesto de amor a todos que necessitam de sangue.A campanha foi instituída pela Lei 5953, de 2002, a partir de uma proposta aprovada pela Câmara de Vereadores, de autoria do então vereador Henrique Manzani, atual secretário de Saúde. "A lei instituiu uma semana inteira para incentivarmos a doação de sangue, mas é importante lembrar que esse gesto pode ser feito o ano inteiro", explica Manzani. A semana também é uma forma de incentivar as pessoas a ajudar quem precisa de sangue. "Como não podemos remunerar os doadores, damos brindes, canetas, bolos para agradecer a quem sempre tem ajudado na doação", disse a drª. Sílvia Ávila, médica responsável pelo Banco de Sangue. Os doadores que estiveram no hospital ontem aprovaram a idéia de serem homenageados e pretendem continuar ajudando outras pessoas. "Já venho aqui há muitos anos. Só neste ano, é a quarta vez que faço doação. Acho importante saber que o meu sangue vai estar ajudando a salvar a vida de uma outra pessoa. Fico feliz por saber que eles dão importância à nossa ajuda e fazem essa homenagem", disse a empregada doméstica Madalena da Silva Francisco, de 44 anos. "Não sabia que estava acontecendo a semana, mas vim assim mesmo para fazer a doação. Fico contente por estar nos agradecendo, mas faço porque acho importante poder ajudar outra pessoa", disse a assistente legislativa Fátima Dutra, de 43 anos.Dois bancos de sangue abastecem os hospitais da cidade: o do Hospital Santa Teresa, que atende de segunda a sexta de 7 às 14h e sábados de 7 às 11 horas; e o do SMH (Sociedade Médico Hospitalar), que atende de segunda a sexta, de 7h30 às 10. As duas unidades são parceiras na campanha. O doador também poderá agendar sua doação, pois as coletas diárias têm um limite pré-fixado pelos bancos de sangue, para não haver desperdício. O telefone do Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa é o 2245-2324, e do Banco de Sangue do SMH é o 2237-6262, ramal 178. Além da Semana Municipal, o Hospital Santa Teresa também vai estar realizando a própria campanha a partir de segunda-feira. Para doar, não é preciso ir em jejum, mas é importante que não sejam ingeridas bebidas alcoólicas e gordura nas doze horas anteriores à doação..
segunda-feira, novembro 21, 2005
PAGAMENTO DE IPTU EM COTA ÚNICA É PRORROGADO ATÉ DIA 30
quinta-feira, novembro 17, 2005
quarta-feira, novembro 16, 2005
CAMPANHA CONTRA A DENGUE ABRE DIA 18
terça-feira, novembro 15, 2005
Advogado decidiu criar o serviço depois da morte de conhecido na estrada
Uma semana depois do deputado estadual Átila Nunes defender ações judiciais contra a Concessionária Rio/Juiz de Fora (Concer) em casos de acidentes causados por falhas na estrutura da pista de subida da serra de Petrópolis, um grupo de advogados especializados em direito do consumidor anunciou que dará assistência jurídica gratuita às vítimas. A Sociedade de Advogados Fonte e Berardo receberá reclamações no site br040. com.br/ danos.com.br, que estará no ar a partir da próxima sexta-feira.
Segundo o advogado Osmar Berardo, a decisão de criar o serviço gratuito para as vítimas de acidentes na BR-040 partiu, principalmente, de uma experiência pessoal. "Eu conheci uma pessoa que morreu na via, em um acidente. Ao ver o engajamento do deputado de cobrar da Concer o cumprimento do contrato de concessão, me senti na obrigação de contribuir", explicou ele, que vai desenvolver o trabalho junto a outros dois advogados, Ricardo Fontes e Fernanda Seixas.
"Nós mesmos somos testemunhas dos problemas existentes na estrada. Todos subimos e descemos diariamente a serra pela BR-040, correndo os riscos de acidentes - e de morte - ao lado dos demais petropolitanos e cariocas, graças ao traçado ultrapassado que tem mais de 80 anos de existência, quase um século!", justificou. Para buscar orientação na Sociedade de Advogados Fontes e Berardo é preciso relatar o problema no site que está sendo criado pelo grupo, deixando telefone para contato. "Depois entraremos em contato com cada um dos reclamantes, orientando sobre como proceder", avisou..
segunda-feira, novembro 14, 2005
ESTRADA DAS ARCAS
Já que a administração municipal continua empurrando com a barriga a questão da recuperação da Estrada das Arcas, um grupo de moradores pretende pedir ajuda ao deputado Federal e secretário de Justiça, Hugo Leal, para uma aproximação com o DER - Departamento de Estradas de Rodagem do Governo do Estado do Rio. Segundo eles a estrada é uma das mais importantes vias de penetração dos distritos, com 6km de extensão e não pode continuar sem manutenção.
sexta-feira, novembro 11, 2005
GOZAÇÃO
ESTADO ANUNCIA LIMPEZA DO RIO EM ITAIPAVA
quinta-feira, novembro 10, 2005
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DO ESTADO DESINTERDITA A POUSADA CAPIM LIMÃO
O diretor do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, Aluízio Ribeiro Neto, anunciou ontem a desinterdição da Pousada Capim Limão, no Vale do Cuiabá, onde se hospedaram três pessoas que morreram vítimas de febre maculosa. Em visita ao local, acompanhado do sanitarista Paulo Roberto de Oliveira Barbosa, do setor de Vigilância Ambiental em Saúde, ele vistoriou toda a área externa da pousada e checou o cumprimento das determinações dos técnicos da vigilância, que solicitaram a limpeza da trilha existente nos fundos da pousada e aplicação de inseticida nos chalés e na sede.Segundo a coordenadora de Epidemiologia do município, Elisabeth Cavalcante, o trabalho de prevenção que vem sendo desenvolvido será mantido por tempo indeterminado. "Coletamos sangue de moradores da região e de animais, para saber se houve casos de contaminação pela bactéria sem desenvolvimento da doença, e estamos mantendo um número de telefone gratuito para que as pessoas obtenham informações sobre a febre maculosa. É o 08002869006", avisa. Ainda de acordo com Elisabeth, a secretaria tem recebido, em média, 80 ligações por dia, mas a maioria, agora, é de moradores de cidades vizinhas.Na trilha onde foram encontrados os focos do carrapato contaminado haverá, a partir de agora, placas informando sobre a incidência do problema. A sinalização servirá de alerta para que as pessoas tomem as devidas precauções antes de entrar na área. "A sinalização não indica proibição de circulação, mas alerta para que ninguém entre na área sem proteção. Orientamos que as pessoas prefiram calças e blusas de mangas compridas de cores claras e utilizem botas ou a meia por fora da calça, a fim de evitar o contato direto com o carrapato. Além disso, é importante verificar a existência do mesmo nas roupas e no corpo, de três em três horas", ensina
quarta-feira, novembro 09, 2005
FLANELINHAS: UMA PRAGA PIOR DO QUE A DE CARRAPATOS
terça-feira, novembro 08, 2005
UMA ESTRADA ESTREITA, PERIGOSA E SEM ACOSTAMENTO
Deputado Átila Nunes acusa Concer de não fazer melhorias previstas em contrato.O deputado estadual Átila Nunes vai entregar nessa semana denúncia ao Ministério Público acusando a Concessionária Rio-Juiz de Fora (Concer) de não ter executado melhorias previstas no contrato de concessão na pista de subida da BR-040 (Rio/Petrópolis). Segundo ele, que mora há quatro anos em Petrópolis e circula pela estrada de segunda a sexta-feira, a via é muito estreita, com curvas perigosas e sem área de acostamento. "O contrato assinado entre o antigo DNER (hoje DNIT) e a Concer obriga a concessionária a implementar obras destinadas a aumentar a segurança e a comodidade dos usuários, assim como obras de expansão da capacidade da rodovia, sua modernização e aperfeiçoamento. Onde na subida da serra isso foi feito?", questiona.O deputado acredita que a denúncia possa ser o primeiro passo para que vítimas de acidentes causados pela falta de segurança na estrada reivindiquem na Justiça indenizações por danos morais e materiais. "Entendo que a Concer tem responsabilidade sobre o problema. Foi ela quem não cumpriu o que estava previsto no contrato", explica ele, que criou recentemente o movimento Acesso Seguro à Petrópolis Já, que reúne usuários da rodovia interessados em cobrar da concessionária mais segurança para a estrada."O acesso a Petrópolis tem quase 80 anos. Se por um lado é uma estrada que pode ser considerada charmosa, por outro lado pode ser considerada uma das mais perigosas do país. Na verdade, apesar da mão única, a subida não possui acostamentos e muito menos largura suficiente para ultrapassagens de carros e caminhões", diz, irritado, acrescentando a presença de ciclistas e pedestres na pista e a má sinalização. "A pintura e os olhos-de-gato são insuficientes, induzindo os motoristas, principalmente os que não conhecem a estrada, a errar o caminho". Os problemas apontados pelo economista já tinham sido reconhecidos há uma semana por usuários da estrada. O economista Marcos Nóbrega, que já havia apontado problemas na iluminação da via, concorda que qualquer prejuízo causado pela falta de segurança na estrada deva ser cobrado da concessionária. "O problema é que os brasileiros estão pouco acostumados a brigas por seus direitos".Para o deputado Átila Nunes, a solução para os problemas na pista de subida da serra pode estar na duplicação da pista de descida, com restrição na passagem de veículos na estrada que hoje funciona para subida da serra. "Uma idéia seria permitir, por ali, somente a passagem de caminhões. Ônibus, só os que serviriam aos moradores. Carros de passeio e os demais veículos poderiam usar a pista duplicada", opina.Concer prevê nova estrada em 2017A assessoria de marketing da Concer informou que a concessionária cumpre rigorosamente o contrato de concessão, que prevê investimentos ao longo de 25 anos. No caso da subida da Serra, a assessoria informou que não há previsão no contrato para alargamento na subida da serra, mas que a concessionária planeja a implantação de uma nova subida, prevista para ser implantada em 2017. Quanto aos telefones de atendimento de emergência, a concessionária informou que os mesmos estão previstos na implantação da rodovia inteligente, cujo projeto ainda não teve aprovação formal da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) mas deve sair do papel em 2006.Entre os serviços já executados na estrada listados pela Concer estão a recuperação das placas de concreto e as várias campanhas de sinalização horizontal e vertical. As curvas foram dotadas de delineadores e da implantação de balizadores de bordo. Também já foram realizadas várias campanhas de implantação de tachas refletivas e, recentemente, a pintura dos bordos foi totalmente restaurada. Ainda segundo a assessoria, já está programada a repintura no eixo, que ainda não foi executada por causa do mau tempo.Em relação à ocupação às margens da rodovia, a Concer esclareceu que o problema começou no período da administração do extinto DNER e aumentou com o crescimento do município de Petrópolis, especialmente de Itaipava. A concessionária, no entanto, garante estar aprimorando o sistema de monitoramento da rodovia e, ao identificar uma construção em fase inicial, notifica o responsável, dando prazo para sua saída. Já as construções antigas, segundo a assessoria, têm, em sua maioria, ações demolitórias ajuizadas na Justiça Federal..
segunda-feira, novembro 07, 2005
MACULOSA
sexta-feira, novembro 04, 2005
Turismo na zona rural está ameaçado
quinta-feira, novembro 03, 2005
MULHER DE 40 ANOS MORRE DE INFARTO AO NAMORAR NO CARRO
terça-feira, novembro 01, 2005
Usuários da BR-040 cobram ações da Concer que garantam mais segurança à estrada.
O risco é confirmado pelos motoristas. A tradutora Scheila Villar, que mora no Rio mas vem a Petrópolis pelo menos uma vez por semana, considera a falta dos telefones como um dos principais problemas, junto com a precariedade da iluminação. "A estrada é muito escura e sem um telefone de emergência. Se acontecer alguma coisa, não temos nem como pedir socorro", reclama, lembrando que o problema aumenta também os riscos de os motoristas serem vítimas de violência.
Há poucos dias precisei passar pela estrada à noite. Num determinado ponto, um outro motorista me avisou que havia um problema no carro. Sem lugar para parar em segurança, preferi arriscar. Continuei a viagem e só fui checar o que estava acontecendo quando cheguei ao meu destino", contou. Para o economista Marcos Nóbrega, que mora em Petrópolis e trabalha no Rio, os problemas fazem com que a estrada se torne duplamente perigosa. "A falta de iluminação e a estrutura da pista, que é muito estreita, facilitam a ação de bandidos".
Para o advogado Mauro Corrêa, que mora em Petrópolis e trabalha no Rio desde 77, o principal problema é mesmo a falta de telefones. "Se acontecer alguma coisa e o motorista não tiver um telefone celular, ou se parar em algum ponto da estrada onde o mesmo não funcione, não terá outra escolha a não ser sentar e esperar até que um funcionário da Concer apareça", lamenta. Para ele, a existência de bares na margem da estrada também causa dor de cabeça.
"Muitas pessoas bebem e acabam avançando na pista. Outras, que chegam de carro, deixam seus veículos no meio da pista porque não têm onde parar. Isso sem falar quando os carros quebram e acabam deixando espaço para apenas um veículo passar", reclama. Ricardo Luiz Fischer, motorista da viação Única/Fácil, responsável pelo transporte de passageiros entre Rio e Petrópolis, concorda e lista alguns dos perigos que ele enfrenta 18 vezes por semana, ao subir a serra.
"A sinalização é precária e as muretas de proteção são baixas. A sorte é que já conhecemos bem a estrada e controlamos a velocidade, que não pode passar de 50 quilômetros por hora", reclama ele, contando que teve um amigo motociclista atingido por um carro que subiu parte da estrada na contramão, pela pista de descida. "Parece brincadeira, mas não é. Ao sair do túnel, descendo a serra, ele encontrou num carro subindo pela contramão. O motorista nunca tinha passado pela estrada e não percebeu que estava na pista errada", conta.
Para ele, outro problema é a falta de acostamento. Por curiosidade, ele contou quantas paradas faz na estrada em pontos onde há recuo para o ônibus. "Paramos 13 vezes na pista de subida. Em quatro temos acostamento para parar, nas outras nove não. Paramos na pista mesmo", revela. Cristiano Pinto do Amaral, também motorista da Única/Fácil, diz que o perigo está até onde ninguém espera. "A faixa branca que divide as duas pistas fica escorregadia quando chove. Um desavisado que tentar acelerar um pouco mais pode perder o controle do carro assim. É um perigo", garante.